Publicidade no mundo: Tailândia

O que você sabe sobre a Tailândia? Eu confesso: não sei muito. Sei que um terremoto atingiu a região da fronteira envolvendo o país, Mianmar e Laos.

Diz a wikipedia que a região onde hoje estão os tailandeses, já era ocupada há 10 mil anos (no Paleolítico). Mas tá, nada disso é relevante para o nosso post de hoje.

Iremos falar sobre as propagandas da Tailândia. E, gente, é com enorme felicidade que eu digo: a publicidade tailandesa me surpreendeu. E o melhor: de forma positiva. Há pouco tempo vi 2 propagandas que eu realmente adorei.

Uma delas é uma campanha impressa da SpicyH lançada por uma empresa de segurança chamada “It Works“. Seu sistema biométrico (alarme que faz a leitura da digital da pessoa) é tão eficaz que irá desnortear o ladrão, fazendo com que ele se sinta em um labirinto. E tenha que vencê-lo para chegar até você.

Mas a grande jogada é que eles fizeram isso usando o formato de uma digital. Eu achei sensacional.

 

 

 

 

 

 

Outra propaganda que me ganhou é praticamente um curta. Tem 4 minutos (sim, 4 minutos!) de duração e é fantástica. Tem roteiro pra um longa hollywoodiano. E se você não visse o título, talvez não soubesse qual o produto anunciado nessa criação da Grey Thailand.

You can shine. Pantene.

Acho legal a associação, embora seja um pouco distante. Mas o modo como o cabelo dela fica brilhando fantasticamente ali no final é muito legal. E o “Você pode brilhar” serve pros dois. Pro cabelo e pra vida. Produtos de beleza de vez em quando se enveredam por esse caminho, né? O de entrar pela vida da pessoa, buscar um lado mais “sinta-se bem”. Um quê de autoajuda.

Não importa. É um dos melhores comerciais que eu já vi. Pelo menos um dos que eu mais gosto. É um pouquinho (leia bastante) antigo, de 2008.

O que me faz lembrar: é também de 2008 (minto, é de 2007) o vídeo da Leo Burnett que, por alguma razão, estourou de novo esses dias. No twitter, nos blogs, em todo lugar. Talvez você o conheça como “Você tem medo de dizer eu te amo?”, a história do garotinho Tan Hong Ming que está apaixonado por Umi e acha que ela não gosta dele.

É lindo, é fofo, dá vontade apertá-los, mas é uma propaganda. E ganhou Cannes (agora sim, em 2008!), caros amigos. A empresa anunciante é a Petronas (de petróleo). Pelo que entendi, o comercial foi feito para parabenizar a Malásia por seus 50 anos de independência. Não compreendi a ligação, mas talvez tenha a ver com “vá em frente, encare as possibilidades” haha.

Como eu disse, é da Malásia. Não é da Tailândia. Então por que está nesse post? Considerando que são vizinhas, eu a deixei entrar.

Mas voltando às propagandas tailandesas, temos mais algumas amostras. E, claro, tinha que ter uma um tanto quanto duvidosa. Eu acho que gostei, haha, mas dá um nó no estômago olhar pra essas imagens criadas pela Chuo Senko. Meio jogos mortais com campanha contra o tráfico de órgãos.

Pois é. Um pouco menos controversa é essa aqui, também mais antiga, mais conhecida, mas muitooo bacana. Fala sobre dormir ao volante e causa acidentes. Mas fala de uma maneira simples e eficaz. Feita pela BBDO de Bangkoc.

Por fim, mais uma campanha legal para um aparelho de audição. Essa é da Monday.

Ela brinca com palavras que têm o som parecido em inglês, como dog, box, rock, clock, sock. Muito legal a ideia. E a forma como foi resolvida (com as ilustrações misturadas) também.

 

 

 

 

 

O que eu achei mais interessante é que as ideias são internacionais, não agradam você por sua cultura e nem deixam de te agradar por isso. Por hoje é só. Espero que a propaganda tailandesa também tenha te surpreendido (do mesmo jeito bom que foi comigo.)

Posts relacionados:

Publicidade no mundo: Japão
Publicidade no mundo: Romênia

Publicado por: Lê Scalia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s