O mendigo modelo do facebook e outros famosos que já foram sem-teto

Algo estranho acontece em Curitiba. Porque, ó, vou te contar… tá pra surgir cidade com mais casos bizarros de fama nacional do que aqui.

Temos o Oil Man (que agora anda por aí com um Oil Friend), o Inri, a Cagona de Curitiba, e uma série de outros cases de sucesso.

O mais novo exemplo dessa fama repentina é o “Mendigo modelo do Facebook“.

O Mendigo do Facebook

Ou, no caso, o mendigo da praça Tiradentes que pediu para que uma turista o fotografasse e divulgasse sua foto no rádio, assim, quem sabe, ele ficasse famoso. Não foi no rádio, mas objetivo alcançado. Até no O Globo o rapaz, que ninguém sabe o nome, já apareceu e a foto, postada há menos de 24 horas, já tem mais de 15 mil compartilhamentos na rede social.

Óbvio que já tem muita gente duvidando de que ele seja mesmo mendigo e aquela coisa toda. Moradores da capital paranaense (não conheço nenhum deles) afirmam que ele vive sim nas ruas, mas não exatamente na Praça Tiradentes e sim por ali no Largo da Ordem (ok, é a mesma região).

Mendigo fake ou não, fotos do rapaz já foram encaminhadas para agências de modelo. E fato é que se ele não é realmente famoso (ainda!), já é “suspeito” de protagonizar uma história de cinema. Ontem mesmo o site da Marie Claire publicou o depoimento de uma professora curitibana que tem a seguinte manchete: “Tive um filho com um mendigo“.

(Aliás, que timing, né? Divulgarem essa história no mesmo dia em que a foto do mendigo bonitão surge no FB…)

UPDATE: tá rolando o papo de que a irmã do rapaz disse que ele está na rua por opção. E que ele era assim 5 anos atrás. Quer saber mais? Clique aqui e confira o que a Gazeta diz.

Enfim, como eu dizia, Curitiba é lar de muitas peculiariades.

Fiquei pensando na história desse rapaz. Em como ele não é notado diariamente e como pode ter ganhado fama instantânea, parando até no 9gag. Pode, ainda, ter a chance de ir além. Acabei lembrando de um outro homem bonito, famoso, que já foi também sem-teto. Taylor Kitsch, o protagonista de John Carter. E ele não é o único… dá uma olhada na lista de famosos que, por uma ou outra razão, já viveram nas ruas (ou nos carros):

1. Taylor Kitsch 

O canadense seguiria carreira no hockey se não tivesse machucado o joelho. Depois, quando mudou-se para os EUA, antes de conseguir trabalhos como modelo e coisa e tal, ele dormia no metrô em NY.

2. Halle Berry

Ao sair de casa pela primeira vez, perseguindo seu sonho de carreira, Berry mudou-se para NY sem dinheiro e tinha duas opções: ou voltava para casa ou se virava sem o apoio dos pais. Acabou passando um tempo em um abrigo para sem-teto. Me parece ter sido a escolha certa pra quem hoje tem um Oscar.

3. Hilary Swank

Aos 15 anos, com apenas US$ 75 na bolsa, Hilary e a mãe se mudaram para LA e viveram no carro até que um amigo ofereceu um lugar para elas ficarem. A mãe da atriz usava um orelhão pra marcar suas audições. Isso que é fé no talento da filha… e, pelo menos dessa vez, não era opinião de mãe.

4. Djimon Hounsou

O ator africano (Benim, 1964) viveu por dois anos alternando entre o metrô, as ruas e a região ao redor da Torre Eiffel quando tinha só 13 anos. #respect

5. Daniel Craig

O 007 mais bombado da história – e que protagoniza aquele que tem sido aclamado como o melhor filme da franquia (Skyfall, estreia dia 26/10) – também passou por dias difíceis dormindo em parques em Londres.

6. Kelly Clarkson

Logo após se mudar para Hollywood, seu apartamento foi incendiado e ela viveu com a amiga em um carro e também em um abrigo durante um tempo. Nada mal pra quem acabou ganhando Grammy. Pelo menos ela tinha companhia!

7. Carmen Electra

Se você tá aí pensando que não tem sorte com os homens, você não é a única. Carmen Electra ficou sem-teto em Hollywood depois que um ex roubou suas economias. Nice né? Como tudo tem um lado positivo, ela diz que isso a ajudou a manter a forma.

8. Ella Fitzgerald

A “primeira dama da canção”, Lady Ella, viveu cerca de um ano nas ruas de Harlem, NY, antes de ganhar um concurso amador e dar início à carreira que faria dela uma lenda. É uma das grandes influenciadoras da Adelinha.

9. Rob Thomas

O vocalista e principal compositor do Matchbox 20 viveu mais ou menos 3 anos em parques e na praia após fazer 17 anos. Também tem Grammys na conta.

10. Charlie Chaplin

O gênio do cinema mudo, que faz rir até hoje, teve uma infância pobre  e solitária nas ruas de Londres depois da morte do pai e da internação da mãe por problemas mentais. Mesmo adulto, Chaplin escondia a tristeza atrás do sorriso calado e com frequência dizia que “adoraria andar na chuva para que ninguém o veria chorando“.

E a lista segue… o mágico Houdini, o galã das antigas Cary Grant, o bilionário americano Jean Paul DeJoria, o artista Basquiat, os astros da ação Sylvester Stallone e Jean-Claude Van Damme, o personagem interpretado por Will Smith em “A Procura da Felicidade”, Chris Gardner e por aí vai. (Não citei a diva JK porque ela não chegou a ser sem teto, embora tenha declarado ter sido “o mais pobre que se pode ser na Grã-Bretanha sem ser homeless” antes de Harry.)

Bom, quanto ao Mendigo Modelo de Curitiba, não sei se é verdade ou não, se de fato é mendigo ou não, mas se for, sorte pra ele pra mudar de vida. Esses dias mesmo o Globo Repórter mostrava o casal de São Paulo que após devolver 20 mil reais encontrados na rua (levados de um restaurante após um assalto), foram acolhidos e empregados pela empresa. O brilho nos olhos deles, ao falar com dignidade da casa e da vida nova é emocionante.

Que histórias assim se repitam. Com mendigos modelos, ou não.

Anúncios

2 comentários sobre “O mendigo modelo do facebook e outros famosos que já foram sem-teto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s