Chrome OS: Google lança sistema operacional baseado na computação em nuvem

Não é fácil explicar, nem entender, o que é a computação em nuvem. Mas todo mundo sabe o que é, na prática.

Vou tentar então, na minha linguagem leiga e escassa, falar um pouco sobre o que eu sei da computação em nuvem (cloud computing). Veja só que lamentável: eu já sei pouco, e vou tentar falar um pouco do que eu sei…

Eu acho que posso dizer que a computação em nuvem é uma rede mundial de computadores. Quero dizer, são vários computadores conectados entre si pela Internet. Computadores e servidores. Porque assim, quando você envia um e-mail a alguém, o conteúdo dessa mensagem fica armazenado “na Internet” até que o seu destinatário baixe o e-mail no Outlook. Quando a gente não usa o Outlook ou outros programas similares, nós acessamos nosso e-mail por meio do navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari…). E aí estamos trabalhando na Nuvem.

Já deu pra entender? Faça um pequeno esforço, porque eu não sei se consigo ir mais longe…

Assim, trabalhar na Nuvem significa que você não está trabalhando no disco rígido do seu computador. Tudo o que você faz fica registrado também, mas não no computador, e sim na Internet (Nuvem).

Por exemplo, você já usou o Google Docs? Quando você edita um arquivo no Google Docs, ele fica armazenado na Nuvem. Pra acessar, você acessa a Nuvem. É mais fácil se você pensar que essa Nuvem é simplesmente a Internet (mas é melhor não falar isso por aí, porque essa ideia provavelmente está errada).

Ok, agora vejam só. O Google está lançando um sistema operacional. É. Ele já tem um site de busca, uma rede social, um navegador… e agora quer ter um sistema operacional para computadores. Esse SO é o Chrome Operating System. Sim, o mesmo nome do navegador que desbancou o Mozilla Firefox.

A diferença é que  Chrome OS é baseado na tecnologia da computação em nuvem. O grande apelo é que, não importa o que aconteça com o seu computador, você nunca vai perder seus dados, porque eles estão onde? Na Nuvem! Em um computador com o Chrome OS, você trabalha o tempo todo na Nuvem, nunca no HD. O que me traz a pergunta: esse computador tem HD???

Além disso, tem aí uma coisa não explicada. Se o sistema operacional inteiro trabalha somente na Nuvem, eu preciso de uma conexão com a Internet até pra poder ligar o computador!? Sem Internet, é como se não houvesse um SO instalado? E tem mais: algo me diz que vamos precisar de uma puta conexão com a Internet pra trabalhar nesse SO. Fail?

É, eu tô mesmo com um pé atrás. Se você quiser tentar, pode se candidatar a ser um dos primeiros usuários do Chrome OS. É só se cadastrar na página http://www.google.com/chromeos

Abaixo, veja o vídeo que foi feito para apresentar esse novo produto do Google. 25 computadores foram destruídos para mostrar pra gente que tudo bem, seus arquivos continuam intactos. Na Nuvem…

4 comentários sobre “Chrome OS: Google lança sistema operacional baseado na computação em nuvem

  1. Lu muito boas suas colocações, mas deixa eu ver se posso esclarecer um pouquinho suas dúvidas:

    1- O Chrome OS não estará na nuvem. Ele estará gravado em uma memória física em seu computador, seja ela um HD convencional ou uma memória flash. O SO é o que permite a interação entre o ser humano e o computador, por isso, seja ele um SO complexo e completo seja ele bastante reduzido e especializado (ex: câmera fotográfica, etc.) ele ainda é necessário. A diferença principal é que os aplicativos dele rodarão no navegador. Aliás a interface dele será um navegador.
    2- Sem internet vc poderá utilizar o Chrome OS normalmente, ou quase, pois os documentos podem ter uma cópia offline em seu computador que será sincronizada assim que você fizer a conexão. Sim, os programas do Google rodarão offline neste SO.
    Achei esta ideia de salvar os documentos na nuvem uma grande evolução, se juntarmos isso a possibilidade de se trabalhar offline quando necessário é a união do melhor dos dois mundos.

    PS.: Salvar documentos na nuvem já é comum a mais tempo, pois eu já fazia isso, enviando email pra mim mesmo há uns 05 anos, o que é mais novo para nós, usuários comuns, é manipular estes documentos direto na nuvem e utilizando um Software que também está na nuvem (ex. Google docs).

    Um abraço!

    1. Muuuito obrigada, Lauro!

      Então, eu entendo a questão de salvar documentos na nuvem e tal… poder acessá-los de qualquer lugar e de qualquer computador… isso é muito avanço mesmo.
      Com o que vc falou, as coisas começam a fazer mais sentido! hahahaha! Porque assim, eu ainda não abro mão de ter meus arquivos gravados em alguma coisa física, ‘perto’ de mim.. hehehehe! e será que um SO que roda na nuvem cobre todas as necessidades de alguém que usa o computador pra uso profissional? me parece, pelo menos por enquanto, que o Chrome OS é bem prático pra uso pessoal, mas e quando lidamos com arquivos de 500mB? eu entendo tb que velocidade da internet no Brasil é ridícula! hahahaha enfim… talvez tb por isso não consiga ver direito a ‘revolução’ desse SO.

      Bom, o Google disse que se o Chrome OS não revolucionar o uso dos computadores, ele terá falhado… o.O

      esperar e ver? =)

  2. Lu,
    Sou tão leiga quanto vc nessa área da informática, mas cá entre nós, esse vídeo ficou muito bacana.
    O cara tentando terminar rápido pq sabe que a garotinha vai jogar o sorvente no computador me fez torcer para ele conseguir terminar dessa vez.

    Também tenho meu pé atrás. Já tive tantas contas de e-mail onde o provedor simplesmente saiu do ar que perdi a conta.

    bjoks

Deixe um comentário

