O Marketing na Era Digital

O chamado “marketing digital” é, na verdade, o marketing tradicional na era digital, ou seja, é quando planejamos estratégias de marketing usando a Web, as redes sociais, a interatividade. É o que chamamos que Markerting 2.0.

Marketing 2.0 pode ser também quando um dos 4P’s (aqueles do Kotler) envolve uma estratégia ou ação online.

Esse conceito está ligado (muito ligado) à evolução da Web, que é dividida em Web 1.0, 2.0 e 3.0. Essa divisão, ao contrário do que se pensa, não é baseada na evolução da tecnologia, mas sim na mudança de comportamento do consumidor.

Vejam, o consumidor passou a ter controle do que ele quer ver, seja na TV ou na Internet. Isso começou com o nosso querido controle remoto. Intervalo comercial? Pra quê, se eu posso mudar de canal? Essa situação nos trouxe uma inversão do vetor de marketing: antes, as marcas buscavam as pessoas; hoje, as pessoas buscam as marcas. Por isso, é muito importante estar na hora certa, no lugar certo.

Aí entramos no referente ao marketing de busca. Os sites de busca são as entidades digitais mais influentes atualmente (GABRIEL, Martha). O que não existe no Google, não existe at all, não é mesmo?

*Baseado na palestra de Martha Gabriel no Seminário Marketing 2.0 – Estratégias Digitais – Seminário de Imersão em Marketing Estratégico em Ambientes Digitais e Redes Sociais.

Todas as imagens aqui utilizadas são de autoria de Martha Gabriel. Os slides completos das apresentações estão disponíveis em:

http://www.slideshare.net/marthagabriel/inovacao-e-criatividade-por-martha-gabriel-sebrae-2009
http://www.slideshare.net/tchelomma/01-ambiente-digitalmarketingmarthagabriel
http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas-para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel
http://www.slideshare.net/marthagabriel/mobile-tags-realidades-mistas-por-martha-gabriel

Anúncios

2 comentários sobre “O Marketing na Era Digital

    1. Obrigada, Gabriel!
      Sim, essa questão é muito interessante, né? Como disse a própria Martha Gabriel no Seminário, ‘as pessoas não são, as pessoas estão’. E nós temos que encontrá-las! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s