Traga seu mapa e sua bússola!

Busão. Este é o transporte preferido mais usual de um treinee no estrangeiro. Para ir para o trabalho, para voltar do trabalho, para conhecer a cidade, para conhecer outras cidades, para visitar outros países, enfim, para sair de um lugar e ir para outro. Depois 15 dias vivendo aqui, acho que este é o tema que posso escrever com mais segurança: as diferenças entre Brasil e Costa Rica no transporte público.

Primeiro, vamos falar de busetas. É, ônibus em espanhol é buseta. Isso significa dizer que pego pelo menos uma buseta por dia aqui na Costa Rica. Pelo menos, porque aqui não existe sistema integrado como em Curitiba e outras cidades, por exemplo. Logo, para ir para Heredia (outra província) de San Pedro* (bairro onde eu vivo), preciso pegar um ônibus até San José e depois agarrar una buseta Herediana, pagando, claro, duas passagens.

* Adendo: deixe-me tentar explicar como funcionam as divisões geográficas aqui: existem as províncias, que são como os nossos estados (vivo na província de San José). Cada província está dividida em cantones, algo como regiões (existem 11 na província de San José, vivo em Monte de Oca). Finalmente, cada região está dividida em bairros (vivo em San Pedro, o bairro universitário daqui). Para mim, é divisão demais para um país um pouco maior que a metade de Santa Catarina.

Aqui não existe um terminal central ou mesmo uma rodoviária. Para viajar entre bairros, entre cantones, entre províncias ou entre países é necessário saber onde fica o “terminal” daquela linha. Ou seja, “terminais” espalhados por todo centro de San José. A passagem de ônibus é muito barata. Pago 200 colones no San José-San Pedro, algo como 75 centavos de real. Todos seguem esta regra, não só os intermunicipais. Cada linha tem sua tarifa, não existe padrão algum. Não existe roleta na entrada, mas sim duas barras que reconhecem quando passamos entre elas. Nunca, mas nunca fique parado entre estas barras! Os motoristas vão te xingar demais e te empurrar para você sair daí (já que para o sensor, é como se existissem mais pessoas entrando). Sou muito mais nossas catracas.

É comum alguém entrar no ônibus para tocar uma música, pedir uma contribuição voluntária e sair. Você com sono voltando do trabalho e o brother com o violão em sua orelha, normal. Tem um doido que sempre vai cantarolando no meu, em breve vou decorar a primeira canção de sua autoria (talvez a única, já que ele só canta esta), “Cara Bonita”.  Ainda, só para te encomodar de vez, sempre tem um doido apressando a galera entrar nos ônibus para San Pedro, berrando igual um doido. Não entendo a necessidade, tem ônibus saindo cada 5 minutos no horário de pico, justamente quando ele está lá.

Ônibus aqui também paga pedágio. Para isso, o busão entra na fila com os carros normais, espera sua vez de ser atendido pelo guichê, abre a janelinha, pega umas moedas do caixa e paga. Existem muitos ônibus, sempre. Logo, é difícil encontrar muitas pessoas em pé no ônibus.

O ônibus que peguei para chegar ao Panamá é muito pior que o que pego para chegar em casa. Mas o mais bizarro é que estes ônibus de longa distância (entre cidades longes ou entre países) possuem duas categorias de lotação: pessoas sentadas e… pessoas em pé! Sim, alguém pode fazer uma viagem de 7h sem um assento adequado. Ainda, nestes ônibus uma bela salsa ou cumbia sempre está tocando, não necessariamente como som ambiente.

Pegar táxi não é muito caro. O problema é que não é muito fácil explicar para onde você está indo, já que… as ruas não tem nome! Como faz então? Eles consideram cada quadra como 100 metros. Logo, você pode viver a 300 metros oeste do cemitério de Alajuela, por exemplo. Correio, como faz? Também não sei, talvez por isso não tenha recebido conta ou propaganda de algum banco ainda.

Enfim, se vier morar na Costa Rica, traga seu mapa e sua bússola!

Publicado por Tiago Pizzolo

Posts relacionados:
Cheguei!
Hasta luego, Brasil!
Não goste de estabilidade

Anúncios

21 comentários sobre “Traga seu mapa e sua bússola!

  1. aaaaaaaai gente!!! que dificuldade!!!! affe!!!!
    não, essa de as ruas não terem nome é o fim… elas não têm número, nada???
    Ti.. se vc nao sabia da buseta, acho bom pesquisar em algum lugar os falsos cognatos uahuahauhauahauhauhaauhauhauhaua pq, nesse caso tudo bem, mas vai que um dia vc comete alguma gafe! uahuahauhauhauahau 😉

  2. uehuahuahua,na verdade eu sabia sim antes de vir, até porque tem o marcelinho que ja tava aqui e comentou e tal… pensei que eles mal falassem buseta (e eles nao falam muito nao, so usam para esta linha mesmo, a herediana) huheuhauhaua.

  3. vc tem onibus, e eu que tenho rickshaw?
    dificil explicar em espanhol se as ruas nao tem nome? pensa entao, explicar em bangla se as ruas nao tem nome?

    saudades pizollo…
    beijo, rafa

    1. rafa, que saudade mulher!
      pois é, como te falei, fico até com vergonha de reclamar da costa rica quando vejo algumas coisas que tu escreve de bangladesh. isso significa que tu vai voltar muito mais resiliente que eu, hueuhauhauhahu.

      sucesso rafa! nao deixe de mandar notícias quentes de bangladesh.

  4. Complicadinho se locomover ai em thiago… e pelo jeito com coisinhas irritantes…eis o choque cultural hehe
    Adorei o report!!! Suerte!

    1. haha, tem que pegar a manha… depois via.
      duas semanas aqui e já me viro tranquilo… acho.
      isso porque moro do ladod e uns pontos de referencia conhecidos… caso contrario, nao saberia dizer a direçao da minha casa nunca.
      hauahuaha
      beijao!

  5. Ahhhhh meu amor,que suadades. Fico toda saudosa lendo seus posts, mas sei que está sendo ótimo por aí. Juro que eu me perderia com todos os esquemas de busetas e ruas sem nome hahahaha
    Tô com saudade, posso visitar?

    Beijogigaimenso

  6. Pegar busetas todos os dias, a gente mando o Tiago pra um lugar bem interessante hauhauhauau
    Saudades suas cara
    continue aproveitando!

    Abraços!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s