Arezzo solta comunicado aos consumidores pelo Facebook

Bom gente, depois de pouco tempo e muito bafafá, a Arezzo lançou um comunicado oficial pelo Facebook.

Prezados consumidores,

A Arezzo entende e respeita (1) as opiniões e manifestações contrárias ao uso de peles exóticas na confecção de produtos de vestuário e acessórios.

Por isso, vimos por meio deste nos posicionar sobre o episódio envolvendo nossas peças com peles exóticas – devidamente regulamentadas e certificadas, cumprindo todas as formalidades legais que envolvem a questão.

Não entendemos como nossa responsabilidade o debate de uma causa tão ampla e controversa. (2)

 Um dos nossos principais compromissos é oferecer as tendências de moda de forma ágil e acessível aos nossos consumidores, amparados pelos preceitos de transparência e respeito aos nossos clientes e valores.

E por respeito aos consumidores contrários ao uso desses materiais, (3) estamos recolhendo em todas as nossas lojas do Brasil as peças com pele exótica em sua composição, mantendo somente as peças com peles sintéticas.

 Reafirmamos nosso compromisso com a satisfação de nossos clientes e com a transparência das atitudes da Arezzo.

Atenciosamente,

Equipe Arezzo


(1) O que eu entendi foi “nós não somos contra o uso de peles exóticas, mas devido às circunstâncias…”;

Achei fraco. Quando o mundo inteiro está falando de sustentabilidade – ainda mais quando começa a surgir o Marketing 3.0 -, as marcas precisam se preocupar um pouco mais com a imagem que têm. E essa “imagem” tem sido cada vez mais o reflexo da essência, ou seja: não tem como mentir para o consumidor. E o consumidor é o verdadeiro dono da marca, ele manda até na logomarca (lembra que fizeram GAP voltrar atrás no redesign da logo?).

(2) O que eles disseram foi “nós não somos responsáveis (leia-se culpados) por toda essa polêmica a respeito do uso de peles exóticas, porque afinal, todo mundo faz isso e nós só queremos vender”;

E não são mesmo. Mas, convenhamos, em tempos de sustentabilidade e consciência ambiental, que tipo de pessoa aprovaria um lançamento como esses? Isso tá mais pra roteiro de 103 Dálmatas… mas convenhamos [2], a discussão extrapolou um pouco os limites. Matar um animal para fazer uma bolsa é MUITO DIFERENTE de matar um animal para usá-lo como alimento. Muito diferente. Por favor, vamos deixar todo radicalismo de lado e admitir que o mundo não está pronto para virar vegetariano todo de uma vez. Nós, do Biscoitos Sortidos não temos nada contra vegetarianos, carnívoros ou onívoros. Mas temos tudo contra o abate de animais para fins estéticos. É diferente, não me venha com argumentos extremistas.

(3) O que eu entendi foi “nós não concordamos com vocês, mas já que vocês causaram todo esse estrago, vamos retirar os produtos com pele das lojas.

Ok, vejamos. Acho que devemos considerar uma GRANDE vitória o fato de uma marca de amplitude nacional como a Arezzo retirar de TODAS as suas lojas uma coleção inteira de produtos. Acho também que devemos concordar que essa foi a melhor solução encontrada e que ela deve ter custado alguns empregos e muita dor de cabeça entre os funcionários da Arezzo. Foi uma decisão rápida que pode ter salvado a marca das grandes mídias, mas talvez ainda falte um ato de redimissão. Mas de qualquer forma, o que mais eles poderiam fazer a não ser dizer que não fizeram nada legalmente errado e, mesmo assim, retirar tudo do mercado?

É claro que isso vale nessa hora de por panos quentes na situação… Para o Tiago Pizzolo, também colaborador do Biscoitos Sortidos, “a Arezzo perdeu uma grande chance de dar a volta por cima.

Faltou estratégia. Com certeza a Arezzo não sai por aí matando ilegalmente coelhinho silvestre nem jacaré do Parque Barigui (ainda existe jacaré por lá?). Enfim, a marca deveria ter pensado em algo maior que repercutisse da mesma maneira nas redes sociais. Por exemplo, poderiam ter lançado uma coleção idêntica, porém com produtos de pele sintética, e toda verba arrecadada com ela se destinaria as ONGs de proteção ao animais. Ou qualquer outra idéia. Porque, pensemos, a quantidade de pessoas que viu o dito comunicado é infinitamente menor que a que viu o couro comer no Twitter, né não?

Vale comentar aqui que um estudo realizado pela RightNow indica que, quando criticados via redes sociais, os varejistas têm uma boa oportunidade de reverter a situação e transformar os consumidores descontentes em fãs das empresas, usando estes mesmos canais na internet. Logo, sim, faltou cérebro pensante na Arezzo para reverter a situação de maneira louvável. Foi ok, mas poderia ser muito melhor. Eu estava esperando mais, pelo menos.

Resumo da obra: em breve a pauta morrerá, todo mundo esquecerá e a Arezzo viverá feliz para sempre de novo.”

Leia também: Nova coleção “Pele Mania” da Arezzo causa polêmica no Twitter

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10 comentários sobre “Arezzo solta comunicado aos consumidores pelo Facebook

  1. Como eu já disse, concordo em partes com vc Ti.
    Como qnd eu disse q eles deveriam (no mínimo) financiar umas fundações… mas eles só fariam isso caso a coisa estivesse REALMENTE feia… pq esse arranhão na marca some logo… como vc disse, a pauta morre.

    Se piorasse, eles iriam fazer algo a respeito. Como deixar o ‘assunto morrer’ eh bem mais fácil, eh isso q vai rolar… e vai ser suficiente nesse caso. Se tivesse criado polêmica de mobilização nacional e até internacional, acho q seria diferente.. mas no fim, a internet é ‘só’ a internet. Mas já fez um estrago bom.

  2. Óbvio: Louvável!

    E vão fazer o quê com os produtos que recolherem??
    Misturar às sintéticas e largar no Brasil de meu Deus, para não sair no prejuízo? Queimar em praça pública (para aumento da raiva das pessoas por algo que já era sem sentido) e livrar-se do “flagrante”?

    Doar para algum órgão, instituição ou afim? (péssimo tbm)..

    Um comunicado fraco, no melhor estilo ” rabo entre as pernas”, e sem nenhuma convicção;

    Realmente, como postado, faltou criatividade, faltou marketing, faltou bom senso e faltou respeito de verdade, afinal de contas.

  3. “Resumo da obra: em breve a pauta morrerá, todo mundo esquecerá e a Arezzo viverá feliz para sempre de novo.”

    Exatamente… tô aqui me perguntando o que vai acontecer em seguida, se as vendas vão cair, se os clientes habituais vão deixar de comprar lá… duvido.

  4. Foi o que eu tuitei ontem: hoje em dia o povo está tão cagaçado que quem gritar mais alto, leva. Ninguém mais tem “cojones” para defender suas posições, mesmo que sua argumentação seja “rock solid”.

  5. segundo arezzo:
    “Por isso, vimos por meio deste nos posicionar sobre o episódio envolvendo nossas peças com peles exóticas – devidamente regulamentadas e certificadas, cumprindo todas as formalidades legais que envolvem a questão”.

    não existe legalização qndo o assunto é direito dos animais, não venham me dizer q está tudo legalizado e eutorizado, pra começar qm autorizou, legalizou tudo isso não tem o mínimo direito de decidir ql qnimal vive e ql morre.
    vcs é q deveriam ter a consciência de q isto é uma ação egoísta e mesquinha, estão pensando apenas em ganhar dineiro e ponto!!
    de nada adianta agora virem se desculpar apenas prq pessoas sensatas resolveram mostrar sua indignação! e com total razão.
    querem ser exóticos, tudo bem! tirem suas próprias peles e as vistam! com certeza a moda vai aderir.
    e para as pessoas q admitem o uso de pele,e q alegam q nós somos hipócritas pelo fato de comermos carne e sermos contra o uso de peles…… eu pesso que falem com minha mão!! prq gastar meus dedinhos aqui com ignorantes metidos abesta, ahhh isso não da mesmo. :/

  6. É, é uma situação complicada mesmo! Acho muito fútilidade matar um animal por beleza, ou luxo. Vi um video mostrando como tirar a pele, eles capturam a raposa, colocam ela no chão, e batem nela com um toco, depois pegam ela e ficam batendo ela no chão, depois disso dependuram ela de cabeça para baixo e tiram a pele dela viva, depois de toda a pele ser retirada, ele ainda está viva, respirando, o coração ainda bate, o olho ainda pisca, só que a partir daí eu não consegui terminar de assistir ao video.
    Sei que no Brasil não vou ser a única e tirar toda a preferencia da Arezzo, ou até mesmo da colcci, que apesar de provavelmente terem o alvará do Ibama eu acho que não faz nenhum sentido matar por beleza.

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