Como agir em um terremoto?

Para escutar enquanto se lê: canção especial.

A Terra anda um pouco revoltada. Estamos completando dois meses de 2010 e uma série de desastres naturais já aconteceram. Morrem mais de 200.000 em janeiro no Haitias águas despencaram no Brasilem Portugalum iceberg gigante se desprendeu da AntárticaRio de Janeiro está fritando ovo em calçadaa neve está castigando os vários cantos do Estados Unidos, e agora, nosso admirável vizinho Chile treme 8,8 graus richterianos.

Antes e depois: Palácio Nacional, Haiti.
Antes e depois: Palácio Nacional, Haiti.

Na América Central não está nada muito diferente.  Terça-feira, um 5,6 passou pela Guatemala. Quarta-feira, um 6,3apareceu por aqui. Como não estou no país em cima das placas tectônicas mais tranquilas do mundo e,  como qualquer brasileiro, não estou acostumados comum país epiléptico, a idéia de passar por uma labirintite me assusta um pouco.

Ok, felizmente nada grave aconteceu aqui na Costa Rica. O chão não tremeu aqui para mim ainda (um dia o sofá fez de conta que mexeu, mas não conta), mas com o Globo dançando o tchan eu fico pensando como reagiria, caso acontecesse.

É, preciso me preparar. Fui perguntar pro Google: Como agir em um terremoto? E se eu não estiver em casa? E se estiver dirigindo? E se estou andando na rua, tá susse? Ele me respondeu.

Regras básicas de conduta

Não se desespere, fique calmo. Não saia correndo. Proteja a cabeça. Não utilize elevadores, utilize escadas (problema detectado: descer e tentar sair do prédio ou subir e receber menos concreto sobre a cabeça?).

Em locais fechados

Esconda-se embaixo de objetos fortes, como mesas e escrivaninhas. Busque abrigo perto de pilares e vigas de sustentação do local. Afaste-se de aquecedores de água, botijão de gás, fonte de eletricidade, vidraças, estantes e objetos suspensos. Espere o tremor (do chão ou das pernas?) passar para sair. A estrutura do edifício pode ter sido danificado durante o rebolado, então sem dúvida, saia do imóvel após o tremor. Não queira sair do local de carro, as ruas devem estar um caos e você pode prejudicar as ações de resgate.

Dentro do carro

Se você está em perímetro urbano, próximo de muitas construções, abandone seu carro e procure um local mais seguro (até porque o carro limita sua visão). Mas não, não o deixe simplesmente jogado na rua, procure não bloquear passagem, viaturas podem precisar passar. Se está em um local sem edifícios muito altos, dirija até lugares abertos e ligue seu rádio no noticiário. Evite atravessar pontes e viadutos. Cuidado com fios de alta tensão.

Sob os escombros

Acalme-se, de verdade. Preserve o ar que existe ao seu redor. Mantenha o fôlego. Os salvamentos costuma começar uma hora  após o terremoto, então aguarde um pouco antes de gritar ou fazer barulho para chamar atenção. Exatamente, poupe suas energias.

Lembre-se que você precisa pensar em tudo isso em segundos, já que um terremoto não costuma durar mais que dois minutos. Já que o mundo entrou na onda do Rebolation, pregue seus móveis no chão e cole um post-it na geladeira com seu manual de sobrevivência.

Publicado por Tiago Pizzolo

11 comentários sobre “Como agir em um terremoto?

  1. se conseguir, leve seu celular junto com vc… pq se vc ficar preso embaixo de um supermercado, vc pode tentar ligar pra alguém e evitar ficar lá por muitos dias…

    uahuahauhauahau

    Ti, muito bom! Tá preocupado com terremotos?? Eu vi qq coisa que esse terremoto do Chile fez algumas coisas tremerem levemente em São Paulo… bizarro né…

    é… #2012feelings ….. tá feia a coisa gente… ouvi dizer que um terço da população mundial vai ter desaparecido já, até 2010… é totalmente apocalíptico… não estou dizendo que 2012 vai acontecer, mas o que está acontecendo no mundo agora não deixa de ser apocalíptico….

    1. boa, a do celular!
      nao to preocupado preocupado sabe, lu, mas achei melhor me informar…
      sonhei duas vezes com o vulcao arenal entrando em erupcao aqui, entao acho que meu inconsciente esta mais preocupado com isso, heuahuahuah.
      ou estava, vamos ver como ele reage depois do chile…

  2. OOOOOOOOOOOOOLHA, ti
    eu só tiraria o rebolation do post. Sério hahaha é um novo é o tchan. Piorado ainda.

    Boto fé na dica da Lú, serve seu celular. MAS… espere uns dias pra poder voltar as linhas telefônicas hahahahaha.
    E a Terra tá msm um caos. Mas gde dele é culpa nossa, msm que indiretamente. Parece moralista, mas fato é que estamos sofrendo alguns efeitos do que fizemos. Mas tem q ficar msm esperto Ti… fica embaixo de batente de porta! Tbm dá certo, viu? E protege esse rostinho lindo de modelo hahahahaha

    cuidado, viu catarina?!
    ;*

    1. é verdade! li sobre o batente de porta em algum lugar tbm, boa.
      entao, nao to preocupado preocupado, sabe? mas lembro que um menino salvou nao sei quantas pessoas de uma praia no tsunami da indonesia porque sabia alguma coisa sobre o assunto… entao vale ficar atento.
      aqui os prédios tem áreas de “protecao” sísmica, melhor estruturada contra um terremoto. nos prédios que costumo frequentar eu sei onde fica esta area… informacao que pode ajudar.

    2. ah, e embora nao esteja ai pra ver o estrago que o rebolation esta fazendo, já deu pra perceber que é o novo tchan ainda mais cagado.
      coloquei só pra dar uma quebrada no clima ruim ao falar sobre como sobreviver a um terremoto… so pra descontrair, haha

  3. olha o que recebi por email (cortei as partes principais):

    Relato: O primeiro edificio em que entrei foi uma escola no México em 1985 e as crianças, como era de se esperar, estavam debaixo das carteiras, todos mortos e esmagados. Poderiam ter sobrevivido se em lugar de irem para debaixo das carteiras estivessem deitados ou em posição fetal ao lado delas.
    De uma forma mais simples e entendível: Quando um edifício colapsa, o peso do tecto cai sobre os objectos ou móveis, esmagando-os, mas fica um espaço vazio ao lado deles. Este espaço é ao que chamo ‘triângulo de vida’.
    Quanto maior fôr o objecto, quanto mais pesado e forte, menos se vai comprimir. Quanto menos o objecto se comprima com o peso, maior é o espaço vazio ou buraco do mesmo, maior é a possibilidade de que a pessoa que está usando esse espaço vazio não seja magoada. Na próxima vez que veja edifícios
    colapsando num filme, contem os ‘triângulos’ que se formam (ou seja espaços vazios) Estão em todas as partes.

    1. ahn… que tipo de português é esse? tipo, existe?? fiquei na dúvida com o “colapsando”… hahahaha
      vcs sabiam que agora existe a maravilhosa forma verbal “eu negoceio”???
      oh yeah, acordo ortográfico de 2009!

      1. lu, tu conhece minha queda por neologismo, mas nao, nao fui eu que escrevi este texto nao… haha.
        talvez seja obra do google tradutor! ahuhauahhua
        so recebi por email isso ai… e alias depois recebi um outro, como um artigo, metendo o pau nessa teoria. enfim.

      2. uahuahauhauaha
        eu sei que nao foi vc que escreveu esse texto Ti… eu entendi qd vc disse que recebeu por email! :PPP
        hahhahahahahahahaha

  4. Ola,eu sobrevi e estou sobrevivendo as replicas e ao terremoto de Santiago
    Se voce se encontra numa area sismica,deixe preparada uma bolsa com documentos,dinheiro,uma barra de chocolate,e itens pessoais.
    Esteja calmo quando retornem os sismos,e procure usar as escadas…
    Lanterna é um item basico.
    Pos um terremoto,muito chá,pra nao entrar em panico.Alimente-se!
    É uma situacao inesperada,que requer muita estrutura fisica e mental.
    Pense positivo sempre,
    Se proteja,e sempre eleve seus pensamentos A Deus que ele te protegerá.
    Sorte a Todos!

    1. doideira ai no chile, nao?
      pois é, to aqui na costa rica, costuma acontecer alguns fracos terremotos, mas ainda nao passei por nada grave nao.
      valeu por compartilhar a experienca com a gente, solange!
      sorte, saúde e sucesso aí!

Deixe um comentário

