Você achava que o Iphone fazia de tudo?

Entre os milhares de aplicativos que já existem para o celularfaztudo da Apple, encontramos de tudo, mesmo. Plástico bolha, cigarro, cassino etc etc e etc. É um “meio” tão explorável, que várias marcas já o usaram de mídia em suas campanhas. Independente do conteúdo, os aplicativos são usados para diversão, entretenimento puro. Pelo menos eu achava que era assim.

Há alguns anos o Drº Dara O’Rourke, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, questionou-se sobre a composição do protetor solar que usava no filho de 5 anos. Após a análise minuciosa do produto, ele descobriu um componente tóxico. Foi então que…

… At that moment, Dara realized how little we know about the products we bring into our homes every day, and that other parents should have the same access to product information that he and his fellow researchers had. He also wanted to solve the problem of increasingly confusing marketing claims regarding whether products were actually healthy, safe or green.

Para disponibilizar esse tipo de informação sobre os produtos, o Drº Dara fez um site que, em 2008, já fornecia uma base de dados a cerca de mais de 61 000 produtos. Alimentos, produtos de limpeza, brinquedos, qualquer coisa. O Good Guide avalia componentes, aspectos sociais, ambientais, quantidade de CO2 emitida na fabricação, política de reuso da água pela indústria fabricante e assim por diante. No final da análise, o produto ganha uma nota baseada na análise de todos esses fatores e o consumo ou não fica a seu critério.

Só que isso era meio complicado, né? Principalmente porque é bastante difícil a gente duvidar de um produto. Mas, digamos que você vá ao supermercado, lembre-se que precisa de um determinado, mas não o compra. Ao invés disso, você vai para casa, entra no site, vê qual é a nota do produto e depois volta para comprar. #paísdasmaravilhas.

Ok, isso não aconteceria. Porque ninguém tem todo esse tempo, pensou a Apple. Mesmo que a pessoa tenha um smartphone, aqui, cá entre nós, eles não são lá muito rápidos. Demoraria muito. E, ao invés de facilitar, complica.  O que a Apple fez, então? Claro, um aplicativo para o celularfaztudo.

Vamos supor que você que está no supermercado e quer comprar uma granola, mas não sabe bem se aquela granola é boa de verdade. Então, você pega o seu Iphone, scaneia o código de barra do produto e fica sabendo, na mesma hora, de todos os seus componentes como teor de gorduras trans, calorias, açucares e assim por diante. Você descobre também se a fábrica tem política de reuso da água e ética ambiental. Com base em todos esses critérios, a sua granola recebe uma nota final, de 0 a 10.

O Good Guide já conta com informações a cerca de 75 mil produtos, e avalia todos de acordo com performances em saúde, meio ambiente e sociedade. Quer entender melhor? Olha aqui:

Muito legal, né?

Você achava que o Iphone fazia de tudo? Pois é. Parece que faz mesmo.

Anúncios

8 comentários sobre “Você achava que o Iphone fazia de tudo?

  1. Esperamos que em breve esse guia seja adaptado aos produtos disponíveis nos supermercados brasileiros! Mas que é uma puta idéia… é.

  2. Muuuuuuuuuuuuito legal!!!! Quando dizem que os celulares fazem café e cortam a grama…. pelo jeito é por aí né! uhauahauhauahauha nossa, muito foda, puta ideia mesmo!

  3. Um amigo meu disse uma vez, quando não tínhamos carona e teríamos inevitavelmente que ir de ônibus ao nosso destino: “Ah, baixa um IFly no Iphone e vamos voando!”

    Na hora foi engraçado. haha

    (:

  4. Um dia, quando eu e um amigo estávamos sem carro e sem carona, e teríamos inevitavelmente que ir de ônibus ao nosso destino, ele disse: “Baixa um IFly no IPhone e vamos voando!”

    É, na hora foi engraçado.
    asiuehasiuehaiheas

    Beijos!

    1. Eu consigo ouvir a sua risada nessa hora, gui.
      UHAHUAHUAUHHAUHAUUHAUHAHUAUHAUHAUHAHUAUUAHUAHHAUHUAAHHAUUAHUHAUAHHUAUAHUAUAHUAHHAUHUAHUAUAHUAHUAHHAAHUAHUAUHAUHUAHUAHAUHUAUHA
      Eu super consigo. uahhauuahuhauah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s