Ser grosso é a regra

Se eu não tivesse um blog, eu iria blasfemar, reclamar, ficar de mau-humor, me revoltar e irritar todo mundo que convive comigo (e/ou que me segue no twitter). Maaas como eu tenho um blog, eu vou redigir minha revolta.

Sei que já cansamos nossos leitores com esse assunto (Dunga vs. Mundo), mas considero esse um caso especial.

Ok, vamos lá. Ao final do jogo de ontem, quando o Brasil venceu (e, finalmente, convenceu), Dunga estava todo saidinho na coletiva de imprensa. Acusou todo mundo que pediu a saída de Luís Fabiano do time (algo que, sinceramente, eu não vi ninguém fazer. O que aconteceu foi uma crítica à atuação do camisa 9 no 1º jogo. Nada mais justo, ou alguém se atreve a dizer que ele foi bem na última terça?!), e aproveitou pra soltar os cachorros – algo já comum nos belos comentários do nosso genial treinador.

Antes de qualquer outra coisa, temos que ter em mente algo: a Rede Globo de Televisão não é um monstro que diz para você “pule!” e você pula. Acredite. A mídia tem poder? Tem. Consegue influenciar? Sim. Mas agir como se tudo no mundo fosse culpa da imprensa, a malvada imprensa, é um atestado de ignorância. Ignorância no sentido de ignorar algo mesmo. Afinal, você não tem a sua personalidade? Você não toma suas próprias decisões?! Então!

É complicado, eu sei. Muito das realidades que nós conhecemos vem através da mídia – e, às vezes, somente através dela. Um caso (menos profundo) é a cobertura da Copa do Mundo. E, não sejamos ingênuos… a Globo está, sim,  irritada por praticamente não ter acesso e assuntos para manter sua audiência interessada pelo Mundial (e grande parte disso é creditado ao Dunga, que não abre treinos, não deixa ninguém dar entrevista e até proibir que a família dos jogadores fosse para a África do Sul ele proibiu).

Mas o que vimos esses dias é, uma vez mais, a vitória da falta de educação. Deixando de lado todas as outras condutas inaceitáveis de alguém público como o Dunga (coisas como socar a mesa da coletiva, xingar torcedores brasileiros quando o Brasil faz um gol, etc), são inadmissíveis duas coisas que vimos ontem:

1. Ao final do jogo, Dunga em sua “explosão de comemoração” gritou o Drogba e soltou um belo de um “filho da puta!. Oi? Alguém POR FAVOR me explica o que foi o que excelente jogador marfinense fez além de jogar futebol? Porque eu, sinceramente, não vi! (nesse vídeo não dá pra ver direito, mas na programação da SporTV ele já tinha sido mostrado e fica claro. Inclusive, o André Rizek – que eu costumo criticar – foi muito bem e taxou como inaceitável a atitude do técnico)

Isso é baixo! Isso é ridículo! Isso é um absurdo!!! Um treinador que VENCEU xingando o jogador adversário porque ele é bom?! É isso?! Porque ele fez um gol em cima de uma falha do CRAQUE Felipe Melo?! Inadmissível.

2. Dunga abrindo todo seu amplo e belo vocabulário durante a coletiva, ao xingar o global Alex Escobar. Isso tudo em uma entrevista internacional, sendo transmitida para dezenas de países. E eis que a FIFA pode dá um “sacode” nele. Seria bom, viu? Nossa, eu acharia sensacional. Se ele é tão superior assim ao resto, o que será que ele vai dizer? “Ei, FIFA, vtnc você também!”. Claro, seus argumentos básicos.

A Globo se fez de coitadinha na história, disse no Fantástico que só “quer fazer um bom jornalismo”. Mas nada disso dá razão a esse trouxa que se acha o dono do mundo, da verdade, da seleção e dos nossos ouvidos. Ele vive em pé de guerra com a imprensa, sendo que – vale destaque – esse é o papel do jornalismo esportivo! Analisar, criticar, apontar o que parece dar certo ou não. E quando a imprensa diz o que nós estamos querendo dizer, eu me sinto tão ofendida quanto o jornalista que foi xingado.

Outro ponto que merece ser dito: nunca vi nenhum jornalista xingando o treinador. Já o contrário… E é tosco como o Brasil, de repente, passa a tomar as dores de Dunga. E sinto, então, a inversão de valores já debatida nesse blog. Ele tem razão de xingar quem ele quiser, de ser grosso conforme seu interesse, de fazer o Brasil inteiro passar esse papelão? E a reação brasileira: “Cala boca Tadeu Schmidt”. Claro. Faz todo o sentido, afinal, coitadinho do injustiçado Dunga. ¬¬

E digo algo de coração… quando eu vejo esse tipo de coisa, eu tenho raiva. Tenho vontade de torcer para que o Brasil não vença, porque é premiar esse babaca, é deixá-lo ainda mais superior ao mundo. Mas, então, ainda é o Brasil. E eu não consigo. Mas que fique dito: se perdermos, será bom pra deixar o ego desse aí onde ele deve estar. Quem sabe até ensinar um pouco de educação a ele.

Seu estilo chega aos seus maravilhosos jogadores. Ou alguém já esqueceu do bate-boca Felipe Melo x PVC? Tenho a impressão de que o Dunga incentiva essa posição de “todos nos odeiam, vamos mostrar pra todo mundo como somos os melhores!”. Acho que isso é mais especial com o Felipe Melo, o Dunga da vez. Pouco talento, língua afiada e bate fácil. Dizem por aí que nem mesmo a comissão técnica aguenta o treinador. Alguém pode culpá-los?!

Mas que fique bem claro: o Dunga é uma pessoa como qualquer outra. Assim sendo, ele tem seus defeitos e virtudes (ainda não sei quais são, mas deve ter). Ele tem o direito – embora isso seja tosco – de se descontrolar e colocar a boca no mundo. Mas que ninguém se esqueça, Dunga na África do Sul é porta-voz de todo o Brasil. Portanto, colega, comece a agir com a educação que alguém te deu ou então se vira e lembre-se do bom e velho “se não tem nada de importante a dizer, fique calado”.

Porque quando você abre a boca, Dunga, é um país que está falando por você. Então, POR FAVOR, se ser educado está muito longe da sua capacidade, seja ao menos indiferente. (Confesso que eu tenho vergonha quando ele fala alguma coisa. Me dá até saudades das metáforas do nosso presidente.)

Cala a boca, Dunga. Por favor.

Ah, meu Brasil... você já esteve melhor representado.

***Ele já brigou com a ESPN, agora com a Globo. SporTV está no caminho e, em breve, só a Band vai se preocupar em cobrir a Seleção.

Links relacionados:

Dunga x Alex Escobar por um jornalista que estava lá (ESPN)

Posts relacionados:

Brasil brasileiro?
Ignorance is bliss

Publicado por: Lê Scalia

31 comentários sobre “Ser grosso é a regra

  1. Pois é… como eu não tenho blog, fiquei descontando minha irritação via twitter.

    Foi absurdamente vergonhoso o que o Dunga fez com o Escobar e com a mídia em geral, mas principalmente com o Drogba. O que ele fez???

    Ridículo,extremamente ridículo. Merece ser punido pela FIFA.

  2. Muito bom!
    Até tinha escrito no Twitter: se o Dunga é grosso, estúpido, mal educado, o problema é dele. Mas lá ele representa a Seleção Brasileira, o Brasil, os brasileiros, e aí vira um problema NOSSO.
    Ta faltando profissionalismo e bom senso.
    É uma VERGONHA ter alguém ignorante desse jeito representando a gente.

  3. Bom, eu nem preciso dizer que concordo com TUDO! Já fiquei muito nervosa hj com esse espetáculo à parte do Dunga! É simplesmente INADMISSÍVEL o comportamento dele na coletiva. Isso sem comentar a ESTUPIDEZ que foi ele xingar o Drogba! O Dunga é um tosco, uma besta, um IDIOTA e só está confirmando antipatia que eu achava que ele tinha. É uma vergonha que ele seja nosso treinador e fazer essa ceninha na copa da África da Sul.

  4. Ah, vale destaque este twitt do Tiago Leifert:

    TiagoLeifert

    A @centraldacopa é lugar de bom humor e informação. Lá, só cabem bom humor e informação. É isso. Não cabe ódio nem teorias da conspiração

    amei o “teorias da conspiração” UAHUAHAUHAUHAAUHAUHAUHAUAHUAHA

  5. É por isso que vivo planejando fazer um blog =)

    Ainda mais depois de ontem, quando disseram que eu só reclamo no twitter hauahauahua

  6. Boa tarde,

    Sempre leio esse blog mas dessa vez devo dizer que discordo “EM PARTE” da sua opnião. (Claro vc não está aq para alegrar ngm).
    Veja em meu ponto de vista, ele é pago para ser “TECNICO”, ou seja, ele é pago para “Ele é pago para GANHAR o jogo”.
    Em meu ponto de vista ele ganhando o jogo, pode chingar,chora,chuta,soca a parede enfim “soltar a franga” do jeito dele la. Pq no fim ele compriu com a prof. dele, fez valer “o salario dele”. Claro ele chingando ele mostra que é um babaca mas até ai 99% dos brasileiros são assim (não so nesse ponto de vista se vc qser eu faço uma lista).
    Comparar ele com o marodona, não acho que seja valida pq no pior dos fatos o marodona foi (Se é que não é mais) usuario de drogas, (oq nesse caso ja é totalmente contra o esporte) sempre envolvido com violencia e ainda é argentino (piadas a parte).
    A globo manipula sim esses 99% da população que não tem um pingo de cultura e nem opnião propria (as mesmas que preferem a novela ao jornal). Claro a imprensa esta la para criticar mas não ao ponto de falar igual o datena ( Que colocou a nome do dunga na boca do sapo em rede nacional, trocando as palavras fez uma “macumba”).. Claro que o datena não é exemplo de jornalista (ele é jornalista ou so um “babaca” ?).
    Bom quero frisar que não estou criticando a pessoa que escreveu esse post. Apenas estou mostrando uma opnião.

    Agradeço a atenção.

    1. Olá, Caio Bom, em primeiro lugar, obrigada por deixar seu comentário! 😀
      Eu só vou destacar um ponto do seu comentário, sobre a manipulação da Globo.
      Essa visão de que os meios de comunicação de massa são manipuladores é uma visão bem antiga das teorias de comunicação. Que teve seu auge principalmente quando surgiu a televisão. Hoje, nós sabemos que a influência dos meios de comunicação não se da, e nem nunca se deu, dessa maneira. O indivíduo tem sua estrutura de personalidade, suas crenças, sua cultura, seus conhecimentos prévios, enfim, todo um contexto que “filtra” as mensagens da mídia. Além disso, as pessoas são muito mais influenciadas por outras pessoas do que pela TV. É sim uma visão muito ingênua colocar o indivíduo como um “coitadinho”. E estou falando aqui de todas as classes sociais. Pesquisas recentes mostram, por exemplo, sobre como a classe C tem crescido no Brasil e está quase totalmente conectada à Internet. Bem, se eles estão conectados à Internet certamente estão tb na TV, no rádio etc. As pessoas têm opiniões próprias sim, é um grande erro pensar que a mídia faz o que quer com a população. Além disso, não vamos esquecer que a Comunicação tb é feita por pessoas, muitas pessoas. Criticar “a mídia” é colocar a culpa em um monstro invisível… será que as pessoas sabem realmente o que elas estão criticando?

    2. Oi, Caio
      Concordo que grande parcela da população é assim. Até aí, ninguém tem o direito de sair xingando por aí só porque é um bom profissional (e eu tenho lá minhas dúvidas sobre o trabalho do Dunga, embora não questione seus resultados). Por isso, é sim condenável a atitude dele. Porque respeito e educação é uma obrigação de cada um, mesmo que não seja recíproco.
      É absurda também a atitude do Datena, mas tanto um quanto o outro estão errados, já que um erro não justifica outro.
      Futebol já é um meio ‘complicado’, e se cada um puder fazer o que quiser onde vai parar? E assim como critico o Dunga, acho que o Muricy (esse sim, excelente profissional) tbm está errado qnd perde e sai dando patada em todo mundo. As coisas não funcionam assim, e isso é imaturidade.
      No caso do Dunga, só acho que vai além.
      E jogue pedras… mas eu gosto mais da novela do que do jornal, hahaha. É uma opção, eu sei o noticiário é necessário.
      Mas obrigada por comentar, e, principalmente, por fazê-lo com educação. O Dunga bem que poderia pegar o exemplo ;]

  7. E sabe o que é foda? Eu ia comentar isso no post mas esqueci, a Lú me lembrou… todo técnico da seleção é criticado/contestado. Ninguém nunca baixou o nível. Mas se a “baixeza” tá na pessoa, fazer o quê né?

  8. Eu acho que a conduta do Dunga foi errada. Ele deveria se retratar por conta disso. Falar palavrões em uma coletiva de imprensa pega muito mal. Ele tem q controlar os nervos (fazer bototerapia, acupuntura, coisa desse tipo). Mas isso ñ quer dizer q vou tomar as dores da rede Grobo! Nem a pau!! A Globo está louca da vida pq ela ñ tem mais o privilégio de transmitir informações sobre a seleção brasileira por conta dos treinos fechados e outros impedimentos postos pelo Dunga para resguardar a seleção. Por isso tá implicando feio com o Dunga. É claro que ñ justifica a agressão verbal gratuita do Dunga ao Jornalista da Globo. Mas o q realmente irritou foi a reportagem sensacionalista que o “Fantastico” fez, dando a entender q o Dunga era um fdp e q os jornalistas eram vitimas. Nessa máteria a Globo mostrou só o Dunga xingando, mas ñ mostrou o revide do Jornalista que balançava a cabeça de um lado pro outro em sentido de reprovação enquanto o Dunga respondia uma pergunta. Aí o Dunga mandou: “Algum problema?” Depois o o tal Alex Escobar soltou: Num tô nem olhando pra vc Dunga. Aí o Dunga explodiu! É claro q isso ñ justifica os palavrões, mas de santo esses jornalistas da Globo tb ñ tem nada! O problema é q isso pode prejudicar a seleção caso Dunga seja punido pela FIFA.
    Dunga.. vá fazer yoga pra desestressar e pare de dar bola para o q esses jornalistas falam.

    1. Oi, concordo que a Globo está irritada. Até dissemos isso no post. Mas os jornalistas da Globo não são diferentes de todos os outros… e não se esqueça que o Dunga já brigou também com a ESPN e tantas outras pessoas.
      A emissora se fez de vítima, mas todo mundo percebeu. Agora, achar que o cara faltou com respeito com o Dunga tbm já é demais. Até porque, o próprio Alex Escobar já parou de falar nisso.
      O Dunga não é tão provocado como parece ser. Ele explode com qualquer coisa, é descontrolado. Pelo menos é essa a imagem que ele passa.
      Enfim, agradecemos o comentário.
      :]

  9. Alguém manda o Dunga xingar mto no twitter, sério.

    (Acho que eu me matava de rir se algum jornalista dissesse isso pra ele hahaha.)

  10. Eu gostaria que as pessoas lessem tudo antes de darem sua opinião… mais ainda, eu gostaria que teoria da comunicação caísse no vestibular!!!! pqp!

  11. Sabe, eu acho q ele tem o direito de dizer qdo ele quer ou não a imprensa por perto nos treinos. Mas uma entrevista coletiva é para ele ser “entrevistado” e ele é entrevistado com respeito, nunca vi nenhum reporter chama-lo de burro, ou outra coisa. Perguntas supérfluas sempre irá ter, não tem jeito. Mas já que ele não quer a imprensa tão perto, que pelo menos nas coletivas, fale certo, fale com respeito. É aquele velho ditado “é dando que se recebe” se ele quer respeito que respeite tbm. E outra, as pessoas q dizem q a Globo é manipuladora etc, aposto q elas ainda assistem os jogos pela emissora, assistem o Fantástico, os jornais, a novelinha de todos os santos dias, se tanta gente é contra a Globo assim pq a audiência dela nos jogos não caiu? Pegue o controle e mude, o jornalismo na tv aberta está compatível ou digamos até superior ao da Globo, vai acompanhar a copa na Band, que aliás, está fazendo uma ótima cobertura da Copa, Denilson e Vampeta num mesmo programa é impagável, é melhor ouvir as besteiras deles do que as frases de efeito da globo.
    Mas isto é tipico dos brasileiros “se acomodar com o que incomoda” é ruim, reclama, mas continua lá, igual mulher de bandido.
    E ah, eu acho digno ele não dar moral para Globo e tratar todas as emissoras igual, porém, que faça isso com respeito. O Escobar é um profissional assim como o Tadeu, e assim como o Dunga e os outros de outras midías tbm são, ambos estão trabalhando e defendendo a sua “camisa”. Respeito e um pouco de boa vontade é bom e todo mundo gosta, não é?

  12. Indignado com oa atos do poder público ninguém fica… é isso aí. O importante pelo jeito “é xingar muito no Twitter”.

    A pessoa dá parabéns à outra pq “mandou bem no Twitter”. Mandar bem pelo social, pela comunidade, por idéias bacanas ninguém quer né?

    E como disse o cara do blog (que está certo no seu post – o que não precisa é povo fazer disso o centro da vida) eu podia estar matando, mas estou aqui reclamando.

    Já que o que eu faço aqui pela comunidade não parece ser tão importante quanto mandar bem no Twitter.

  13. Faz pouco tempo que descobri o blog de vocês e tô curtindo bastante.

    Sobre esse assunto, sou a favor do Dunga.

    Desde que ele entrou na seleção ele foi alvo dos jornalista, que sempre querem tentar desmerecer o trabalho do cara. A maioria das críticas que ele recebe são injustas, afinal, ele tem um trabalho excelente como técnico da seleção, fazendo coisas que há muito não se via, como o Brasil ganhar dos hermanos lá na Argentina.

    Ele tá dando o troco, de uma maneira nada educada, mas pelo menos mostra que é um cara corajoso pra enfrentar o corporativismo dessa profissão.

    O que eu não suporto, e isso não é apenas no caso do Dunga, é que a imprensa vive criticando os jogadores e muitas vezes de forma bem ofensiva, mas quando ela é criticada é feito um rebuliço enorme.

    Para finalizar sobre o Dunga, eu entendo o teu argumento e dos outros que estão contra ele, tranquilo! Só que no meu caso, um dos poucos motivos que me fazem torcer para o Brasil nessa copa é o próprio Dunga. Vai entender.

    Bjs.

  14. Nooossa hahahaha, vai entender né!
    Eu mesma critico o Dunga sempre… por várias razoes, mas em especial, pq eu nao suporto arrogancia e falta de educacao. Pra mim, nao ha argumento que justifique a atitude do Dunga… e pra mim ele nao eh corajoso e sim o contrario. Ele usa sua posicao pra sair falando o que quer…
    E quanto ao trabalho dele, a minha questao eh sobre o futebol sem cara de Brasil. Aquele futebol chato, retranqueiro e com 50 volantes.
    Mas vejo mais torcedores o criticando do que a imprensa em si, e até por isso eu nao acho justa a reacao dele.
    Mas, de qq forma, entendo seu comentário haha, embora nao concorde com ele 😛
    Vai entender! Hahaha.. brigada por comentar, Bruno!
    Beijos 🙂

  15. É por essas e outras que não assisto jogos de futebol, nem mesmo durante a Copa.
    Eu não fico estressada, não fico roendo minhas lindas unhas, não fico pulando e berrando para atrabalhar os vizinhos (essa foi para vc @Jéssica_Neves!) e não fico brava com ninguém.

    Apesar disso, sei o que está acontecendo lá na África do Sul e quer saber de uma coisa? Não sei por quê tanto “nhenhenhê” pra cima do Dunga. Dá um gelo nele e pronto! Quando ele perceber que não é mais o centro das atenções pode ser que se comporte… ou saia xingando todo mundo. ahhahaha

    PS: e desde quando corneta passou a se chamar vuvuzela??

    1. auhauahauhauhauahauhau
      Boa. Rê!

      “e desde quando corneta chama vuvuzela??”

      hahahahaha
      mas eu confesso que vuvuzela é um nome mais buni! uhauhauahauhau

      1. A primeira vez que ouvi a palavra “vuvuzela” eu pensei que fosse algo tipo muvuca ou vuco-vuco, uma algazarra geral. hahahahaha

        Até que não estava totalmente fora do contexto =)

  16. hauahauah poisé Renata… meu vizinho ninguém merece… e não é só em tempos de Copa. Juro que quero me mudar kkkk

    Mas então, Lu… escreverei mais vezes sim! hehehe

    Mas falando em reclamar… já deu o q tinha que dar essa história né… nao aguento mais esse povo falando desse dia sem globo e o escambau… copa é pra se divertir, galereee… vamos assistir ao jogo e ser feliz!

Deixe um comentário

