Spoilers, eles são bons pra você

Este post contém SPOILERS:

[Primeiro vale uma explicaçãozinha pra quem não está muito acostumado ao termo: spoilers são “fofocas” sobre algum filme ou livro. Em outras palavras, é quando aquele estraga-prazeres te conta o final ou a grande revelação ou a reviravolta da história.]

O vilão é pai do mocinho. [Star Wars]

O navio afunda e o mocinho morre. [Titanic]

Ele desiste de ser anjo e um dia depois ela morre. [Cidade dos Anjos]

O mágico tinha um irmão gêmeo para fazer o truque. [O Grande Truque]

O cara que luta loucamente e acaba com todo mundo era cego. [O livro de Eli]

Esses são claros exemplos irritantes de spoilers. Ok, falar que o Titanic afunda não é spoiler e sim história, mas deixa pra lá haha.

Um outro caso pode acontecer quando você acidentalmente diz pra sua amiga: “Meu, não me conformo que mataram a Rita” e ela ainda não viu esse episódio. [Dexter] (sim, eu fiz isso 😦.)

Spoilers. Há quem estremeça ao ouvir essa palavra.

Pois torça o nariz, querido amigo! Pesquisas dizem que você, que põe os dedos nos ouvidos e canta alto para não ouvir conversas sobre estórias que ainda não conferiu está aproveitando menos que “spoilerizados”.

Mas é exatamente isso: spoilers podem fazer você gostar mais da história (confesso que sou meio cética, porque eu sou bem o tipo de pessoa que tem arrepios só de ouvir “spoilers“). Pelo menos é o que diz um estudo americano a respeito do assunto.

A explicação é mais ou menos a seguinte: existem sentimentos envolvidos que não se ligam somente ao acontecimento em si, mas sim com a forma que as coisas se desenrolam.

Existem pessoas que assistem a algo e não suportam ver uma outra vez. Não sou assim. Alías, bem pelo contrário, afinal, eu tenho uma coleção de filmes. (E séries.) Assim, uma vez que estou revendo o que quer que seja eu já sei o final e continuo me divertindo. Continuo gostando. E às vezes os detalhes são tão sensacionais que acabo aproveitando ainda mais.

Mas isso só acontece se eu descobri a reviravolta, pela primeira vez, sozinha. É como Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Cada mínima dica espalhada pelas 300 páginas anteriores se torna fantástica no final! E você pensa “Como é que eu não vi isso?!”. No entanto, só é porque eu já tive aquela surpresa pela primeira vez. Se alguém tivesse me contado (bem como me contaram algo sobre o 5º livro NÉ FERNANDO) eu teria ficado puta.

Porque, né, como eu disse, eu sou do tipo que tem horror a spoilers. Qualquer coisa que seja. Mas voltemos à pesquisa porque não estamos aqui pra falar da minha pessoa.

O estudo mostra que as pessoas que já conheciam o final da obra antes de ler ou assistir a ela gostaram ligeiramente mais.

O que eu até acho que pode acontecer caso você não saiba o fim e se decepcione, como foi o caso de alguns dos fãs de LOST (que teve um final que dividiu opiniões). Mas não consigo entender como alguém conseguiria gostar mais de O Sexto Sentido sabendo o tempo todo que o Bruce Willis tava mortinho da silva.

O fato é que tem até gráfico! Veja, dentre todas as obras, só em uma as pessoas que não conheciam o fim gostaram mais do que aquelas que sabiam como terminaria.

O gráfico mostra: spoilers fazem bem pra sua saúde

Bom, cada um é cada um, né?!

Mas nessa de spoilers, uma coisa bem legal é essa foto, que vi lá no Gizmodo (que na realidade é a estampa de uma camiseta bem engraçadinha). Spoilers de filmes escritos com as suas respectivas fontes. Coisa de nerd, eu sei. (E adoro!)

Esta foto contém (muitos) spoilers.

Quando eu vi isso achei tão divertido que acabei transformando em um “jogo”. E aí, consegue reconhecer todos esses filmes?!

É isso. Derrube seus preconceitos, spoilers podem ser bons. É mais ou menos aquela filosofia… não importa onde vamos chegar, o que importa é o caminh… WAIT, WHAT?! É claro que importa onde vamos chegar! E eu, particularmente, prefiro ser surpreendida. 😛

Links relacionados:

Estudos dizem que spoilers não estragam obras – EXAME
Saber de spoilers faz você gostar mais da história – Superinteressante

***

Se você ficou curioso e não conseguiu descobrir quais são todos os filmes, confira abaixo (só passar o mouse!).

  • Star Wars
  • A Vila
  • O Sexto Sentido
  • Uma Mente Brilhante
  • Donnie Darko
  • Os Outros
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe
  • Matrix
  • Psicose
  • 300
  • Planeta dos Macacos
  • Clube da Luta
  • Cidadão Kane
  • The Wicker Man
  • The Crying Game
  • Soylent Green
  • Dallas the Movie
  • The Usual Suspects

4 comentários sobre “Spoilers, eles são bons pra você

  1. Cara, funciona! Porque esse spoilei do Soylent Green me deixou curiosa pra saber do que se tratava, agora quero assistir o filme! HAUHAUHAUHA!
    Beijinhos!

    1. Exceção hahahahahaha! Talvez se vc lesse a sinopse tb se interessasse haha, mas tb fiquei com vontade d ver hahahahaha

Deixe um comentário

