Quem você levaria ao cinema pela primeira vez? Responda e concorra a 10 pares de ingressos no Cinemark

Se você pudesse levar alguém que nunca foi ao cinema a uma sessão, quem seria?

Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares da nova promoção do Projeto Cine Tela Brasil e do Cinemark que premia as melhores respostas com 10 pares de ingressos para sessões durante todo o ano de 2013.

As cores, os sons e a magia do Cinema pela primeira vez

Veja bem, se você vai ao cinema em média 1x por semana (como eu, nos tempos áureos), isso dá cerca de 2 meses e meio. É muita coisa! Se você paga inteira, então, isso quer dizer que vai economizar (junto com a pessoa que vai com você) em torno de 400 reais. E isso muito me anima.

Se tem uma coisa que me alegra na vida é ganhar ingresso de cinema. Sempre vale a pena, mesmo que seja pra assistir a filmes como “Percy Jackson e o Ladrão de Raios” (pelo menos deram pipoca e refrigerante). Durante muito tempo eu ficava participando de promoções no twitter, até que um dia eu ganhei ingresso pro Imax. Feliz da vida, pensei “meu, é cinema!“. Aí desenvolvi para “é cinema de graça!“. E cheguei ao “É IMAX DE GRAÇA” e lá fui eu ver “Santuário” toda faceira. Decididamente um dos piores filmes que eu vi na vida, mas não abala minha relação com o cinema.

Mas voltando ao que interessa,  quem você levaria para ir ao cinema pela primeira vez? Eu me lembro da minha primeira experiência com cinema ali pelos 6 ou 7 anos. Já até falei sobre ela aqui. Minha mãe diz que eu já havia ido ao cinema, sim, eu só não lembro. E apesar de ela estar provavelmente certa, foi a primeira experiência da qual eu me lembro no cinema que mudou minha vida.

Eu me lembro da grandeza que eu sentia quando o filme acabou. Lembro de como eu estava sentada lá na última fileira e vi todo mundo se levantando (e aplaudindo) enquanto a luz acendia. Lembro de como eu sorri ao sentir tudo aquilo que eu nem mesmo sabia que existia.

Isso é um pouco do que foi minha primeira sessão de cinema. E me marcou tanto que eu trouxe comigo mesmo quase 20 anos depois – e tenho certeza que vou levar sempre. Foi, talvez, ali, que eu me apaixonei pela primeira vez.

Eu me apaixonei pelas cores, pelas falas, pelas músicas, pelos detalhes, pela transformação que aconteceu diante dos meus olhos. Eu me apaixonei pelos sentimentos que aquela tela despertou em mim e pelo universo de possibilidades que eu vi se abrir na minha frente.

Eu me apaixonei pela primeira vez. Eu me apaixonei pelo cinema.

E tenho certeza de que foi essa paixão pela sétima arte, despertada ali, que fez com que eu também tomasse gosto pela leitura. Afinal, ler um livro era como criar um filme na minha cabeça. Foi também por isso, que aprendi a adorar escrever. Agora, era um filme que eu mesma dirigia. Eu não sabia então, mas foi ali que eu comecei a me tornar redatora. Foi ali, ao som de Circle of Life, que eu comecei, aos 6 anos, a traçar um pouco da personalidade que faz de mim quem eu sou hoje.

Mas chega de falar de mim. O meu ponto escrevendo tudo isso é que o cinema é muito importante pra mim. Minha primeira sessão foi muito importante pra mim… então, quem é que eu levaria para assistir a filme no cinema pela primeira vez?

Não é uma pergunta fácil… até porque, por tudo que eu já falei, acredito que o Cinema tem potencial para mudar a vida de alguém. Comecei então a pensar em uma resposta.

Sou de Frutal, interior de Minas – onde só tem praça, não tem cinema – e acabei tendo minhas experiências nas cidades vizinhas, Uberlândia ou São José do Rio Preto (fui pra lá só pra assistir Titanic. Mas as filas estavam tão grandes que eu desisti e fomos jogar boliche – que também não tem em Frutal).

Mas nem todo mundo teve essa oportunidade. Sei que um passeio pelas ruas da cidade que me criou me apresentaria diversos personagens que nunca tiveram a chance de assistir a um longa com tudo que o Cinema tem direito.

Dados do IBGE indicam que cerca de 92% dos municípios brasileiros (ó Frutal aí!) não têm salas de cinema e as que têm acabam por afastar uma grande parcela da população devido aos altos preços.

E é aqui que entra o CINE Tela Brasil, um projeto criado pelos cineastas Laís Bodanzki e Luiz Bolognesi. Lá em 1996, o nome era “Cine Mambembe” e levava, de saveiro, projeções de cinema para quem não tem acesso às salas tradicionais.

Cinema itinerante

Quase 10 anos depois, em 2004, o projeto muda de nome, recebe apoio e conquista parceiros aprimorando-se. Estreia, então, sua inédita sala de cinema itinerante, que ia de periferia a periferia levando a magia do cinema às populações que não teriam a chance de ir ao cinema convencional.

A partir disso, o agora Cine Tela Brasil só cresceu. Os 100 mil espectadores de 2005, transformaram-se em 1 milhão esse ano. E grande parte desse público vai ao cinema pela primeira vez.

Justamente por isso, a comemoração desse número alcançado vem, em uma ação conjunta com o Cinemark, na promoção que deu início a este post: o concurso cultural que pergunta Quem você conhece que você gostaria de levar pela primeira vez ao cinema e por quê?”.

Os autores das 5 respostas mais criativas, além de participar da sessão de gala (#puroglamour), ganharão 10 pares de ingressos para assistir a qualquer filme da rede Cinemark, válidos por 1 ano.

Sensa, né? Assim como o projeto, que é fantástico. É muito emocionante ver a reação das pessoas que vão ao cinema pela primeira vez…

Eu já mandei minha resposta, inclusive, bem ~semelhante~ à de uma outra menina. Bom, coincidências acontecem, não é mesmo? Quem sou eu pra julgar se ela também gostaria de levar um aluno da sua mãe (que, veja só, também dá aulas de português). Pra participar, é necessário curtir a fan page do Cine Tela Brasil e deixar sua resposta nos comentários deste post.

É mais que cinema. É cinema itinerante, de graça, que te dá 10 pares de ingressos para o Cinemark.

Deixe um comentário

