Depois de dois anos, vaza na internet making of de “Lei da Atração”

Mentira. Fui veementemente vetada por duas integrantes do grupo que, como eu, foram alvo do nosso querido editor, Ti. Eu já consigo achar graça, muita. Mas elas ainda não se renderam pelo fato de só aparecermos nós três, e de um jeito bizarro.  Quem sabe daqui mais algum tempo, quando elas esquecerem… Por enquanto, como não temos novidades visuais, vou falar aqui um pouco do que aconteceu até o nosso PUTZ ficar pronto.

Para quem não faz Comunicação Social na UFPR: o PUTZ é um festival de cinema universitário. O que a gente participa, e é tradição entre os alunos do primeiro ano, é o PUTZinho: uma versão reduzida, como o nome sugere, em que participam apenas os filmes produzidos para a disciplina Técnicas Básicas de TV – obrigatória do segundo períododo curso.

Começa o segundo semestre, e todo mundo só pensa nisso. O trabalho da disciplina é o que menos importa, na verdade. O que a gente quer mesmo é fazer alguma coisa legal para o PUTZ. Felizmente – para mim, pelo menos -, a nota é uma conseqüência.

Então, fazer um roteiro. Legal, mas qual é a idéia?

A nossa apareceu assim: eu estava na academia, andando na esteira. Aí me deram uma revista “Nova” para ler. Fui folheando, e comecei a ler uma matéria sobre “Dicas para se dar bem na balada.”. Eu, que ainda não era muito de balada, muito menos habilidosa o suficiente para “se dar bem”, comecei a ler. Com muito boa vontade, confesso. Quem sabe, né..? – Aqui já dá para ir vendo que eu tenho muito de Bebel.

Bom, li. Ri demais, porque até eu sabia que aquelas coisas eram furadas. Mas, tão furadas, tão, tão, tão, que eu tive que dividir com alguém. Na aula de Filosofia eles começaram a ler: Dan, Lê, Lu e Ti. Eu estava na frente deles, como de costume, e só ouvia as risadas. Até que me passam um bilhete, falando que dali deveria sair o nosso PUTZ. Achei o máááximo, claro! Ia ser super engraçado, imagina. Só que quem seria a atriz??? Eu pensei “NÃO, NÃO, NÃO, NÃO E NÃO”, e falei “Ah, tudo bem.”

Sentamos nós 5 e começamos a fazer o roteiro. A primeira dúvida era quanto ao nome da personagem. A Lê sugeriu Bebel. Só que na época estava passando Paraíso Tropical na Globo, que tinha uma personagem chamada Bebel. Concordamos, depois de muito, que ninguém lembraria porque o filme era para o começo do ano seguinte. Ainda bem, supomos certo.

Levamos uma tarde inteira cheia de discussões, risadas e lamentos por não ter uma câmera para filmar o Ti desafinando a voz, involuntariamente (desculpas, gente, mas eu preciso… HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA não posso lembrar disso).

Esse roteiro foi de longe o trabalho mais em grupo que a gente já fez. Foi lindo de ver. Não fosse o fato de  eu não estar muito… Enfim, prosseguindo. Ou melhor, gravando.

O primeiro dia foi um saco. Sério mesmo. Apesar de eu ter ensaiado algumas horas de frente pro espelho, na minha casa, demoramos muito. Foram umas 10 horas para gravar as cenas do quarto e do banheiro, e ninguém gostou. Por mais que a gente soubesse que com a música ficaria bem diferente, e que era só um pedaço do filme, foi bem difícil de imaginar o resultado. De imaginar um bom resultado.

Mas, continuamos.

Fomos gravar a cena externa em um posto de gasolina que estava em reforma. Próximo a casa do Ti, nos reunimos lá de manhã. Eu ia gravar no meio da rua E embagulhada. Claro que eu não estava gostando. Enquanto eu me desarrumava no banheiro do Ti, ouço ele falar “ela não está se dedicando ao papel dela.”. Eu quase urrei de raiva. Sério mesmo. Soltei um “como é que é?” pras meninas e continuei, para provar que ele estava errado. Foi mais teimosia nervosa do que qualquer outra coisa. Eu tinha que sair com uma cara estranha nas cenas, mesmo. Então, gravamos.

A próxima cena a ser gravada era a da dança.

Depois de ouvir aquele insulto a minha pessoa, pensei muito em casa. Muito mesmo. Aí cheguei a uma conclusão: já que é para fazer, vamos fazer bem feito. Quem sabe a gente tira um dez. Fui para a casa das meninas, onde seria a gravação, já muito animada. Quando eu chego, vejo todo mundo com cara de enterro. E o ti com uma versão masculina do roteiro. Eu não quis nem ver.

Bom, dançar It’s Raining Men não é uma coisa que exija lá muita encenação. Obrigada por isso, mãe. Foi, para mim, o melhor dia de gravação – aqui já se vê que eu tenho MUITO de Bebel. A Lê tentou me ensinar uns passos e caiu. A Lu estragou uma tomada tentando levantar de um puf, e o Dan às vezes arriscava uns passinhos, mas na maior parte do tempo só ria. E o Ti? Estava bravo em um canto achando que não ia dar nada certo.

Daí em diante, muitas conversas aconteceram e tudo foi se encaixando.O Ti voltou a acreditar no trabalho, eu definitivamente aceitei a crítica dele e me dei um jeito, e foi fluindo melhor. Muito melhor. Tanto, que esse foi disparado o melhor trabalho em grupo que a gente já fez. Não só por ter o envolvimento constante de todos, mas também pelo resultado. Eu lembro que quando o Ti chegou com o filme pronto, a gente foi assistir junto, na casa das meninas. Ficou aquele suspense… será que ficou bom? E foram só risadas. Gargalhadas.

Quem não viu ainda, espero que goste!

Essa última cena deu “certo” na primeira tomada. Não, aquele tombo não estava previsto.

Foram muitas tardes, noites e madrugadas gastas. Mas, valeu a pena. Acho que posso dizer por todos que ficamos realmente satisfeitos com o filme. E você, gostou?

Postado por: Gabi Mateos.

19 comentários sobre “Depois de dois anos, vaza na internet making of de “Lei da Atração”

  1. Merece ganhar um loooooonga em Hollywood!

    Gabi… eu AMEI seu post hahahahaha
    É q tem coisas q aconteceram q foram únicas.. eu caindo no meu golpe de capoeira, e t ensinei uns passos bons, nem vem hahahaha… a do siri! Inlusive dah pra ver q vc tah rindo pra algm hahahaha…
    E vem cá… a Lu cantaaaando Shakira hhahahahahahahahaha excelente..
    Sabe outra coisa q adoro? Enqt vc tah gravando a parte do cabelo, a versão que capta o áudio original – o nosso – é mta engraçada.. pq a gente n para d fofocar e vc tva super concentrada!
    A lu qse matou um cachorrinho no dia da cena do posto… (lembra?)
    E fui eu q gravei a cena desfocada na casa da rê hahaha
    mta mta coisa..
    depois eu posto só sobre o making of (não o nosso, mas como fizemos certas cenas.. tipo o tombo da bebel e a azeitona)…

    enfim, todos fizemos tudo.
    E isso foi MTO legal.

    amei o post flor, de coração :]

  2. Eeeehhh messsmmmoooo ahahahahaha ela quase matou um cachorro! Eu lembro dele chorando ahahahahaha lu, nao faria falta. Ahahahaha
    Gente, eu achei o post longo, mas tem mtoooo mais coisa pra falar!
    Noossaaa, aquele dia eu me concentrei d+. Nem eu acreditei ahahaha
    Meu, no quarto da irma da re, que a gente nem conheecia ahahahaha
    Foi divertido, after all.
    Sabe uma coisa q eu lembro: a gente ficou a tarde inteoira
    Gravando a danca e qndo fomos pra aula nao tinha luz na floresta! Nao teve aula de cinema, caraaa! RECOMPENCAAAAAA por aceitar d vez a bebel ahahahahahahahahahaha

  3. eu me estressei pra caralho durante as gravações, né?
    heuhauha, eu sei, eu sei, mas o resultado me deixa orgulhoso pra caralho. parabéns time! heuhauhua. melhor que isso, escutar a galera toda elogiar foi muito foda!

    ah, quero deixar aqui registrado que apareci com o roteiro masculino porque, depois de conversar com a le, lu e dan, achamos que a gabi nao tava curtindo fazer o papel. não queríamos forçá-la e tal, já que no início ela meio disse que nao gostaria muito de fazer e tal… mas a melhor decisão foi manter o original ;D

    gabi, tu esqueceu de dizer uma coisa: VOCE GANHOU O PRÊMIO DE MELHOR ATRIZ NO PUTZ. na verdade ela não falou por modestia, galera, mas precisamos registrar aqui. ainda, ganhamos melhor trilha sonora.

    ow ow, vamos fazer um lei da atração II? topo, topo, por que não?

    comentários do making of vai ser muito bom lê. faça mesmo!

    muito bom o post gabi!

    ps: é muito coisa de bebel postar na categoria 1, heuhauhauha.

  4. olha o Ti tirando o dele da retaaa!!!!!! a Gabi se estressou, Ti. Vc tava é emburrado. Tipo chaaaaaato mesmo! uahauhauhauahuaha

    gente… ver isso depois de 2 anos é realmente mto interessante. acho mesmo que ficou muito bom nosso filme… ainda gosto muuuuuuuuito dele, das nossas sacadas, de tudo!

    o Ti quer fazer o Lei da Atração II só pra ele ser o astro né…. uahuahuahauhauhauaha

    muito bom o post, Gabi!!! 🙂

    1. eu nao to tirando o meu da reta. eu to é colocando o de vocês também, haha. quem ta tentando tirar o da reta é tu agora, lu. deixar só o do pizzolo pra levar a culpa, huehauhuaha. mas já passou, também.

      eu devia tá chato mesmo. áté porque nunca vi um estressado muito gente boa não… heuhauhau.

      eu quero fazer o II só pra fazer outro making of, heuhauhauhauhaheuha.

      beijao!

  5. Eu revi o filme… é tosco, claro… mas é isso que faz o nosso Putz… e vê-lo de novo não como não achá-lo super engraçado e divertido. Eu ri muito de novo. É um tosco muito bem feito.

    Os prêmios Rubens Mazza foram criados pra isto: premiar os melhores filmes do Putz, pq a premiação oficial é tendenciosa. Revendo o filme de vcs lembro-me de que ele realmente era um dos melhores do Putz de vcs.

    Eu muito apoio que vcs fizessem o II.

  6. foi com certeza a melhor surpresa do PUTZ
    nao só lançou um ótimo filme, como vocês como pessoas e comediantes que sao..
    todo mundo passou a se interessar por esse grupo serelepe que tem tanto potencial e morro de orgulho de ter todos como amigos queridos, outros ainda como vizinhos =)

    hoje compareceremos la na floresta [n todos, mas a maioria] para prestigiar o suor e as trapalhadas de outra leva de calouritos.

    Beijos e morro de saudades desses tempos.

    1. Aiiin que lindo seu comentário Eliz hahahahahaha
      É q a gente geralmente guarda nosso humor infame pra gente né… mas enfim, foi mto divertido mesmo participar do Putz!..
      E mais legal ainda foram os comentários que a gente recebeu :]

      Mas agora, seja sincera… #desencalhaday é SUPER Bebel né? Hahahaha
      Hoje, inclusive, lá estará ela apresentando o Putz!.

      É isso aí, amiga-vizinha :]
      bjooo
      (saudades msm ;~)

Deixe um comentário

