Oakley, o resgate dos mineiros e o Marketing 3.0

O blá blá blá todo a gente já conhece. 33 mineiros ficaram mais 2 meses presos há mais de 700 metros abaixo do solo em uma mina soterrada. O resgate foi imprescindível na história da mineração. Ok, se não fosse a mídia, quem sabe esses mineiros não teriam todos morrido lá embaixo? Enfim, isso é assunto pra quem gosta de polêmica.

A questão deste post é: como uma marca conseguiu aproveitar uma situação tão dramática como essa para realizar uma – genial – jogada de marketing? E como esta jogada está em conformidade com as últimas tendências do marketing atual?

Bom, dois meses soterrados, sem ver a luz do sol. Os médicos alertaram para o dano que os raios solares poderiam causar à retina dos mineiros no momento em que eles fossem resgatados. Assim, a Oakley, fabricante de óculos, fez uma doação de óculos que bloqueiam 100% dos raios solares. Os óculos da linha Radar custariam aproximadamente 200 dólares, cada um, no mercado.

Boa intenção ou oportunismo? Segundo uma enquete do Huffington Post, 58% das pessoas acham que a doação “foi bem intencionada, mas também bem planejada”, enquanto 30% classificaram a atitude como “louvável”. Somente 11,3% acharam que se tratou de uma ação “desprezível”.

Acho demaaaaais teorias da conspiração. Ok, é óbvio que o interesse maior foi comercial. Mas não, não acredito que exista alguém no mundo que não tenha se sensibilizado com a situação dos mineiros. Eu deixo aqui meus parabéns à pessoa que teve essa ideia genial.

G-E-N-I-A-L. Uma pesquisa feita pela Front Row Analytics concluiu que a marca teve uma exposição gratuita na mídia, que teria custado a ela 41 milhões de dólares.

Além disso, tem uma outra coisinha que eu queria falar. Essa jogada de marketing da Oakley é um belo exemplo de aplicação do Marketing 3.0. Breve explicação:

O marketing tradicional (Marketing 1.0) era centrado no produto, o consumidor não escolhia nada, a comunicação era feita pelas mídias de massa. Depois, surgiu o Marketing 2.0, orientado para o consumidor e amparado pelas novas tecnologias, internet, redes sociais, whatever. Agora, nós vemos surgir mais uma etapa dessa evolução do marketing: é o que Philip Kotler chama de Marketing 3.0, uma era voltada para os valores.

em vez de tratar as pessoas simplesmente como consumidoras, os profissionais de marketing as tratam como seres humanos plenos: com mente, coração e espírito; consumidores buscam não apenas satisfação funcional e emocional, mas também satisfação espiritual, nos produtos e serviços que escolhem. (KOTLER, Philip. Marketing 3.0).

Então, comparando: no Marketing 1.0, as empresas ofereciam um produto; no Marketing 2.0, elas ofereciam um estilo de vida. Com o Marketing 3.0, as empresas estão oferecendo um mundo melhor. O que está mais em pauta é, obviamente, o meio ambiente e a sustentabilidade. Mas de agora em diante, as marcas passarão a oferecer, cada vez mais, soluções para uma vida melhor. E isso não é jogada pra enganar o consumidor não. O consumidor não pode mais ser enganado. A Internet está aí pra provar isso.

E a ação da Oakley está aí para provar que o Marketing 3.0 é mesmo o marketing emergente.

Anúncios

6 comentários sobre “Oakley, o resgate dos mineiros e o Marketing 3.0

  1. Gente, eu me senti mais inteligente lendo o MArketing 3.0 do Kotler. De verdade. ahahahaha

    Agora sobre a os óculos dos mineradores… Cara, sensacional. Quando eu vi eles saindo da mina, eu pensei “nossa, que mineiros descolados… Olha os óculos invocados deles, meu!”
    Depois de saber da jogada, eu fiquei ainda mais perplexa. Excelente oportunidade aproveitada. EX-CE-LEN-TE.

    E viva o 3.0, que é melhor para todo mundo.

    Muito bom, Lu!!

  2. Mandaram muito bem… pior que eu fiquei pensando qual era a marca dos óculos dos caras…
    E esse mineiros ganharam bastante coisa, não? A apple mandou iPods, o Real Madrid e o Barcelona convidaram para ver jogos, e mais algumas coisas que não lembro.

    1. Isso que o Dan disse é mais se aproveitar que os óculos! Mas po gente, deixa os mineiros serem felizes! Que paia haha deixa eles ganharem as coisas ué!

  3. Onde fica a mina mais próxima para eu me confinar?
    Também quero presentes! heheheh

    Kotler é um cara bacana. Na faculdade de Logística tivemos uma “pincelada” de marketing e eu sempre pedia ajuda ao meu amigo Kotler. Nunca me deixou na mão.

    bjoks

  4. Lú, concordo com tudo!
    Principalmente na análise sobre a intenção. É coisa de ocasião, ué. Não é louvável, mas também não desprezível. Afinal de contas, eles precisavam dos óculos não é?!
    E 200 dólares é mto prum mineiro hahaha.

    E viva Kotler, o papa do mkt.
    Aliás, mto massa o mkt 3.0. Acho que é o meu favorito.

    Ah, alguém mto feliz economizou 40 milhões pra Oakley HAHAHA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s