Hoje no google

As logos comemorativas do Google já se tornaram um clássico. Eu mesmo entro todo dia imaginando de quem será o dia. Já vimos homenagens a um monte de gente importante – como Tom Jobin, mais recentemente, Paul Cezzane e por aí vai longe -, joguinho interativo de Pac Man que deu prejuízo para muita gente, Copa do Mundo, Olimpídias, Olimpíadas de Inverno, e whatever. Qualquer oportunidade é válida para o Google. E isso sim não é novidade.

Eis que eu entro hoje no buscador mais usado do mundo e vejo as janelinhas de um submarino.

google-logo-comemorativa-julio-verne-8-fevereiro

E, o mais cool de tudo, eu posso comandar o submarino e explorar um mar de aventuras. Depois de brincar um pouco, eu confesso, fui procurar de quem era o dia e descobri que hoje seria aniversário do escritor francês Júlio Verne – nascido em 8 de fevereiro de 1828. Ele também foi ensaista e escreveu algumas peças de teatro, mas é famoso mesmo por ter feito literatura com coisas que não existiam ainda, mas eventualmente passaram a existir. Assim… Ele inventou o submarino nas histórias dele, antes dos cientistas, engenheiros e quaisquer outros profissionais que poderiam estar envolvidos em uma invenção como essa. Fez o mesmo com a viagem à lua e as máquinas de voar. capa-viagem-ao-centro-da-terra-julio-verne

Eu fico pensando… Ler isso hoje é normal, porque essas coisas já existem mesmo,  já há muito tempo antes de a gente de nascer. Mas, pensa… Ler, por exemplo, Viagem ao Centro da Terra em 1864, ano em que ele foi lançado, deve ter sido uma experiência totalmente surreal. Fora que pensar em coisas que não existem já é um mérito. Agora pensar em coisas que não existem mas que poderiam existir e fariam uma grande diferença no mundo, acho que não tem palavra para dizer o quão sensacional é isso. Pois é… Gênio.

Viagem ao centro da Terra, de 1864, acho que é o livro mais famoso dele. Já ganhou até duas adaptações para o cinema. A primeira, em 1959:

E a outra em 2008. Esse é uma adaptação diferente, porque os personagens conhecem o livro, falam dele, e seguem os passos da história:

Enfim… Parabéns, Júlio Verne!

Anúncios

2 comentários sobre “Hoje no google

  1. Muito legal, né?
    Confesso que não teria visto se não fosse seu post! hehehehe

    beeeeeeem legal! adoro essas brincadeiras do Google!! =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s