Super série

Você apostaria quase 200 milhões de dólares em uma produção para a TV?

Eu, particularmente, não. Mas foi esse o orçamento utilizado para produzir a nova minissérie de Steven Spielberg e Tom Hanks, “The Pacific”. Filmada entre 2007 e 2008, a série estreou somente ontem na HBO americana.

Para ter uma idéia do quanto esse orçamento é bondoso, Avatar, o filme mais caro – e mais rentável – da história, custou US$ 500 milhões. E olha que considerando que o filme é baseado em efeitos especiais (e bons efeitos) e sem esquecer que uma câmera foi desenvolvida só para filmá-lo tá até razoável esse preço.

(Tenho certeza que a FOX não ligou nem um pouquinho de pagá-lo e arrecadar mais de 2 bilhões nas bilheterias ao redor do mundo.)

Se comparado a filmes mais “modestos”, a diferença chega a surpreender. O ganhador do OSCAR® Hurt Locker, também falando sobre guerras, custou a mixaria de 11 milhões de dólares. E aqui não dá pra falar sobre a bilheteria, bom, porque não foi lá um sucesso.

Mas se você pára pra pensar que The Pacific, é uma série dividida em 10 partes, cada uma de 60 minutos, percebe que o orçamento de cada episódio é de 20 milhões (o que continua sendo muito).

A nova série foi baseada nos livros de dois soldados retratados nesta produção: “With the Old Breed”, de Eugene Sledge, e “Helmet for My Pillow”, de Robert Leckie e promete mostrar também o sofreu “lado inimigo”.

The Pacific
Joseph (Joe) Mazzello como Eugene Sledge

Contando com produtores e roteiristas de Band of Brothers, outro sucesso da HBO, The Pacific promete fazer o mesmo sucesso de público e de crítica da outra.

Mas então, por que não investir 200 milhões na nova aposta de Spielberg? Bom, eu não investiria porque não vejo um retorno suficiente. Mas, eu não sou o Spielberg e não tenho milhões e milhões pra escolher como gastar.

O que me parece é que além de tudo o que cerca as grandes produções de Hollywood, o que prevalece aqui, é a paixão por um tema e a vontade de fazer bem feito. Quem ganha com isso, somos nós, telespectadores.

***

Algumas curiosidades…

  • Não reconheceu o Joe Mazzello da foto? Mas você o conhece. Lembra do garotinho mirradinho do clássico Jurassic Park?! É bem ele. Cresceu bem, né? (Veja outras crianças que fizeram parte da nossa infância na TV, depois de crescidas, aqui.)
  • Tom Hanks causou polêmica quando sugeriu que as guerras atuais dos EUA (Afeganistão, Iraque & afins) se assemelhava à 2ª GM, quando os japoneses eram inimigos por serem diferentes. E aí, qual a polêmica aqui? Só não falou do interesse americano e do petróleo. Imaginem se tivesse falado.

“Na Segunda Guerra Mundial, víamos os japoneses como ‘amarelos com olhos puxados’ que acreditavam em vários deuses. Eles queriam nos matar porque nosso estilo de vida era diferente. E nós, em resposta, quisemos aniquilá-los porque eles eram diferentes. Soa familiar ao que ocorre hoje em dia?” Tom Hanks.

(Eles acham que a Guerra é por quê? Pior cego ainda é aquele que não quer ver.)

Links relacionados:

The Pacific na Folha de São Paulo
O acontecimento televisivo do ano
The Pacific na Wikipedia

Publicado por: Lê Scalia

13 comentários sobre “Super série

  1. uhauahauhuahau
    cara, o tom hanks falou merda hein… caiu no meu conceito… :///

    muuuuuuuuuuito caro!!! uma vez eu li uma entrevista com o Spielberg na Veja, Titanic tinha acabado de fazer sucesso… lembro que ele comentou que era contra esses gastos absurdos de Hollywood… ele falou que Hollywood ia perceber um dia que o verdadeiro Cinema não precisa estar nos cachês absurdos… algo desse tipo… ele disse que se recusava a contratar atores que pediam cachês absurdos de alto! E agora ele me vem com uma minissérie caríssima??? pô!

    mas, por outro lado… quanto custava cada episódio de Friens??? os atores ganhavam milhões por episódio, não era??

    1. Siiim, 1 milhão por episódio. Então custava qse 10 eu acho. Mas as inserções e o preços dos intervalos cobriam o gasto.

  2. joe mazello esta para spilberg como johnny depp para tim burton, entao?

    e pqp, depois do oscar, essa frase ai do tom hanks?
    “Eles queriam nos matar porque nosso estilo de vida era diferente. E nós, em resposta…” = eles que comecaram, só respondemos, com o mesmo erro….

    acho que já falei desculpa parecido nos meus 7 anos… “ela que me bateu primeiro, mae!” WTF!

    1. UHAUhaUHAuahUHAuhaUHAuhauHAUhauHAUhauHAUhaUAHu
      é verdade, Ti!
      meu, o tom hanks, sendo a pessoa pública que é, deveria falar com vergonha da 2ª GM, de Hiroshima!

  3. Gente, eu acho que não foi isso que o Tom Hanks quis dizer. A polêmica, pelo que eu entendi, foi causada por outra razão. Acho que ele deu a entender que a Guerra foi ignorante, foi por intolerância. Não acho que ele esteja acusando ngm de começar. Pelo q eu vi, a polêmica foi por ele comparar os motivos dessa guerra aos da outra. Pq hj ngm admite isso.. ainda acham justa a invasão norte-americana.

    Ao meu ver, eu tinha entendido que o Tom Hanks julgou as duas desnecssárias e intolerantes.
    Vale ler tudo na Folha, pq não foi mesmo isso que eu entendi.

      1. Não achei. Achei só que ele se expressou mal. De verdade, não concordo com vocês nessa, Ti. Acho que o Tom Hanks tem razão de comparar essas guerras, pq todo mundo nos EUA age como se eles estivessem salvando o Afeganistão, o Iraque e etc, e acho que o q ele disse foi que não é bem isso. Foi o que eu entendi do que ele falou. Em momento nenhum eu interpretei como vocês, Ti.. mas posso estar enganada, né.. claro.

  4. Eu acho q vou gostar dessa série. Band of Brothers é muito boa, com uma produção impecável. E séries da HBO são caras (ok, essa exagera), mas são séries que querem ser épicas. E 200 milhões pra eles é susse né, fazer o q… ah, o filme com produção mais cara da história é homem aranha 3… Avatar foi pouco menos. Mas aí entra o dinheiro pra marketing. Por isso avatar chega em 500 milhões…

    1. Homem Aranha 3 é o filme mais caro da história, atrás apenas de Piratas do Caribe 3 e de Superman O Retorno… uhaauhuahau
      olha essa fonte aí Dan, pq Homem Aranha 3 é o pior dos 3 filmes; rolou, no máximo, uma lavagem de dinheiro!
      Esses 200 milhões de The Pacific não estão contando mkt???

    2. Dan, eu tbm fiquei com vontade de ver..! E séries da HBO são fora do comum, mas achei essa DEMAIS hahaha, mto cara e trabalhosa. Vale né? Pra qm tem dinheiro pra gastar hahaha…
      Mas escuta… Homem-Aranha 3 tbm teve mkt hahahahahaha. Todos os sites dão Avatar como o mais caro, e ainda dão Piratas do Caribe na frente de Spider Man.

      1. sei lá, vai ver era levando em conta a inflação…

        falando nisso, se levarmos em conta a inflação e etc, Avatar fica em sétimo ou oitavo lugar no faturamento… Quem ganha é Casablanca, eu acho… Não me lembro direito…

Deixe um comentário

