Homem de Ferro 2

Homem de Ferro 2 (Iron Man 2)

Esqueça Clark Kent e Peter Parker. O herói do momento é Tony Stark. E olha que ele faz o (melhor) estilo anti-heroi: narcisista, impulsivo e voluntarioso. Então, quando você assiste ao filme, percebe que são exatamente seus defeitos o seu maior charme.

Tony Stark parece ter sido criado com o único intuito de ser interpretado por Robert Downey Jr. É essa a sensação que você tem enquanto vê duas horas de piadinhas afiadas, diálogos excelentes e boas cenas de ação.

Uma sequência que parte de um grande sucesso é, geralmente, uma aposta arriscada. Por quê? Bom, porque a expectativa é sempre alta, e mesmo que o filme mantenha o nível – o que é bem difícil – isso parece não ser o suficiente. No entanto, pra quem não tem compromisso com o Cinema e tem o simples objetivo de se divertir, é bem válido.

Homem de Ferro 2 é exatamente isso. Um ótimo filme, provavelmente um pouco abaixo do nível do primeiro longa, mas, ainda assim, muito legal. Bem melhor do que muitos “originais” por aí.

Porém, uma impressão que fica é a de que o roteiro era bom e poderia render uma história um pouco melhor desenvolvida. Achei que o mote do filme fosse se prender mais à questão da saúde do Tony, mas não.

No final das contas é um filme de ação. Um filme de super-heroi, e talvez esse aspecto não deixe tanto espaço para uma reflexão. Homem-Aranha 3 tentou. E mostrou porque uma “margem de segurança” deve ser mantida na profundidade da estória.

Mas nada disso tira os méritos do filme. Em especial nos diálogos. Homem de Ferro 2 é bem mais engraçado do que o primeiro filme. Tem comentários que realmente te fazem rir, como se assistisse a uma (boa) comédia, e ainda conta com excelentes quotes.

Já a direção me pegou de surpresa. Não sabia que além de atuar, Jon Favreau também dirigia. Na verdade, eu não sabia que o Jon Favreau era o Jon Favreau… e foi também ele quem dirigiu o Homem de Ferro original. O que fica evidente visto que o estilo dos dois filmes é bem fiel.

Quanto ao elenco, ele se resume basicamente a um só ator: Robert Downey Jr. Só. Gwyneth Paltrow ajuda, Don Cheadle entra no lugar de Terrence Howard no papel do Col. James Rhodes e não muda muita coisa, mas não tem jeito: todos os holofotes estão virados para Downey Jr. Scarlett Johansson é quase monossilábica, mas bem também.

Mickey Rourke estava com cara de russo louco. Aliás!!! Vale destaque para o retorno ao Cinema da Guerra Fria. Um vilão soviético. Déjà-vu? Alguém? Voltando ao Rourke, não entendo muito bem a fixação americana por ele, mas isso não vem ao caso.

Os merchans também estão lá. Alguns mais sutis, como os sapatos Christian Louboutin de Pepper Potts, alguns menos: Kodak, e algumas inserções normais, aquelas automobilísticas típicas: Audi e Chrysler.

Resta ainda um gostinho de Vingadores no final do filme, após os créditos. Hulk, Thor, Homem de Ferro e Capitão América sob o comando de Joss Whedon (criador e diretor de Buffy). Acho que vale conferir. Afinal, eu estava pensando… se tivéssemos um filme ao nível de Iron Man 2 pelo menos a cada 2 meses, estaríamos muito bem servidos.

Assim como Jack Sparrow e Johnny Depp. Como Chuck Bartowski e Zachary Levi. Severo Snape e Alan Rickman. É simplesmente impossível imaginar outro ator que ocupasse o lugar de Robert Downey Jr. Certos personagens parecem feitos sob medida. O público agradece.

Mas depois de tudo isso ainda quer uma única razão pela qual vale pagar a entrada? Robert (de novo ele!). E não só para as meninas, não é só porque ele é lindo. Não… não é só para levar as garotas ao cinema. Afinal, assim que o filme acabou, a menina do meu lado falou para o menino: Nossa, como ele é charmoso, né?! E ele: É! Pois é, haha, charme para meninas e meninos.

Mas sério. Não só pelo ‘charme’, mas pela perfeição de Tony Spark para Robert Downey Jr. (Eu fui redundante, eu sei. Mas é para enfatizar a mensagem, haha)

Links relacionados:

Iron Man pela UOL

Posts relacionados:

Stark Expo
Elementar, meu caro Watson

Publicado por: Lê Scalia

8 comentários sobre “Homem de Ferro 2

  1. O post ficou enorme e eu nem falei da batalha final desenvolvida em 2 segundos hahaha. Bom, demorou, veio com uma semana de atraso, mas veio.

  2. Haha, eu ia comentar o que acabei de ler no teu comentario: só não curti a batalha final. Quem faz 5-10min (sou ruim nestas paradas de percepçao de tempo) de batalha /perseguiçao/etc para acabar com uma luta sem muita emoção? Mas beleza…

    Haha, Scarlett Johansson monossilábica? Digamos que ela não estava no filme para falar muito, eu diria Lê. Haha

    E mulher, esqueceu de citar o merchan da ORACLE, que não foi pequeno também…

    Beijão!

    1. siiiim
      tva mto gde hahahaaha
      mas foi meio #fail a batalha final.. o ‘chefão’, haha como diria a Ruti.
      Mas tá susse… n me incomodou tt.
      Ou, qual merchan da oracle? n lembro hahahaha
      bjoooooooo

  3. eu ADOOOORO o Iron Man! adorei o primeiro filme e esperei ansiosamente pelo segundo! Não me decepcionei nem um pouco, achei tão bom quanto o primeiro! só aquela cena do final q eu achei q ele derrotou mto fácil o “chefão”!
    mas o melhor do filme é que é hilário demaais e tem umas quotes muito boas! Robert tá perfeito no papel, claro. É charmoso demais esse homi! Jesuimeabana… e adoro as cenas dele com a Pepper! mto engraçado os dois… e é melhor eu nem começar a comentar cena nenhuma se ñ vou comentar o filme todo! hehehe

    e quando é q sai “Os Vingadores” hein? e o Homem de Ferro 3? já quero!

    1. Disse tuuuuuuuuudo Ruti hahahahahaha
      tbm adoro :]
      E as ironetes? hahahahahaha #ridemais

      Bom, acho que Vingadores só meio do ano que vem.. e mais Iron Man soh pra frente :]
      Bjooo

  4. eu gostei mais do Iron Man 2! Arrisco dizer até que o roteiro é um pouco melhor…. o primeiro filme é meio dividido… tem o tempo que ele fica sequestrado e depois. é claro que essa parte é importante pra mostrar o nascimento do Homem de Ferro, mas a sequencia tem a vantagem de não ter que voltar a isso, e tem a chance de fazer uma história com mais unidade. não sei se foi o caso uahuahauhua o filme parecia o videogame da Marvel (Ultimate Alliance), mas enfim, eu achei o 2 muito mais divertido do que o 1… os diálogos são de alto nível e o personagem está mais lapidado. compreensível, já que é uma sequencia, que o filme tenha “evoluído”. pena que nem todas as sequencias são assim!

    1. Lú, mas eu acho q foi esse o caso!
      Tinham chance de fazer um roteiro melhor e não fizeram hahaha
      Acho o 1 bem mais amarrado…
      Na real, eu gosto mais do 1.. mas os diálogos do dois me conquistaram :]

Deixe um comentário

