Politeísmo das marcas

Será o “neuromarketing” mais uma invenção dos apocalípticos para dizer que as pessoas são controladas pela Publicidade? E as mensagens subliminares, então? Será que vivemos realmente numa caverna como a de Platão??

Tá. Chega de besteira, né? Sinto muito, não sou adepta da Teoria da Conspiração, mas com uma coisa devo concordar: que tem coisa aí, tem. Ou eu não precisaria cursar uma universidade para ser publicitária.

Bem, parece que a Ciência tá fazendo aí umas descobertas bacanas sobre o cérebro humano, e tem gente querendo aplicá-las à Publicidade. Vamos ver como isso se sai.

92% das propagandas que vemos são completamente esquecidas ou ignoradas. Ok, amigo, então preste atenção e não ignore isto: é pra isso que há uma função que se chama Mídia, e uma outra que se chama Planejamento, e uma outra que se chama Pesquisa – para saber onde botar o anúncio do caldo Knorr e onde botar o anúncio do xampu que cresce cabelo.

A escolha de uma marca em favor de outra não é racional. Agora sim, isso é interessante: o doutor Read Montague fez uma experiência em que voluntários foram servidos com Pepsi e Cola-Cola em copinhos brancos, sem saber qual marca estavam bebendo; o resultado da preferênca foi um empate, metade das pessoas escolheu o copinho de Coca e outra metade escolheu o copinho de Pepsi. Já quando as pessoas foram informadas de qual marca estavam consumindo, veja só: 75% preferiu a Coca, o que também provocou um efeito diferente no cérebro, uma manifestação do córtex medial, responsável pelas emoções – e aí está: a escolha de uma marca em favor de outra é uma decisão emocional, e não racional. Há!

“A explicação só viria depois, com uma série de estudos muito mais detalhados – em que vários grupos de cientistas das Universidades de Montreal (Canadá) e Warwick (Inglaterra) testaram 2 mil pessoas. No meio dessa multidão de voluntários, havia um grupo de freiras carmelitas. Pediu-se a elas que se concentrassem, rezassem e pensassem em Deus, e sua atividade cerebral foi gravada. Depois, outro grupo de pessoas foi exposto a imagens comerciais – logo – marcas e fotos de produtos muito legais. Adivinhe o que aconteceu: seu cérebro se acendeu exatamente como o das freiras. ‘A pesquisa provou que, quando somos expostos a marcas como iPod, Ferrari e Guinness temos as mesmas emoções geradas por símbolos religiosos como cruzes, rosários, a Virgem Maria e a Bílbia’, afirma o marqueteiro americano Martin Lindstrom, coordenador do estudo e autor do livro A Lógica do Consumo, que está sendo lançado no Brasil. Biologicamente, pensar numa marca é o mesmo que pensar em Deus. Consumir é o mesmo que rezar. Amém!” (Super Interessante, Edição 268 – ago/2009)

Mais algumas descobertas interessantes – algumas das quais eu desconfio: as pessoas gostam de carros que têm cara de gente; internautas não se irritam com os anúncios inseridos nos vídeos do YouTube; os comerciais têm mais efeito se veiculados pela manhã; as imagens de advertência contra o cigarro provocam, na verdade, vontade de tragar nos fumantes; o apelo sexual em propagandas desvia a atenção para longe do produto/objetivo; e a maior: mensagens subliminares funcionam mesmo.

Esse tem cara de bravo, não tem?? 😛

Posts relacionados:
Eu sou controlado pela Publicidade?
As propagandas da propaganda

Publicado por Lu

Anúncios

6 comentários sobre “Politeísmo das marcas

  1. Muito interessante! Agora acho legal se postassem algo sobre propagandas com mensagens subliminares, hehehe!
    Beijinhos!

    1. é uma boa ideia, mas tem que ver o seguinte: tem coisas que são realmente mensagens subliminares, e tem coisa que é neurose de adeptos da teoria da conspiração. a maioria das coisas que vc acha no google vai ser bestera. tipo, a logo da coca ao contrário forma a palavra “alo diabo” uhauahauhauahauha isso é coisa de gente que não tem o que fazer! uahuahauahau

  2. Concordo! Nem citei isso no meu comentário porque sei que vocês são inteligentes pra cair nessas coisas absurdamente forçadas, ahuAHuhAUhuAHuHAUhuAhuhA! Mas ouvi dizer que o Marlboro, por exemplo, é puuuuuura mensagem subliminar, de verdade!
    Beijinhos!

    1. vou fazer uma pesquisa melhor! uahuahuahau
      já ouviu daquelas daquelas mensagens que colocaram em supermercados, que falavam “eu sou honesto, eu não roubo” (alguma coisa do tipo)?? essas são de verdade e funcionam mesmo, foi comprovado

  3. affe, não terminei de escrever o comentário auauhauhauhau droga

    enfim, foi comprovado que o índice de roubos diminuiu mesmo… queria achar coisas assim, comprovadas que funcionam hehehehehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s