Super bowl: US$ 0,02 dólares por americano

Super Bowl, a grande final do campeonato de futebol americano (NFL), sempre está recheada de grandes campanhas publicitárias. Não poderíamos esperar outra coisa, já que este é, atualmente, o evento de maior audiência nos Estados Unidos. Mais que isso, esta 44ª edição da pelada se tornou o programa de televisão mais visto da história gringa.

Para chegar na casa destes 106,5 milhões de telespectadores, nesta edição, cada anunciante pagou uma bagatela flutuante entre US$ 2,5 e US$ 2,8 milhões de dólares. Parece muito, mas divida de cabeça e perceba que pagaram a pechincha de US$ 0,02 dólares por americano. Este número fica ainda menor se considerarmos os não americanos que também assitiram o jogo, além daqueles que não assistiram, mas buscaram as propagandas na internet.  Ano passado a cabeça de gado estava mais cara: cada anunciante desembolsou US$ 3 milhões por 30 segundos na telinha e “somente” 97,5 milhões de estadosunidenses estavam ligados na NBC (US$ 0,03 dólares por americano).

Quem tem café no bule para pagar em veiculação também tem bolso quente para pagar em produção. Assim nascem spots publicitários muito bons. Assim também nascem spots não tão bem inspirados, mas que talvez muito agradem o gosto americano. Segue minha opinião não gringa sobre os 5 melhores segundos de publicidade do NFL 2010:

5. Dove For Men, “The Journey to Comfort”

4. Coca-Cola, “Sleepwalker”

3. Cars.com, “Timothy Richman”

2. Coca-Cola e Simpsons, “Hard times”

1. Google, “Parisian love”

Veja todos os spots publicitários do XLIV Super Bowl e vote nos seus favoritos aqui.

Publicado por Tiago Pizzolo

6 comentários sobre “Super bowl: US$ 0,02 dólares por americano

  1. como eu tinha dito, foram os comerciais que eu mais gostei! só não tinha visto o do Google, excelente. Ameeeeeeei o do Timothy Richman! uahauhauahauha
    Os da Coca tb são muito bons, principalmente o do Simpsons, ficou até bunitinho né? E o da Dove ficou muito massa tb.

    Engraçado que, quando eu tava nos EUA, eu só vi propagandas legais durante o Super Bowl. O resto era muito trash… tipo a dos irmãos advogados que tinham um escritório que chamava “Brothers in Law”…

    1. é porque eles sao os melhores mesmo!
      pois é, eu tinha estranhado MUITO tu nao ter colocado o do Google na tua lista, huehuahuah. Eu queria colocar o da VW ai no meio tbm, do “fusca azul”, achei ele muito bom tbm. Tem outros que me fizeram rir, mas nada muito fodao nao. E tem o humor americano, sempre, tambem (que eu sou obrigado a rir, huehuahuahu, mas se eu soubesse que fora do brasil, acho que iria achar bizarro)

      haha, quando eu tava lá só lembro daquelas vozes que parecem tudo igual fazendo locucao das propagandas.´eles tem um estilo próprio, um timbre em comum, sei lá… me parecem sempre quase iguais, haha.

      1. aham, tipo as propagandas da galinha né?? “It’s gonna take a lot of eggs”….bem americano esse!

  2. Eu já tava confundindo a World Series com o Super Bowl, ahuAHuhUAHuAHA! Pra mim é tudo a mesma coisa: esporte de americano! E eu estava lá no final da World Series e já ía concordar que esses preços são uma bagatela, NUNCA VI uma cidade tão grande que nem New York mobilizada pra assistir o jogo dos Yankees… Mas o comentário não faz mais sentido porque são campeonatos diferentes, ahuAHuHAUhUAhuAHuHAUha!
    Beijinhos!

    1. huahuahuahuhua, baseball e futebol americano estao quase ali.
      pois é, em 2008 também tava na final do super bowl nos eua.
      tipo, eu trabalhava em um restaurante e no dia do jogo, 1h depois de eu chegar, falaram que eu podia voltar pra casa: nao havia ninguem no restaurante! tudo para no dia do super bowl…

Deixe um comentário

