Top 10: jogos de improvisação do “Whose Line”

Se você nunca assistiu a um episódio reprisado de “Whose Line is it Anyway?” no Sony, não teve infância. Okay, eu era a única que acordava às 8h30 de domingo para ver. Mas valeu muito a pena. O programa, que começou na BBC e migrou para a ABC dos EUA, onde ficou por oito anos, é a maior referência da comédia de improviso, algo tão sério e organizado (apesar de não tão popular) quanto o stand-up por lá. No Brasil, o Barbixas reproduz o gênero.

O programa funcionava assim: Drew Carey, o apresentador, ficava sentado numa mesa separada explicando os jogos de improvisação e dando orientações. Os atores (Colin Mochrie, Ryan Stiles, Wayne Brady e um convidado) inventam diversas cenas e contam com a ajuda do público, misturando referências culturais, imitações, pastelão e sátiras com gêneros de TV e cinema.

Bom, vou parar de blablablar e fazer o top 10 dos meus jogos preferidos do “Whose Line”. A princípio, você achará que é tudo combinado. Mas, depois de pesquisar um pouco sobre a história dos atores e ver algumas de suas apresentações ao vivo, você descobre que eles só são muito bons nisso mesmo.

1. Scenes From a Hat
Quem joga: todos
Como é: Drew tira sugestões aleatórias de cenas de um chapéu e os atores têm que inventá-las rapidamente em várias versões. Por exemplo, “se artistas trabalhassem em funerais”. Um dos melhores episódios do programa teve o MITO Robin Williams. Vejam o que ele aprontou:

2. Greatest Hits
Quem joga: todos – Colin e Ryan interpretando os vendedores, Wayne e o convidado cantando
Como é: os atores imitam um comercial estilo Polishop de venda de CDs sobre um tema sugerido pela plateia. Colin e Ryan inventam um nome de música para Wayne e o convidado do dia cantarem. O vídeo a seguir, além de uma gafe do Colin, tem uma bela canção sátira de ópera:

3. Hollywood Director
Quem joga: todos. Wayne, Ryan e o convidado como atores e Colin como o diretor
Como é: Colin faz um diretor temperamental de Hollywood, que para uma cena diversas vezes, dando instruções malucas para os atores, como “refazer a cena de trás para frente”:

4. Infomercial
Quem joga: Colin e Ryan
Como é: os atores inventam um comercial estilo Polishop-seus-problemas-acabaram. Só que eles devem usar objetos estranhos de uma caixa para “ajudá-los” na cena. Até que o Colin pega uma vuvuzela:

5. Narrate/Film Noir
Quem joga: Colin e Ryan
Como é: os atores (que têm ótima química) fazem uma cena de filme noir com música no fundo. Todos os quadros sempre acabavam com eles se beijando, apontando uma arma para o outro ou chegando a um ponto em que a cena não fazia mais nenhum sentido:

6. Show Stopping Number
Quem joga: Colin, Ryan e Wayne
Como é: os três interpretam uma cena normalmente, até que Drew toca a buzina num momento aleatório e eles têm que fazer um musical com a última fala que disseram. A incapacidade de rimar do Colin sempre garante risadas:

7. Sound Effects
Quem joga: Colin e Ryan
Como é: os dois fazem uma cena na qual duas senhoras da plateia são responsáveis pelos “efeitos sonoros”. A graça, obviamente, está na total incapacidade delas de cumprir a missão:

8. Irish Drinking Song
Quem joga: todos
Como é: o jogo musical mais difícil de todos. Os atores cantam uma música “irlandesa” com uma fala para cada um, dando pouquíssimo tempo para elaborar as rimas. Porém, a melhor parte é quando Colin não consegue rimar e fanfarreia a música inteira (sempre).

9. Action Replay
Quem joga: todos
Como é: Wayne e o convidado fazem uma cena que deve ser repetida por Colin e Ryan, que só observam os movimentos, sem saber as falas. Além de inventarem uma nova história, os ‘coroas’ sofrem para repetir as acrobacias que Wayne faz questão de executar:

10. Newsflash
Quem joga: Colin, o convidado e Ryan
Como é: Colin é um repórter numa cobertura ao vivo. Mas, na verdade, ele está na frente de uma tela verde, na qual vemos o que se passa e ele não. O objetivo do jogo é que Colin descubra o que acontece atrás dele. Até que um dia a produção MITOU:

Agora você se pergunta: o grandão narigudo é aquele de “Two and a Half Men”?Sim, ele tinha uma carreira antes do seriado. Mas Ryan Stiles continua fazendo improviso em shows ao vivo, assim como todos os atores de “Whose Line”.

Por Sheila Vieira, leitora e colaboradora especial.

Anúncios

4 comentários sobre “Top 10: jogos de improvisação do “Whose Line”

  1. Improvável é mto bom neh? É com os Barbixas… eu gosto quando aquela Mariana (de as Olívias) participa.
    Mas esse tb eh mto bom ahahaha

  2. Você não era a única que acordava 8:30 da manhã todo domingo para assistir isso.
    Fiquei muito triste quando acordei no domingo, à mesma hora, liguei a TV e: Não estava passando mais. ):

    Aí eu baixei todos. MUAHAHAHA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s