Estou desaprendendo a escrever!

Sério! Eu estou desaprendendo a escrever! Pelo menos quando é para escrever algo manuscrito. Minha letra sai, simplesmente, horrível. Pareço um garoto da pré-escola que está aprendendo a desenhar as letras. E eu ainda consigo fazer mais feio.

Mas por que isso seria assunto para um post? Acho que isso pode ser um gancho para falar sobre tecnologia. Tanto é que, para escrever em um computador, como agora, não tenho problema algum. Inclusive você consegue me entender.

Então, voltando para o que eu ia falar. A revista Wired deste mês fez uma reportagem de capa sobre a tecnologia. Só que falou sobre a tecnologia que as pessoas de 3 ou 4 décadas atrás imaginaram que teríamos hoje.

O futuro que nunca aconteceu
O futuro que nunca acontece

Alguns exemplos:
– Uma refeição completa em uma pílula (Imagina como seria a pílula de feijoada)
– Um jetpack, ou seja, um mochila a jato, para você sair voando por aí (yeah right, imaginou o caos?)
– Tradutor universal, mesmo (“au, au”-> quero comida)
– Criador de órgãos para transplante (“quer dar um update no seu rim? fale com a gente”)

E mais outras tantas tecnologias divertidas, mas que não lembro agora de cabeça. Enfim, essas mirabolantes invenções viraram utopias que provavelmente jamais existirão, ou existirão daqui algumas décadas (tomara que os órgãos por encomenda cheguem logo).

Bom, voltando ao fato de eu estar desaprendendo a escrever. Eu estava imaginando, sabendo o quanto a tecnologia evoluiu, como será o mundo daqui uns 20, 30, 50 anos. Será que as crianças vão aprender a escrever, ou vão chegar na escola e suas carteiras se transformarão em grandes iPad, com tudo ali, a um toque de distância? Será que serão criados combustíveis alternativos, ou que poderemos abastecer nossos carros voadores com lixo, como no filme “De voltar para o futuro”? O que você acha que vai acontecer?
Eu tenho certeza de uma coisa: escrever com as mãos se tornará uma arte! Talvez seja a mesma certeza de alguém que pensou que em 2010 estaríamos comendo pílulas de feijoada. Ou talvez seja a mesma certeza de alguém que pensou que em 2010 nós poderíamos usar uma maquininha com uma tela para telefonar, tirar fotos, mandar mensagens, ver filmes, e tantas outras coisas. E que essa máquina tivesse apenas um botão.

Tá, ele tem mais de um botão, mas são redundantes com os da tela...
Tá, ele tem mais de um botão, mas são redundantes com os da tela...

Pois é. O que você imagina que vai ser daqui a, digamos, 30 anos? Se tiver coragem, comenta aí.

15 comentários sobre “Estou desaprendendo a escrever!

  1. Dan, mtooo bom o post!
    Muito mesmo. (Tô incentivando hahahaha)
    É engraçado pensar no presente e compará-lo com as expectativas de futuro que nossos pais tinham, né? É só ver um desses filmes antigos que dá pra divertir bastante.

    Dan… preciso falar uma coisa hahahaha. Sua letra nunca foi lá mto artística, né?!

    1. A assinatura da Wired sai 70 dólares por um ano, para entregar no Brasil… A da Super sai 140 reais… Fala sério, né? Qual vc assinaria?
      Eu preferia a Wired e agora to recebendo aqui todo mês…haha…

      1. Ahá!!! Nossa, 70 dólares pra entregar?! Eu querooooo!!! Qual mais tem? Aff, Dan, onde c descobre essas coisas?!

      2. uai, entra lá no site da wired e pede pra assinar… eu tinha visto que pra quem mora nos EUA a assinatura sai algo em torno de 30, 40 dólares… aí me empolguei e fui ver se mandavam pra cá, e qto custava… e com outras revistas funciona o mesmo esquema… vale muito a pena…haha…

  2. Dan, seu post tá muito bom, viu??? Tá de parabéns! Que bom que agora vc vai escrever toda semana! 😀

    Muito interessante mesmo esse tema.. hahahaha
    algumas dessas previsões ainda podem existir um dia né… primeiro, a soja vai substituir todas as comidas… hahahaha e depois, quem sabe, chegaremos às pílulas… #tenso

  3. Daaaan! Muito muito bom o seu post! hahahahahaha
    Agora, vamos combinar, né… o problema da sua letra ná tem NADA a ver com computadores e tecnologias. Leitores deste blog, não se engaaaaanem! A letra do dan é ruim não é de hoje! UAHHAUHUAHUAUHAHUAHUAHUAHUAHU
    Qualquer dia desses eu scaneio um dos nossos bilhetes de sala de aula, só pra ficar registrado aqui no BS. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  4. Tô ferrada nesse futuro… odeio touchscreen, no Iphone nunca consigo digitar uma msg sem ter q digitar/apagar/corrigir pelo menos a metade dos caracteres… e o troço custa o olho da cara ainda! aff
    Mas as pílulas, ah as pílulas… já existe tanta coisa em cápsulas né, acho q refeições completas estão a caminho.
    Eu não perco as esperanças quanto ao Teletransporte para coisas de grande porte e longas distâncias! hehe
    Quanto a escrever… bom, no computador/celular a letra não fica feia, mas vamos desaprendendo a gramática e a ortografia… o.O Eu pelo menos…

    =***

Deixe um comentário

