Lie to me*

A série Lie to Me não é só ficção. A ciência do dr. Cal Lightman é baseada nos estudos do psicólogo Paul Ekman, pioneiro em estudar a relação entre emoções e expressões faciais. Ele descobriu que as expressões de emoções não são culturalmente determinadas, elas são inerentes à raça humana, uma questão mais biológica. Logo, não importa se é brasileiro, muçulmano, judeu ou hindu: suas emoções de raiva, por exemplo, são refletidas exatamente com a mesma expressão facial.

Para saber quando alguém está mentindo, Cal Lightman faz então uma leitura de três fatores que abordam esse problema: as microexpressões, Facial Action Coding System e linguagem corporal. O enredo da série pode ser improvável e irreal, as expressões dos atores podem ser exageradas, mas a gente pode aprender de verdade como detectar um mentiroso.

O olhar

Quando alguém está mentindo, é provável que ele esteja inventando a história na hora. Isso se refletirá nos olhos. A pessoa evita muito contato visual, os olhos vão pra um lado, pro outro. Pode ser que a pessoa esteja apenas desinteressada no assunto, mas se ela desviar o olhar enquanto ela mesmo está falando, é um sinal de mentira. Ou se ela piscar excessivamente.

A fala

Outro sinal de que a pessoa está inventando a mentira na hora são pequenas falhas em suas falas. Normalmente períodos que não se completam, com alguns sons no meio da frase, tipo “ahn…”, “uhm…”, “ah…”, “ééé”. Ela está elaborando uma história, e precisa de algum tempo para isso.

Se ela usa a pergunta para fazer uma resposta, é mentira. Por exemplo: “Você saiu com meu carro?” “Não, eu não saí com seu carro”.

Além disso, um jeito de conferir a história do mentiroso é fazer perguntas sobre ela. Depois, se você fizer as mesmas perguntas de trás pra frente então, é na mosca. Quando a pessoa inventa uma história ela não tem na memória essas ações, por isso não sabe dizê-las de trás pra frente, a não ser que tenha ensaiado, lógico.

Os gestos

Bem, e tem também a velha linguagem corporal. Fique atento a risadas exageradas e forçadas, coçeiras pelo corpo, sobrancelhas levantadas, passar a mão pelos cabelos. Na leitura da linguagem corporal, quando alguém está mordendo ou tensionando os lábios, ou ainda tampando a boca com as mãos ou algum objeto, isso significa que ela não está dizendo algo. Pode ser uma verdade.

Mais algumas dicas nesse vídeo da FOX:

Aprendeu? Está pronto para treinar? Que tal testar seus novos conhecimentos no maior laboratório de estudos psicológicos e antropológicos, o Big Brother Brasil? O vídeo abaixo é da eliminação da Tessália, que me chamou a atenção por ser uma pessoa de gestos, falas e olhares extremamente falsos. Vocês vão observar algumas das coisas que acabei de dizer: mão na boca, olhares desviados… não só da Tessália, claro. Reparem como a Maroca e o Alex piscam rápido. Claro, pode ser só o nervosismo, mas, em outras palavras, pode ser a mentira que eles passam de estar calmos. Enfim, reparei isso quando vi a Tessália dizendo para o Serginho: “Espero que você vá até o fim. De verdade” e desviando seu olhar para o lado ao mesmo tempo. Que feio, Tessália!

Publicado por Lu

17 comentários sobre “Lie to me*

  1. HUAUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUHAU
    Tessália, flor, olha e aprende.
    ahahahahhaa muito boooom, Luuuu!!!
    Usando argumentos de autoridade haahahahahha muito bom!

  2. Minha mãe sempre disse que quando eu tô mentindo eu arregado o olho. Agora quando eu minto pra ela sempre estou de costas. kkkkk

    Vivendo e aprendendo!

    1. hahahahaha, praga de mãe pega… se antes vc n arregalava o olho, tenha certeza q agora arregala hahahaha

      eu sei lá, qnd eu to tensa, msm falando a verdade, eu desvio o olhar.. mas ok né hahahaha

  3. Sabe o problema da tessália?
    ela n tem NADA de verdadeiro… ela parece uma PÉSSIMA atriz estragando um filme. Parece q ela revira o olho por querer.

  4. quando o bal fala, a reacao dela parece mais de decepcao consigo que qualquer outra coisa… deve ter rolado aquele pensamento “onde foi que eu errei, fiz tudo tao certinho”, de certeza.

  5. Eu vi uma microexpressão no rosto de um cara que não sei o nome no segundo 9 ao 10, não assisto BBB então não conheço ninguém, também não sei o que essa expressão significa.

  6. Eu vi uma microexpressão no rosto de um cara que não sei o nome pois não assisto BBB, no segundo 9 pro 10, não sei o que significa mas me pareceu desprezo.

    1. sim, interessante… tb não sei identificar, mas com certeza foi uma microexpressão… cal lightman seria de muita utilidade agora! hehehe!

      obrigada pelo seu comentário, Dante!

  7. ali em cime,quando vc flou na tessália desviando o olhar… mentirosos costumam desviar o olhar qundo lhe fazem uma pergunta sobre certas coisas,eles fazem isso antes d responder,depois costumam manter o olhar fixo na outra pessoa durante toda a conversa,p/ saber se foi descoberto mentindo ou ñ

  8. Quando eu vi a série pra mim quando as pessoas mentem não desviam o olhar para saberem se a outra pessoa acreditou e quando uma pessoa fala a verdade ela revira os olho buscando na memória o fato.

    Foi isso q eu entendi.

  9. Reparem a culpa que a gordinha sente nos 4:39, e depois ela até assume que se sentia culpada mas eu notei antes.. talvez

Deixe um comentário

