#FirstWorldProblems: do meme à realidade

Você já deve ter topado por aí com algum meme do segmento “Problemas do primeiro mundo” (o que pode ser uma releitura digital do bom e velho “pobre menino rico..“). Você pode até mesmo ter mandado algum desses para seus amigos. Ou usado a #hashtag no twitter.

Mas provavelmente não os viu sendo usados como a seguir.

Antes de mais nada, falemos um pouco sobre o meme. A origem do nome, “First World Problems”, vem da música de uma banda canadense (Matthew Good Band), que lá em 1995 já dizia:  “And somewhere around the world / Someone would love to have my first world problems“. Nada mais verdadeiro, né?

(*First World Problems  é o meme da mulher chorando, mas muitas vezes aparece na versão “So you’re telling me…”.)

Você, que está lendo esse blog, provavelmente está “cheio” desses problemas do primeiro mundo. Eu sei que quem o escreve, está.

1st world x 3rd world

Mas que tal pensar no lado contrário? Sair do humor e usá-lo para mostrar alguns dos problemas do terceiro mundo?

Foi isso que alguns publicitários fizeram de maneira inteligente e sem ofender a gente, que tem esses ~problemas~. Mostraram o quanto tudo isso é pequeno perto de quem realmente precisa de ajuda e nos convidaram a colaborar.

Afinal, nada mais básico pra nós do que a água né? Pra nós, que a temos em abundância e tão à mão, sua importância passa despercebida. Mas qualquer outro problema se minimiza quando você não a tem. Ainda mais nossos first world problems.

Gostou da iniciativa da “Water is Life” (WiL)? Quer ajudar? É clicar aqui para entrar no site e conhecer mais sobre o projeto que leva água potável a populações pobres. Se não me engano, dá pra doar a partir de US$10.

E pra terminar o post num clima mais inútil pra cima,  fica a versão do “first world problems” da década de 90. É muito bom.

been there, done that…
Anúncios

2 comentários sobre “#FirstWorldProblems: do meme à realidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s