A cara da Copa

Em ritmo de Copa, hoje,  os trending topics do Brasil anunciavam a tragédia através do twitter(/drama): logomarca e Corel Draw. Pois é. #Tenso.

Fui, temerosa, saber do que se tratava. Nada mais, nada menos que o lançamento da logo da Copa 2014. Demorou um pouquinho até eu me tocar que a Copa 2014 também pode ser conhecida como a Copa do BRASIL!

Sim, já foi lançada a logomarca que irá representar a Copa no nosso país e ela é um tanto quanto discutível. Pra ser sincera, eu não sei o que eu achei. Abri a imagem esperando algo tão ruim que não defini a minha sensação.

Como um blog de estudantes de publicidade, vale destacar a importância de uma logo. É a primeira impressão, é o que vai “representar” a Copa durante esses 4 anos. Mas não nos enganemos, não é a logo que vai decidir o sucesso ou o fracasso da nossa Copa.

Antes de mais debates, a polêmica logomarca:

Embora eu ache que ela poderia ser diferente, não sei se desgostei. Achei que ela tem um “quê” de Brasil. E conta com o verde e amarelo, interessante. Mas não sei se é só impressão minha, mas se a Tarsila do Amaral fosse viva eu muito diria que foi ela quem desenhou. (Abaporu?!)

Ainda assim, acho que poderia ser diferente. Não sei como, mas poderia. Acho que as duas logos esportivas recentes do Brasil tiveram mais sucesso. Aos que têm memória curta:

Pan do Rio, 2007

E para os de memória mais curta ainda, haha:

Olimpíadas do Rio, 2016

Pessoalmente, gosto mais dessa última, a das Olimpíadas. Mas acho que como expressão artística, a logo da Copa tem seu valor. O problema foi o time escolhido para definir a logo campeã: o presidente da CBF, Ricardo Teixeira (um safado), o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke (ok), o arquiteto Oscar Niemeyer (muito ok), o “escritor” Paulo Coelho (oi?), a cantora Ivete Sangalo (se fosse símbolo pro Carnaval eu entendia), a modelo Gisele Bündchen (o mesmo vale pra símbolo do SPFW, mas pelo menos entende de moda..?) e o designer Hans Donner (ok!).

Assim, custa deixar o povo votar? Deixa o timão aí escolher algumas e o povo vota. Ou então, o povo escolhe algumas e os ‘experts’ escolhem a favorita deles. Pelo menos não haveria tanta razão pras reclamações. E o Corel Draw poderia descansar em paz.

E se você não tem ideia se a logo é pertinente ou não para uma Copa do Mundo, ficam aqui algumas das logos dos mundiais FIFA.

África do Sul, 2010
Alemanha, 2006
Japão/Coreia, 2002
França, 1998
EUA, 1994
Itália, 1990

(E já chega, porque nas Copas anteriores eu nem nascida era!)

Enfim, e aí, o que você achou?!

Eu achei essa pela internet e acho que me agradou mais, a princípio.

Logo "alternativa"

Links relacionados:

Evolução dos cartazes, mascotes e logos da Copa. (Muito legal)

Posts relacionados:

Brasil brasileiro?
Rio 2016

Publicado por: Lê Scalia

Anúncios

26 comentários sobre “A cara da Copa

  1. TOTAL movimento antropofágico essa logo, ahuAHuhAUhAUhaUha! Também pensei a mesma coisa quando vi!

    Mas não tá ruim… Tem uma cara de Brasil sim… Mas eu sinto que falta algo, hehehe!

    Beijinhos!

  2. tpo, o único expert mesmo é o Hans Donner, certo? Ivete Sangalo? Sério, eu sou suspeita pq não gosto dela… mas vamos combinar né! Gisele e Paulo, nem se fala… sério… eu não sabia disso… agora fiquei muito revoltada! Como colocam o Paulo Coelho pra “representar” o povo?????? E a Gisele? aff
    mas enfim… não curti essa logo… e tb não entendi pq foi uma agência francesa que fez… e isso tá a cara do Chico Xavier…. hahaha pior, isso parece uma gosma verde e amarela hauhauaha tá gente, to de mau humor….

    mas enfim… aí tu olha pra do pan e das olimpíadas e estão ótimas! dá vontade de jogar a da copa no lixo…

    pra mim, essa logo tá tão boa quanto os preparativos pra Copa…

  3. antes q comentem pq eu não comentei o Oscar… tpo, tá bom que arquiteto tem não só qualificação mas também habilitação pra trabalhar com comunicação visual… mas meu… deixa o Oscar em paz… tudo que surge no Brasil tem que ter ele… tpo, forever… meu, dá lugar pros novos e excelentes arquitetos que tem no país, deixa o velhinho descansar… senão o Brasil vai virar uma extensão de Brasília, com curvas pra todos os lados… já deu pra ele… daqui a pouco só me falta “Oscar pra presidente”… ou talvez vire santo quando morrer ¬¬ se morrer…

    #revolta

      1. “Logomarca” é gíria usada por publicitários e marketeiros (caso deste blog). Quem entende mesmo de criar identidades visuais, os designers gráficos, chamam de logotipo. Mas vá lá, dê a sua versão da história.

      2. Felipe, no final das contas a comunicação acontece, designers e publicitários se entendem, e o mundo anda. Ou vc não entendeu que logomarca e logotipo são a mesma coisa?

  4. nó, bati o olho e lembrei do movimento antropofágico. na hora! deixa eu ver se entendi: chico psicografou tarsila pra criar esta logo, foi isso? e quem psicografou chico entao? haha.

    ps: achei bem tosca esta “logo alternativa” aí.
    bem “pego a logo da africa com a bandeira do brasil, bato no liquidificador e pinto de verde amarelo”

      1. Ô ti hahaha nda a ver a logo alternativa e a da África hahahahaha soh a barrinha ali da fifa!

  5. Não vou entrar na discussão logoqualquercoisa, já deu o que tinha que dar. O importante é que todos entenderam a mensagem.

    Outra discussão que não deveria acontecer é sobre o logo da Copa de 2014. Pra que tanto stress, se o mundo vai acabar em 2012?!! HAHAHHAAHAHAH
    Brincadeirinha para discontrair.

    A primeira coisa que me lembrei quando vi esse logo foi na “árvore” da Editora Abril, mas com os galhos superiores “dobrados”.
    Depois “vi” (parece aqueles testes de visão) algumas mãos se juntando para formar uma bola e no conjunto todo ficar no formato da Taça. Meio estranho, meio assustador (acho que vou sonhar com essa mão amarela, tipo, saindo de baixo da cama…), acho que não gostei.
    Gostaria de ver quais logos foram descartados pelos “especialistas”, deveria ter alguma coisa mais bonita ou interessante.

    O logo da África do Sul está perfeito, com um homem representando a maioria étnica e a figura do continente ao fundo. Perfeito, assim como o cartaz.

    Sobre a logo alternativa tenho que concordar com o Tiago, bem copieba mesmo.

    Aqui tem espaço para os mascotes?
    Leão africano com cara de anime japonês?? #fail

    Das copas que me lembro a que ficou gravado em minha memória foi a do México’86. Uma marca de chicletes vinha com umas figurinhas “transfers” e a porta do meu guarda-roupas ainda tá cheio! São algumas lembranças da minha infância que faço questão de ter.
    Os “transfers” estão lá, ao lado do logo do Rock in Rio e do tigre do chocolate Surpresa.

    bjoks

  6. Quem tbm opiniou foi Ivete Sangalo, Paulo Coelho e Gisele Bündchen? E logo semelhante ao Chico Xavier? Isso sim q eu chamo de sobrenatural. eu hein.

    Mas o melhor de tudo, eu sabia q essa logo me lembrava algo, me trazia uma certa nostalgia… Eis que leio Tarsila do Amaral! HUSHAHSAU e achei o motivo da minha nostalgia. Thanks Lê.

  7. Tarcila é mestre. Meu nome foi homenagem a ela.
    Achei bem bacana a logo, bonita, simples, passa a brasilidade, fluida.
    Gostei.
    bjs,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s