Percy Jackson e o ladrão de ideias

A história começa com uma perseguição misteriosa. Sem saber porque está sendo perseguido, o protagonista se aventura em lugares jamais conhecidos, passando por grandes sufocos para chegar a um lugar onde, finalmente, pode ter o descanso e as explicações necessárias. Em seguida, recebe uma missão de estrar na própria morada do inimigo para salvar o mundo ameaçado. Não, não é Senhor dos Anéis, é Percy Jackson e o Ladrão de Raios, livro que inspirou o filme homônimo.

E não foi só em Tolkien que o autor, Rick,  foi buscar inspiração. É simplesmente impossível ler o livro e não ter a sensação inusitada de estar revirando as páginas de Harry Potter. Reparem só: ambos os protagonistas começam suas aventuras com 11 anos, descobrindo um mundo inteiramente novo coexistindo com nossa realidade, sem que os humanos “normais” pudessem imaginar. Como em Hogwarts, Percy procura frequenta uma escola especial, cujos alunos são divididos em … Casas (surpresa!), que mesmo existindo 11, só 4 se destacam. Para aumentar as semelhanças dois personagens dividem a cena com o protagonista principal: um menino trapalhão (Rony??) e uma menina sabe-tudo (Hermione??). Bom, quem nunca roubou uma idéia que atire o primeiro volume de Crepúsculo. Por falar em Crepúsculo, parece que depois dessa febre é impossível achar algum livro novo na livraria que não fale de vampiros…

Talvez o mais incrível de uma obra de fantasia seja realmente isso: mesmo utilizando fórmulas batidas e copiando idéias já maestralmente utilizadas, Percy Jackson e o Ladrão de Raios ainda consegue nos surpreender, entreter e divertir por horas, prendendo-nos na leitura do começo ao fim, e deixando uma sensação inquietante de deja-vu.

Fica o trailer do filme que estreia no Brasil no próximo dia 15/02.

Publicado por: Rodrigo Scalia

Colaborador especial.

15 comentários sobre “Percy Jackson e o ladrão de ideias

  1. aaaaai que legaaal!!!! eu vi o trailer, me deu vontade de ver!!! os livros são legais tb? tipo, harry potter??? queria ler algo que me prendesse a atenção, que nem dan brown e HP… :))))

    obrigada pela participação, Rodrigo!

  2. ai Lê, pq a gente não pensou nisso antes??
    o menino é tipo um hércules?? “meio-sangue”, é isso que significa? ele é um semi-deus?? Lê!!!!!!!!! seria um ótimo personagem pra nossa história!!! com mitologia e tuudooooo!!!!!!!!!!!! que droogaaaa!

  3. li o primeiro capítulo online… a parece legal. bem harry potter, o que é bom, na verdade, já que harry acabou… 😀

  4. uhauahuahuhauha
    sim, muito bom. eu não comentei sobre crepúsculo pq to numa fase de ignorar td q fala sobre crepúsculo… não considero isso cinema e muito menos literatura…

  5. aiii,nada ver gente ;sss
    li o livo e achei tão ;ssssssss
    tipo,é muito infantil,e meio bobo.
    Até pensei,”a ,a pedra filosofal talvez tb seja assim”,mas reli e achei muito melhor e maduro.
    Pra mim esse Percy é feito mais pra crianças,enquanto o harry ja atende a todas as idades.Nem li os outros livros da série,vou ver se o filme me anima pra continuar.

    1. ah, sim, eu imaginei que pudesse ser mais infantil… mas tb… os últimos harry potter foram muito fodas né! uhauahuahauaua alto nível, uma história épica!
      mas a Pedra filosofal tem uma linguagem bem mais infantil, a JK fez a linguagem evoluir junto com a história. ela é uma gênia!!! uahauhuaha
      e concoooordo que a história da pedra filosofal é infinatemente mais profunda (sem nem mesmo conhecer as de percy jackson uhauahauhauha), cheia de referências mitológicas, morais, etc. só que eu sinto falta de uma história assim. cadê a série dos Marotos, logo, JK??? hehehehe

      1. É,um dos motivos de eu pensar em ler as continuações é pra ver se evolui como em Harry Potter.Mas eu acho legal em hp que a JK pegou tudo que ja exitia em mitologia e tals e acrecentou mais informações e outras criauras.
        Agora no Ladrão de Raios,eu não vi grande novidade nessa área,se basearam nessas sagas de semi-deuses e adaptaram para os dias de hj.Talvez esse seja o grande barato do livro,mas eu não achei aquilo tudo não ;p

  6. Mas tenho que adimitir que o amigo do percy é exatamente como imaginei.Contaria porque,mas vcs não leram ainda ,né?

  7. Ah, eu quero ler! Acho que não se compara a Harry, mas é bem pipoca. E num nível mto melhor do que o q se tem ultimamente (#alfineta), hahaha.
    Gente, eu ri demais do post do meu primo… ê família hahahaha.

    Valeu mto, Digo 😀

  8. NOoooh, que legal, axei muito massa os comentários, vlw o apoio galera.
    O pepsme disse tudo, eh bem mais infantil mesmo… mas mesmo assim axei que valeu a pena… vmu ver o que ele apronta nos próximos… Abrass a todos

    1. hahaha, Digo, ainda preciso pegar emprestado com vocêêê!!! Esse, O Conde de Monte Cristo e Os 3 Mosqueteiros… mas vou precisar d um tempo considerável pra ler hahaha!
      bjooo primo :]

Deixe um comentário

