Trilha Contemporânea

My Heart Will Go On.

Unchained Melody.

I Will Always Love You.

Pretty Woman.

(I’ve had) The Time of my Life .

É impossível ouvir qualquer uma dessas músicas sem pensar – imediatamente – em Titanic, Ghost, O Guarda-Costas, Uma Linda Mulher e Dirty Dancing respectivamente.

Por isso, se torna dispensável qualquer comentário sobre a importância de uma trilha sonora de impacto. Mas a questão aqui é: as grandes trilhas só se tornam “grandes” depois do filme, certo?

Certo. Até por isso, temos tantos trailers com músicas e não canções (basicamente: música cantada). Só a instrumentação mesmo, para dar  o tom da narrativa. Ou, às vezes, temos a tal trilha, a grande trilha, ali. Mas antes do filme ela não tem tanta moral assim.

Por isso eu tenho achado estranho algo que vem acontecendo. Começou – pra mim – com “Anjos da Vida – Mais Bravos que o Mar” (ou apenas The Guardian). Lançado em 2006, o trailer corria sob os acordes de Snow Patrol. Quase morri. Fui louca ver o filme e qual não foi minha surpresa ao ver que a música, Run, não tocava durante o longa!

Desfizeram dela assim, de boa! Largaram ela lá no trailer. #Decepção. Ok, eu superei. Até aparecer na minha vida “Te Amarei para Sempre” (The Time Traveler’s Wife). #MeSurpreendiNovamente quando vi Eric Bana e Rachel McAdams (super querida!) ao som de Lifehouse. Outro ataque. Outra decepção.

Não sei se é uma coisa pessoal, mas comigo funciona. Se o trailer tem alguma banda ou música que eu goste, a minha vontade de assistir ao filme é maior (muito maior). Mas minha tristeza pelas músicas tocarem só no trailer também é.

Eis que Broken me levou ao cinema. Sério. A música do trailer me levou ao cinema (e se tivesse tocado no filme eu gostaria ainda mais!). E acho isso interessante. Talvez faça com que interajamos com o filme de modo mais imediato, afinal, aquele ‘elo’ – possível através da música – já está ali. Basta um empurrãozinho.

Outros exemplos recentes?

  • “Idas e Vindas do Amor” (Valentine’s Day), Black Eyed Peas: I Gotta a Feeling.
  • “Entre Irmãos” (Brothers), The Fray: Never Say Never.  U2: Bad.*
  • E o ainda inédito, “Querido John (?)”, (Dear John), Snow PatrolSet the Fire to the Third Bar.

Não sei se é ou não uma tendência. Ou se é falta de tempo e colocam ali uma música legal, que encaixe. Mas o fato é que me lembrou bastante trilha de seriados. E acho que deu certo.

Não que possa entrar na minha cabeça que a trilha dos filmes agora seja composta por composições contemporâneas (Lady GaGaPoker Face, em “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”..?) e deixe de lados aquelas músicas que parecem ter sido feitas só para aquela cena.

Mas é interessante. E acaba trazendo alguns fãs pela música. Ou melhor, pelo conjunto. E convenhamos… tem momentos em que nem dá pra fugir disso, né? Black Sabbath: Iron Man, no trailer (e na trilha) de “Homem de Ferro 2”. De arrepiar.

*Merece destaque: “Entre Irmãos” tem 3 músicas do U2 em sua trilha sonora: Bad, Winter (indicada ao Globo de Ouro como Canção Original) e White as Snow (créditos).

Publicado por: Lê Scalia

13 comentários sobre “Trilha Contemporânea

  1. eu AMO trailers! hahahahahaha
    a música faz toda a diferença mesmo… acho que o trailer fica mais emocionante com uma canção né… no clímax assim, aumentam o volume e a pessoa começa a cantar! auauahauhauhau

    o trailer de ironman 2 arrepia demaaaaaaaaaiis!! auhauhauhahauhhau

    1. cara, acho q vai ser legal – buni. Mas aí comparam com The Notebook e fica #fail hahahahahaha.
      Tbm adoro trailers, mas acho desnecessário esse meu comentário né? hahaha

  2. Nem preciso ler até o final do post pra saber que ele foi escrito por ti, Lets! AhuhAUhUAhuAHuHAUha! E ah, sei lá, na minha opinião, a música do trailer não tem que necessariamente estar no filme, porque na coletânea de melhores cenas que é o trailer, ela encaixou bem e tal… Mas às vezes durante as cenas inteiras, não ía ter nada a ver… Sei lá… AHuhAUhuAhuAHuahUHAUAHUhaUha! Mas quem sou eu pra discutir com a maior cinéfila que eu conheço?
    Beijinhos!

    1. SUAUHuhUHSuhAUHShuASHU Fia, você é a ÚNICA pessoa que comenta num blog às 6 e meia da manhã hahahahahahahaha. Eu ri demais aqui!
      Mas entendo seu ponto de vista. E até concordo, a música do trailer não precisa estar no filme, mas como eu gosto DEMAIS dessas músicas, eu queria q estivesse também no filme hahahahaha. Mas é coisa q eu quero, por exemplo hahaha. É coisa mais comum em série.

      E já que você tá toda conhecendo o tx hahahaha me diga, no post “Palhaçada ao Vivo” qual parte fui eu que escrevi? Hahahahaha

      Bjos mana ;]

      1. Fia, não é pelo estilo do texto… É pelo fato de falar de cinema! Bazzinga!
        Beijinhos!

      2. eu imaginei hahahahaha mas n resisti 😛
        eu seeeeeeeeei que sou eu q mais falo d cinema aqui.. e do corinthians hahahaha

  3. Eu adoro trailers e confesso que fico decepcionada qdo alugo um dvd e não vem trailers nele. E com certeza uma musica dá toda a diferença, confesso que já assisti filme por causa da musica q toca no trailer, mas a falta dela no filme, pelo menos até hj nunca foi tipo um motivo de decepção. Até pq a maioria das musicas é para chamar atenção do publico mesmo. E de fato conseguem, né Lê? kkkkk…o/’ a decepção mesmo vem qdo vc assiste o filme e vê que o trailer é melhor do que o filme por inteiro. u.u’ rs’
    Mas uma coisa é fato o Snow Patrol é a banda rei,rainha,lider,presidente sei lá o que mais de trilha sonora, acredito q é dificil encontrar um seriado que nunca tenha tocado uma musica deles. Pelo pouco que eu sei do Snow Patrol, o sucesso mesmo venho dps de tocar chasing cars na SF da 2ªtemporada de Grey’s Anatomy, se eu estiver errada, pardon me. e Viva o Snow Patrol!

    1. hahahahahaha só um comentário rápido antes d comentar direitinho: a trilha de Grey’s Anatomy é geniaaaaaaaal. Mto mto mto boa :]
      (a d Cold Case tbm).

    2. Kaka, de fato.
      Trailers enganam hahahaha e qnd são melhores q o filme, ou têm as melhores partes é mto frustrante!!!!
      Adoooooro trailes hahaha de qq forma.
      E Snow Patrol apavora 😀
      The Fray segue pelo msm caminho nas séries hahaha!

      bjos querida :]

Deixe um comentário

