Mônica & Eduardo

Nada se cria, tudo se transforma copia.

Pois é… Alegria de publicitário (honesto) dura pouco. Um dia depois de vir, nesse mesmo blog, elogiar o vídeo da Vivo que usava “Eduardo & Mônica” em seu curta para o Dia dos Namorados, cá estou eu para reclamar da mesma coisa.

Dizem por aí que brasileiro tem memória curta. E a gente tem mesmo… porééém, contudo, todavia, em tempos de internet, onde é fácil encontrar arquivos (e mais fácil ainda espalhá-los), temos um importante aliado contra essa “amnésia”.

Quer entender exatamente do que estou falando? Pois assista a esse comercial da ATL (empresa de, veja só que coincidência, telefonia) feito (ao que tudo indica) em 2000 ou 2002.

– PLÁGIO! – Alguém acusa.

– Mas é a Africa..! – Alguém defende (querendo dizer: Mas é a Africa..! Uma das maiores agências do país!).

Exatamente. É a Africa a agência responsável.

Você, amigo sortido, talvez se lembre do bafafá de plágio que rolou ano passado quando a agência usou nas propagandas da Suzuki uma ilustração. O ilustrador (brasileiro que vive fora do país e já beliscou até um pouquinho de Cannes [Young Creative 2009]) foi quem acusou a Africa. Em sua defesa, os publicitários disseram que Mico Toledo foi pago para que suas ilustrações fossem usadas.

Qualquer semelhança...

Considerando que Toledo disponibiliza suas imagens para download free da galere, eu acabo pendendo pro lado dele (de que não foi pago coisa nenhuma e que a verdade é: #AfricaFAIL).

Voltemos a 2011.

Uma empresa de telefonia usa Eduardo & Mônica (de maneira muito “semelhante”) em um comercial. Posso estar muitíssimo enganada, pode até ter alguma explicação que faça a situação ter mais sentido. Mas agora eu só penso “que vergonha, hein, Africa? Que vergonha…

O vídeo da Vivo, pra mim, ficou incrivelmente melhor (até porque é a história completa). Mas isso não vem ao caso. Na publicidade sempre nos perguntamos, antes de sair gritando PLÁGIO!, é muito difícil chegar a esse caminho? É uma ideia possível?

Nesse caso, quando pensamos na parte que fala dos telefones e tal, você até pode querer ser justo e não julgar. Mas são semelhantes DEMAIS. O comecinho, então… é complicado.

Quer rever e tirar suas próprias conclusões?!

Confira nosso outro post, Eduardo & Mônica.

Particularmente, acho que Eduardo & Mônica é exatamente igual Mônica & Eduardo.

Pra mim, plágio. Na cara dura.

***

Se o vídeo for apagado (e ele será, porque todos estão sendo removidos, dê uma olhadinha aqui [que não hospeda no youtube]: “Eduardo e Mônica é plágio?”)

Publicado por: Lê Scalia

Anúncios

7 comentários sobre “Mônica & Eduardo

    1. Brigada Lígia 😀
      então… tbm estamos nessa hahaha. Eu diquei deprimida qnd vi isso, tinha AMADO o vídeo da Vivo.. não tira a qualidade e tal, mas a originalidade…….. no mínimo discutível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s