Brasil brasileiro?

Algo me intriga: faltam menos de duas semanas para o início da Copa. Obviamente não é isso que me intriga, e sim a impressão de que não estamos tão perto do maior evento futebolístico do mundo.

As promoções estão por toda a parte, vendendo até bolinho com a desculpa de que Brasil, Copa e bolinho têm “tudo a ver”. Isso sem falar das safadinhas que prometem mundos e fundos caso o Brasil seja campeão (isso não seria considerado “mexer” com a superstição do brasileiro?!).

As propagandas temáticas, tanto dos patrocinadores da Copa quanto dos “marginalizados”, também nos lembram, a todo intervalo comercial, de que estamos quase lá.

Vale destacar aqui a minha incompreensão quanto à utilização do Dunga como garoto propaganda de várias marcas. Brahma, Guaraná Antarctica e Vivo: por que raios usar alguém que é odiado por parcela considerável da população para atestar a qualidade de seu produto?

Usar o Dunga, hoje, como garoto propaganda é quase o equivalente a usar o vilão da novela pra dizer que o que você vende é bom. Ou seja: não tem credibilidade. Não tem carisma. Não tem simpatia. Não tem adesão. Não tem sentido.

Ok. Deixemos isso de lado. Voltemos às vésperas da Copa e o clima de não-patriotismo. Uma ou outra bandeira, tímida, na sacada; o calçadão de Curitiba com postes em verde e amarelo; alguns bolões: considerados extremamente otimistas para levar a seleção à final.

O que acontece? Por que nem parece que estamos praticamente em Copa?! Eu tenho uma teoria.

É tudo culpa do Dunga. Parece zoeira, mas é sério. Eu tenho a impressão de que o Dunga conseguiu desanimar os brasileiros. Não estou discutindo a qualidade da seleção convocada, estou discutindo o modo do treinador brasileiro tratar a imprensa e seu próprio  povo e no que isso resultou.

Parece até que o Brasil e a Seleção estão “de mal”. E de onde veio isso? É clichê, mas eu sinto que foi tirado um pouquinho da alegria do futebol e da seleção brasileira. E é justamente isso que nos diferencia do resto.

Ficamos com aquele futebolzinho burocrático, que dá lugar ao medíocre e regular e exclui as grandes estrelas. O Brasil não está acostumado a isso. Nossa seleção sempre esteve em evidência pelo futebol arte, pelas grandes jogadas e pelos grandes jogadores, e não porque nosso volante titular foi escolhido o pior jogador da temporada italiana. Ou porque nossos titulares são reservas em seus times. Ou porque são nervosinhos. Ou porque são imaturos. Ou porque são mascarados. Nunca foi isso.

(PVC detonou o Felipe Melo, hahaha. “Cri, cri, cri”.)

Ninguém consegue agradar todo mundo, mas Dunga e cia. têm conseguido desagradar muita gente.

Pode soar como bobagem, mas eu acho que o Dunga apagou um pouco o brilho do futebol brasileiro. Quem joga pelo conjunto é time pequeno! Quem joga retrancando são nossos adversários! Os números da “Seleção Brasileira de Dunga” (e ele acha que é só dele mesmo) são incontestáveis: Copa América, Copa das Confederações, Classificação em 1º lugar nas eliminatórias.

(Só pra constar, o Brasil fez campanhas semelhantes em 1982 e 1998. Pelo menos, em 1982 jogava bonito. Será que a história vai se repetir?)

Como ainda discutir isso? Como não ter vontade de assistir um time desses? Como não querer torcer por um time desses? Pois é. Como? De uma maneira ou de outra, a CBF conseguiu tornar ‘fosca’ a relação do brasileiro com a seleção. Não bastasse isso, a grosseria/antipatia/arrogância(e)teimosia do Dunga só pioram a situação.

Não estou dizendo aqui que o Brasil não vai ganhar a Copa. Muito menos que vai. Eu particularmente não acho que temos um bom time. Apesar disso, mesmo com essa “seleção meia boca” ainda temos a melhor seleção ou um dos melhores times da Copa. Perderíamos, no entanto, para a Seleção dos Renegados. Mas como ela não estará na África do Sul podemos ficar mais tranquilos.

Fato é que a Copa está aí! E é o Brasil, no fim das contas. Não temos muitos ídolos por lá, mas é Copa! E Brasil! De novo, é indissociável. Assim como o amor do brasileiro pela Seleção. Pode até ficar meio fosquinho, gerar piadinhas e bolões “inversos”, mas continua lá. Não tão firme, mas forte.

Além do quê, é o evento esportivo mais divertido ever. E o que realmente importa é sermos desclassificados depois da Argentina! Contamos com a ‘desconcentração’ (bebida+sexo+churrasco) deles nessa nossa meta sul-africana.

Publicado por: Lê Scalia

Anúncios

14 comentários sobre “Brasil brasileiro?

  1. Primeiramente, concordo… Colocar o Dunga como garoto propaganda de qualquer coisa é burrice!!! A imagem dele já estava negativa desde que assumiu a seleção, depois que revelou a lista de convocados então, pfffff…

    Segundo… Concordo também que o país não está em clima de Copa… Aliás, nem eu… Mas eu culpo um pouco o TFG… Mas o resto da população não tem desculpa, é desânimo mesmo… E é bem provável que seja culpa do Dunga e da atuação medíocre da seleção nos últimos jogos…

    Terceiro… Discordo do tal de PVC aí… O Felipe Melo pode estar no pior momento da carreira dele, mas ele não tem culpa de ter sido chamado… Aposto que ele não pediu, afinal, desde quando o Dunga acata sugestões e pedidos de alguém? O cara tinha era que ter ligado pro Dunga e feito essa pergunta, não pro próprio jogador… Achei extremamente indelicado…

    Mas enfim… Vamos ver se, ao começarem os jogos, o povo anima…

    Beijinhos!

    1. Fia, rachei de você falando do PVC hahahahaha, ‘o tal PVC’ hahahaha. Assim, eu não faria esse tipo de pergunta tbm, mas o PVC é provavelmente o melhor ou um dos melhores jornalistas esportivos do país. E o Felipe Melo é mtooooooooooooo chato, ele merece hahahaha. Ainda assim, eu não faria esse tipo d pergunta…
      meu, c n rachou? Eu racho ‘há controvérsias’ hahaha qm acha q ele jogou bem??? A mãe dele, só se for hahahahaha.
      Mas há msm um desânimo geral.. se pelo menos a seleção fosse ruim e simpática né?
      Mas não, é ruim e CHATA.

      Bjooo milsi 😀

  2. meu, quando encontrei o Dunga no avião, a 1a coisa que pensei foi: “Nossa, ele ainda tem coragem de se misturar no meio do povo! Que coragem!”

    ahuahuahau, sério fiquei perplexa… pq, no momento, ele deve ser a pessoa mais detestada do país… (ainda assim não perdi a oportunidade de tirar um foto hehehe)

    Mas enfim, tb acho que é meio culpa dele.. mas pelas convocações mesmo… pq, afinal de contas, nunca vi um técnico da seleção muito simpático… o Zagallo (é assim q escreve?) era terrível!!! E o Scolari, o Parreira e aquele outro que não lembro o nome tb não eram lá mto sorridentes… então não sei se é bem isso… eu não entendo muito de futebol, mas parece que fui contaminada pelo desânimo geral que surgiu depois da escalação…

    Mas quem sabe quando a copa realmente começar a gente se empolgue…

    1. hahaha o problema é q o desânimo veio de antes. A convocação soh concretizou hahaha.
      Eu ri mto da sua foto com ele, Jé 😛

  3. nop!

    – Jéssica: Dunga, posso tirar uma foto contigo?
    – Dunga: Pode!

    ¬¬

    Se na foto ele não sorriu, imagina antes dela…

    Ah, tenho um bafão pra contar sobre ele, mas tem que ser em off hehe, tenho vergonha de divulgar isso assim, pro Brasil todo ver!
    Mas olha, é mesmo um bafão!!! hauahuah

  4. UAHAUHAUHAUAHUAHAUAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHAUAUHAUAHUAHAUHAUHAUHAUAUAHUAHUAHUAAUHAUAHHUA

    “vc eh jornalista?”
    “vc eh jogador?”

    UAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAAUAHUA

    gente, muito esperto esse pvc!!

  5. Pingback: Biscoitos Sortidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s