Cigarros nos anos 60

Se você tem curiosidade de saber como era a Publicidade dos anos 60 nos EUA, a série MAD MEN é um bom começo. Aliás, se você tem curiosidade de saber como era a vida nova-iorquina dos anos 60 também. A série que mostra o dia-a-dia da agência de propaganda fictícia Sterling Cooper tem sido aclamada pela crítica, principalmente pela reprodução praticamente impecável dos anos 60: a cidade, as roupas, o comportamento.

Mas MAD MEN é legal principalmente se você se interessa por Publicidade e Propaganda. No episódio piloto, acompanhamos o diretor de Criação Don Draper bater a cabeça por um anúncio de cigarros. Havia rumores recentes de que o cigarro trazia malefícios à saúde, podendo até causar a morte. Mas a publicidade combateu esses rumores dizendo que não havia nada comprovado e usava até imagens de médicos fumando. Mas aí foi comprovado, e esse argumento não poderia mais ser usado em anúncios de cigarro, estava proibido por lei. E então o problema: o que vamos dizer para vender Lucky Strike? Foi quando surgiu o slogan It’s Toasted!

Estamos falando de uma época em que ninguém imaginava que a propaganda de cigarro fosse um dia proibida. Uma época em que não fumar era proibido, até para mulheres grávidas. Uma época que ainda não aceitava a independência feminina. Uma época moderna, mas com uma cabeça ainda no passado.

Veja agora alguns anúncios antigos de cigarro.

Publicado por Lu

Anúncios

6 comentários sobre “Cigarros nos anos 60

  1. Eu sempre tive curiosidade de assistir Mad Men, mas nunca fui atrás para saber sobre do que se tratava, só sabia que a série se passa nos anos 60.
    Mas o curioso é que antigamente o cigarro era vangloriado mesmo, quem fumava passava a imagem de ser descolado e elegante ou seja de estar na crista da onda rs’. Hj quem fuma, fuma pq quer, não dá mais para dizer que foi influênciado pela mídia, acho que nem mesmo por pessoas afinal é proibido fumar na maioria dos lugares hj, se quiser fumar só na rua, na chuva, no frio, correndo o risco de ser assaltado hahah tá cada vez mais dificil para uma pessoa ser fumante, ainda bem! 😉

    1. Kaka, Mad Men chega a dar raaaaiva! uahauhauhauha é muita hipocrisia pra uma década só! hahahahaha cigarro em uma mão, whisky na outra; as secretárias são TODAS biscates e todos os homens traem suas mulheres, que são donas de casa perfeitinhas. uahuahauhauahauhauahau

  2. Vcs não tem ideia dos comerciais de cigarro que eu lembro da minha infância. Brincar de “stop” comigo seria covardia nesse quesito. huahuahuahuaha

    Os comerciais que mais me marcaram foram
    – Vila Rica: para quem gosta de levar vantagem em tudo
    – Carlton: um raro prazer (até hoje)
    – Chanceller: o fino que satisfaz (fez muito sucesso com as donas de casa)
    – Hollywoody: o sucesso

    Os comerciais da Hollywood todo mundo conhece, esportes radicais ao ar livre e muito rock. O garoto propaganda do Chanceller era um gato! (Pedro Aguinaga)
    O da Vila Rica é interessante, mas como eu era muito pequena na época não entendia, a gente só brincava que “ah… vc só quer levar vantagem”.
    O garoto propaganda desse cigarro era o Gerson, da seleção brasileira da década de 70. A “Lei de Gerson”, na qual a pessoa sempre leva vantagem em tudo, originou-se nessa propaganda pelo cigarro ser mais barato que os outros, daí a vantagem.

    Vejam que matéria interssante eu encontrei ao pesquisar sobre o cigarro Vila Rica.
    Diário de Teresópolis 17/12/2007: “Lei de Gerson”: material é leiloado – “Case” da campanha teve o lance mínimo estipulado em 10 mil reais.

    http://www.odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=6862

    bjoks

    PS: é proibido fumar durante a leitura desse post.

    1. nooooooooooossa, Rê! vc lembra de todos os comerciais praticamente! uhauahauhaahauaha
      ow, eu tô começando a formar uma opinião a favor do domínio público de peças publicitárias… principalmente esses cases que fizeram tt sucesso! 10 mil reais por roughs layouts??? eu hein, acha na internet aí! uahauauhauahau

  3. “Blow in her face and she’ll follow you anywhere” foi a mais tri de todas !

    Hahah “Venha para o mundo de Marlboro !” hehe sou mais Free ! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s