Como funciona o cinema 3D

Você já deve ter assistido a algum filme através de um par de óculos que fazem as criaturas, as pessoas e as explosões saírem da tela. E se você entrou onda, você provavelmente estava na fila este fim de semana para assistir a Avatar, de James Cameron, que é projetado em 3D.

Então, você deve se perguntar: por que mais filmes não são exibidos em 3D? É só um trabalho de pós-produção e um par de óculos estereoscópicos, não é?

Na verdade, a projeção em 3D é muito mais complicada. E cara. Você deve se lembrar de uns óculos 3D antigos, que uma lente era azul e a outra vermelha. Essa tecnologia vem desde 1950. Nesse sistema, as imagens eram projetadas na tela com duas camadas de cores, sobrepostas uma à outra. Quando colocamos esses óculos, cada olho vê uma coisa: a imagem da projeção em vermelho em um olho, e a imagem da projeção em azul no outro olho. O córtex visual combina os pontos de vista para criar a representação de objetos 3D.

Essa técnica pode ter sido impressionante, mas tinha alguns problemas. A separação de cores do filme era muito limitada, e por isso ficava difícil perceber detalhes da cena. Outro problema freqüente eram os fantasmas, que aconteciam quando a imagem que deveria ser exibida em seu olho esquerdo se arrastava para a direita.

Além disso, tem a tela. Para projetar filmes 3D que tenham uma visualização ideal, as salas de cinema precisam ter telas de prata, que, por refletir mais luz, ajuda a manter separados os dois sinais de luzes diferentes. Mas é claro que a maioria das salas não tinha telas de prata, o que prejudicava mais ainda a visualização.

Desde então, a tecnologia 3D percorreu um longo caminho. Os óculos de hoje são geralmente vermelho e ciano, que, quando combinados, podem fazer uso de todas as três cores primárias, resultando na percepção de cores mais realistas.

A projeção mais usada hoje nos cinemas 3D é a RealD, que usa de uma polarização circular – produzida por um filtro na frente do projetor – para projetar o filme em uma tela de prata. Não exige dois projetores que projetem a imagem em cores diferentes. A vantagem da polarização é que você pode se mover mais naturalmente sem perder a percepção 3D da imagem.

O sistema 3D da Dolby, usado em algumas sessões de Avatar, é um pouco diferente. Ele faz uso de uma roda de filtros especiais instalada dentro do projetor na frente de uma lâmpada de 6,5 quilowatts. A roda é dividida em duas partes, cada uma filtra a luz do projetor por diferentes comprimentos de onda para vermelho, verde e azul. A roda gira rapidamente – cerca de três vezes por frame – para não correr o risco de causar convulsões no público… Os óculos que usamos também contêm filtros que separam os comprimentos de onda vermelho, verde e azul para cada olho.

As vantagens desse sistema? Não há necessidade de uma tela de prata, graças à roda que filtra as cores separadamente a à poderosa lâmpada de 6,5 kw bem na frente dela, assegurando uma imagem suficientemente brilhante para uma visualização 3D. Além disso, um mecanismo pode ser ajustado dentro do projetor para mudar o método de projeção da reflexão à refração – cinemas grandes podem alternar o tipo de projeção para filmes 2D ou 3D.

Os contras? Os óculos são caros: 27 dólares cada um, por isso eles são pensados para serem lavados e reutilizados (em vez de reciclados). No total, o sistema 3D da Dolby custa aos cinemas, não incluindo os óculos, aproximadamente 26 mil e 500 dólares.

Traduzido e adaptado de Wired.com

Posts relacionados
Os índios de 2154
Até que enfim, Avatar!
Aquela história da realidade de Avatar…
Cinema 2D, 3D e Avatar

Publicado por Lu

Anúncios

3 comentários sobre “Como funciona o cinema 3D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s