Hospital Pequeno Príncipe: Toda pessoa grande foi um dia criança

Campanha desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Paraná para o Hospital Pequeno Príncipe.

O Hospital
O Hospital Pequeno Príncipe (HPP) é um hospital de crianças localizado em Curitiba. Foi inaugurado em 1971 e hoje atente crianças de quase todos os lugares do Brasil. O HPP é considerado uma instituição do 3° Setor, pois depende basicamente de doações.

A Campanha
A pergunta que deu início ao raciocínio criativo foi “Como falar com adultos sobre crianças?”. A partir daí, encontramos dois caminhos que poderiam ser seguidos: 1) usar a criança como moeda de troca – imagens de crianças doentes, apelo emocional
muito forte – ou 2) fazer referência a um universo ‘lúdico e feliz’. Optamos então, pela segunda opção. E o que seria um universo ‘lúdico e feliz’? O universo do Pequeno Príncipe!

Fomos, então, buscar referências na obra de Saint-Exupèry, que pudessem nos ajudar a encontrar uma ideia, um conceito. E encontramos duas referências que nos chamaram a atenção:

1) Toda pessoa grande foi um dia criança.
2) As pessoas grandes enxergam apenas números.

A primeira ideia contém um argumento emocional muito forte, pois pretende sensibilizar pelo lado afetivo, despertando na pessoa memórias felizes de sua infância. Já a segunda ideia contém um importante argumento racional, pois se utiliza dos números do Hospital para informar e persuadir.

Abaixo, você pode conferir algumas das peças da campanha, uma por uma. Basta clicar sobre a figura desejada para visualizá-la em uma nova página.

Se você quiser ver tudo, pode fazer o download do projeto inteiro aqui. Ou clique aqui para baixar todas as peças em JPG.

E se estiver empolgado, aproveite e deixe seu comentário! 😉

Letícia Scalia – redação
Luiza Rey – redação
Manoele L. F. Benachio – direção de arte

Anúncios

11 comentários sobre “Hospital Pequeno Príncipe: Toda pessoa grande foi um dia criança

    1. Oi, Rutiiiii! Obrigaaaada!!!! =)
      Sim, nós que fizemos, pro nosso TCC! 😉
      Mas é uma campanha ‘fantasma’ né… hehehehehe

      obrigada por passar por aqui! 😀

  1. Prezado,
    Verifiquem por favor o aparelho de medir a pressão da UTI neonatal, pois foi um dos poucos que tem no PP, ele estava apresentando pressão alta em minha bebe por dois dias, a médica foi acionada e depois de muito tempo que ela estava procurando um aparelho de medir a pressão ela apareceu no quarto, segundo informação existe um ou dois para o hospital inteiro.

    Por favor, se precisarem chamamos a midia para solicitar doação, mais não deixem esse tipo de coisa acontecer.

    Att,

    Eduardo

  2. Parabéns pela campanha! Quando vi as imagens achei que era realmente a campanha do hospital, gosto muito da obra O Pequeno Príncipe e vocês souberam usar a intertextualidade de uma maneira muito criativa e bonita. Tentem apresentar a campanha ao pessoal responsável pela publicidade do hospital, ficou muito boa mesmo!

  3. Como professor do curso de PP: “Nota dez!”
    Como artista (igualmente) frustrado: “Pai d’Égua!”, coisa de paraense, significa muito mais que bacana (que seria apenas égua), bonito de ver mesmo.”
    Como adulto: “Eu doaria… com toda certeza…

  4. Olá Luiza, estou fazendo um trabalho sobre a campanha de vocês e não consegui achar como foram os resultados finais! Que foi um sucesso a gente já sabe, mas precisamos de números, você saberia me informar?
    Muito obrigado e parabéns pela campanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s