O Rei Leão 3D

The Lion King“. Esse é o primeiro filme que eu me lembro de ter visto no cinema. E, talvez, essa seja a principal explicação para o carinho que eu tenho por ele (que, arrisco dizer, é um dos meus favoritos ever).

🙂

Lá em 1994, quando eu ouvi o Zazu cantar: “Eu vejo que a Monarquia assim vai fracassar…” eu não fazia ideia do significado dessas palavras. Nem mesmo saquei as piadinhas sensacionais como o relatório dizendo que as corujas haviam se dado melhor no concurso para a vigia noturna (!) e que os elefantes deveriam esquecer mas eles não conseguiam (!!!), ou, ainda, o castor trazendo notícias do “submundo”. Genial (como todo filme da Disney, né).

Lá em1994, eu tinha só 6 anos e não, não me lembro do filme enquanto assistia a ele. Mas lembro exatamente a sensação de grandeza que eu experimentei conforme o título do filme reaparecia no final, seguido pelos créditos.

Lá em 1994 eu sequer imaginava que via uma das maiores (se não a maior) animação da história. Hoje eu tenho consciência disso. Por isso, vamos ao que realmente interessa: O REI LEÃO em três dimensões.

E posso resumir esse post a uma só linha: não, o 3D de Rei Leão não vale a pena.

Eu contei durante o filme umas 3 cenas que ficaram legais, de resto é basicamente efeito de profundidade. Isso, claro, se você é fã de filmes 3D e só iria ao cinema pra se divertir com isso. Mas se você não tem ressentimentos com o 2D e tal, não pode perder essa oportunidade.

E, enquanto eu digo que o 3D não vale, listo diversas razões (e/ou curiosidades) para você aproveitar essa última semana de exibição (e esse feriado propício na quarta-feira – amanhã!) e ir sim assistir ao filme no cinema (de novo!).

Primeiro, os números.

  • O filme arrecadou quase 800 milhões de dólares no cinema. (Com a nova bilheteria já dá MAIS de 800 mi)
  • Vendeu mais de 4 milhões de VHS na estreia – e mais de 2 milhões de DVDs (boatos dizem que é o filme mais vendido da história – ou um deles).
  • Rendeu 2 continuações (O Rei Leão 2 e O Rei Leão 1½).
  • Ganhou 2 Oscars (Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original – “Can You Feel The Love Tonight”) após ter recebido 4 indicações (Circle of Life e Hakuna Matata também concorreram como melhor canção original).
  • Existem aproximadamente 187 mil cachorros chamados Simba ao redor do mundo (Sim, isso é mentira. Eu não faço ideia de quantos Simbas existem, mas tenho certeza de que são muitos e que você deve conhecer pelo menos um!)

CURIOSIDADES

  • O significado (no dialeto Swahili) de alguns dos nomes dos personagens são:

-Simba: Leão / Guerreiro Corajoso

-Sarabi (mãe do Simba): Miragem

-Shenzi (hiena): Bárbaro / Selvagem

-Rafiki (macaco): Amigo

-Pumba: Preguiçoso

  • A história de Simba é baseada em uma das peças mais famosas de Shakespeare: “Hamlet”. O ambicioso irmão do rei que o mata e ocupa seu lugar, e o príncipe que busca vingar a morte de seu pai. Além do enredo, é possível ver referências durante todo o filme, como o momento em que Scar brinca com um crânio e a cena “Ser ou não ser” que faz Simba se lembrar de quem ele era.

  • Os dois nomes mais cogitados para o filme eram “O Rei da Selva” (excluído porque, bem, não havia uma selva e sim uma savana…) e “O Rei das Feras” (que também não convenceu porque só queriam contar uma simples história de um leão. Um Rei Leão.)
  • Durante os anos que se levou para criar o filme, o projeto era olhado com desconfiança na Disney, enquanto “a menina dos olhos” era Pocahontas, que viria algum tempo depois (é isso que a gente chama de: #aísimfomossurpreendidosnovamente & #epicfail).
  • É o único filme da Disney onde só aparecem animais.
  • A equipe do filme levou leões de verdade ao estúdio e viajou para a África para estudar a vida dos leões.
Acontece na vida, acontece nos filmes…
  • “Hakuna Matata” não estava nos planos originais, que contavam com uma música inteira sobre insetos. No entanto, os executivos da Disney não botaram muita fé na ideia e a viagem à África trouxe um dos hinos do cinema.
  • ringuinaguanemguanababara” que soa no fundo de “Circle of Life” é na realidade “Nants ingonyama bagithi Baba“, que significa “Here comes a lion, Father” em Swahili. Sim, você cantou errado a sua vida inteira, mas a gente dá um desconto, nem todo mundo é fluente no idioma.
  • Falando na trilha sonora (a obra prima de Hans Zimmer – e isso é MUITA coisa), o compositor convidou um amigo sul-africano para ajudá-lo, por isso a fidelidade aos sons africanos. Já as partes mais melancólicas da trilha usam elementos de “Requiem”, de Mozart (sua missa fúnebre).
  • O estouro da manada, cena de 3 minutos, demorou mais de 2 anos para ser concluída.
  • “O Rei Leão” inspirou também algumas coisas estranhas e/ou inesperadas, como tatuagens, extensas coleções, diversos produtos, um musical incrivelmente bem-sucedido na Broadway (e que eu sonho ver!), um jogo no Super Nintendo (onde você ia pulando pelas árvores, #eulembro).
  • A cena de abertura seria bem diferente da original, apresentando um diálogo. As coisas mudaram quando Hans Zimmer apresentou uma versão estendida de “Circle of Life” para ser mais flexível na edição. A galere gostou tanto (e é mesmo épico) que tudo foi mudado para garantir a versão integral.
  • Se Scar fosse humano ele seria assim:
Ei, te conheço de algum lugar! (Scar & Scarface)
  • Uma das cenas cortadas mostrava Simba, Timão e Pumba jogando futebol com insetos na floresta.
  • O Ciclo da Vida aparece durante todo o longa, até mesmo no logo do filme que aparece no início e no final.

  • Mas nem tudo é perfeito. E “O Rei Leão” também tem seus erros.

E é assim, somando diversos elementos e se prendendo a detalhes sensacionais, que se faz um dos filmes mais maravilhosos da história. Um clássico, sem dúvida.

Lá em 1994, quando o filme acabou, o cinema irrompeu em aplausos. Dessa vez, em pleno 2011, assim que o filme terminou só se ouvia “ahhh…” espalhados pela sessão. É, Rei Leão é cíclico em tudo! Até no sucesso. E, como tal, atemporal (e ser animação ajuda nesse aspecto… não dá pra assistir daqui uns anos e pensar “Puxa, isso envelheceu…”).

Links Relacionados e Fontes:

RapaduraCast – Forever 138: O Rei Leão (muito legal!)
PopAge Especial: Artes, brinquedos, vídeos e coleções de O Rei Leão (Cinema com Rapadura)
Animatoons: Curiosidades
O Rei Leão e os dados técnicos

4 comentários sobre “O Rei Leão 3D

  1. Perfeito seu post Lê.
    Mesmo o desenho não sendo tão legam em 3D, vale pela oportunidade de assisti-lo novamente no cinema. Mesmo com home theater e tv de 42″, cinema é cinema.
    Às vezes eu assisto novamente, mas não inteiro, só as melhores partes. É um dos meus preferidos.

    Qdo eu assisti pela primeira vez jé era grandinha e levei meus priminhos, todos sempre comportados. Bem na minha frete tinha um menino de uns 5 anos se balançando na cadeira e batendo as costas no encosto, até chegar uma hora que me irritou, acho que irritou mais o fato dos pais não fazerem nada. Qdo Simba foge e desmaia no deserto eu disse “pronto, ele morreu e o desenho acabou”. Hoje eu acho engraçado, mas na hora me arrependi… O menino gritou a plenos pulmões “NÃO! ELE NÃO MORREU!!! NÃO, NÃO NÃO!” Aí sim os pais olharam para ele e nem perceberam o que eu disse. Como demorou para esse menino ficar quieto… aff!

  2. Não acredito que essa é a última semana de exibição nos cinemas, e eu aqui, pasmando! HAUHAUHAUHAUHA! PRECISO ver!!!
    Beijinhos!

Deixe um comentário

