Desafio aos fãs de Crepúsculo

A Saga Crepúsculo, como se diz agora.

Gente, é o seguinte: Lua Nova vem aí (em plena lua nova, como lembrou a @CRAOliveira), e eu gostaria de lançar um desafio aos fãs da saga Crepúsculo. Convido, com muito entusiasmo, todos os fãs a deixarem aqui mesmo neste blog sua defesa a favor da saga. Mas com uma simples condição: usem argumentos.

É claro que você não precisa de argumentos para gostar de alguma coisa. Mas vocês estão dizendo que Crepúsculo é o melhor livro do mundo, o melhor filme do mundo, que o Robert Pattinson é o melhor ator do mundo. Bem, não vou entrar em detalhes, mas há por aí sérios argumentos literários e cinematográficos que provam (sim, porque argumentos são capazes de provar) que a saga Crepúsculo não tem qualidade. Bem, se vocês estão dizendo isso, dizendo que a saga é boa, então, aí, precisam de argumentos. E vejam, uma coisa não é boa só porque você gosta dela, ok? Gosto é gosto, o problema é seu se um dia você se envergonhar de ter amado o Edward.

Portanto, você gosta da saga Crepúsculo? Ah, que bom, muito bom para você. Você diz por aí que a melhor estória já escrita e o melhor filme já feito? Bem, aí eu quero saber “por quê?”. “Porque sim” não é um argumento, não é ao menos uma resposta.

Seremos justas: nós vamos analisar o filme Lua Nova com argumentos. É muito provável que Lua Nova seja melhor que Crepúsculo (filmes) já que 1) mudaram o diretor, 2) tiveram mais tempo para fazer e 3) tiveram mais grana! Ainda que o livro seja absurdamente monótono, o filme tem grandes chances de se tornar uma adaptação boa – porque é o seguinte, um filme deve se sustentar sozinho lá na tela, sem depender de nenhuma informação contida no livro. Bem, para que Lua Nova se sustente sozinho… haja criatividade do roteirista!

Todos os comentários serão autorizados, ok? E aquele que conseguir apresentar pelo menos 1 argumento de verdade, defendendo a saga Crepúsculo, ganha um espaço aqui neste post. Mas sempre seguindo a premissa mais simples que há: usem argumentos.

Ok, se você quer saber o que são argumentos, esses links aqui contêm excelentes críticas à saga Crepúsculo.

Lendo.org

Cinema em Cena (clique na aba “Críticas”)

Why we hate Twilight

Update: Fiz essa mesma pergunta no Yahoo Respostas, para que mais pessoas vissem. Sei que muitos fãs vão ficar irritados, mas é como eu disse antes, se vocês são fãs, não defendam o que é ruim, peçam um filme melhor e um ator melhor! Enfim, se alguém quiser acompanhar as respostas, fica aqui o link.

Update 2: Taraaaaan!!! E eis que, surpreendentemente, temos uma resposta boa!

Bem, só pra comentar algumas respostas, principalmente a última, argumentos são argumentos e não opiniões. Quando você entende um pouquinho de Cinema ou de Literatura, você sabe ver o que tem qualidade. Gostar é outra coisa. Eu gosto de coisas que considero de baixa qualidade. Novela, por exemplo… novela é um produto cultural de baixíssima qualidade, e muita gente gosta. Acho inclusive que esse é um dos papéis da Cultura, entreter. Então, eu não desejo que Crepúsculo desapareça do mundo, mas ignorância é uma coisa triste. E por isso a melhor resposta vai para a Shayera. Ser fã é também reconhecer as falhas daquilo que você ama. Muito obrigada a todos que participaram.

Publicado por Lu

20 comentários sobre “Desafio aos fãs de Crepúsculo

  1. Desafio.

    Cara… eu ri demais hahahahahahaha… mas assim, mto mesmo! O problema eh seu se vai se envergonhar d ter amado o edward hahahaha, eu rachooo.. entao, sejamos justas, certo Lu?

    O filme Lua Nova com certeza vai ser melhor que Crepusculo e espero gostar! Espero achar legal.. afinal, ler eu ja li. Soh q realmente eh um desafio… nada contra, mas eh legal vc perceber as limitacoes certo?

    AAAAAAAI q preguica d assistir lua nova com pessoas histericas :/.. mas td bem, a gente sobrevive. Agora… fico curiosa pra saber o q vai acontecer no meio tempo comeco-fim do filme lua nova.. e pra ver as mudancas no final hahaha aquele tt d acao… vai ficar mto melhor q o livro!

  2. O Lua Nova tem algo que as fãs não devem esquecer: o Edward (RP Canastrão) só aparece no começo e no final! Graças a Deus!

    Porém, li que no filme ele ‘aparece’ mais vezes para não decepcionar as fãs… Fala sério!!!

    No Rio tem sessão dupla Crepúsculo-Lua Nova hoje… amanhã é feriado aqui… então qdo verei??? Pois como a Lê disse: “AAAAAAAI q preguica d assistir lua nova com pessoas histericas”. Vou dia se semana à tardinha, assim metade das histéricas estão na aula.

    Hehehe… quero muito ler os argumentos.

    1. Hahahahahaha, Mas Cátia, É CLARO q ele aparece mais… se não não ia fazer dinheiro, Lua Nova.. além disso, nós temos a teoria de que o filme é focado nos primeiros e nos últimos capítulos, hahaha, abordando o as 300 páginas do meio e uns 15 min.

      Hahahaha, excelente ideia.. ir no cine no meio da semana, de preferência em horário de aula hahahaha
      se tivesse de manhã acho que seria melhor ainda hahaha. Ri demais. Eu to com MTA preguiça…

  3. Sabe… hoje eu estava pensando sobre Twilight… e assim, eu cheguei à conclusão de que eu iria a-do-rar os livros se eu tivesse uns 13 anos… acho q eu acharia o máximo esse cara idealizado, estilo malhação, vampiro fake, todo perfeito num amor impossível em que tudo dá certo. Uma leitura bem fácil, com vários derretimentos e tdo muto intenso…
    Qnd eu mais nova (bem mais haha) eu tbm não tinha um senso crítico.. bom, eu gostava d BSB pq gostava husaUHShuASHUaHUS sem explicação.. e tinha aquela irracionalidade fanática de adolescentes..!

    Mas eu só gostaria que o resto das pessoas tivesse o bom senso de tratar Twilight como aquilo que ele é… livrinhos bonitinhos, feitos para meninas dessa idade.. e que qm gosta, msm sendo mais velho – a gente até curte hahaha – consiga entender as limitações e ver q a história é rasa, copiada, clichê e mal escrita husauhShuaHUs (entre outros)..

    Eu entendo o ponto das fãs, de não saberem explicar o que é bom (embora eu ache que nada seja haha).. mas a mídia n pode compactuar com isso (boa, Stephen King!). E nem as pessoas que já têm mais referência e uma crítica mais apurada. Quer gostar, goste.. mas se vc já tem mais esclarecimento, reconheça q “não é uma obra prima”.

    Entendam que não é só porque vende mto que é bom… e que tem que ver pra quem se vende… acha q em lua nova 3 milhões de pessoas irão ver o filme ou 30 mil garotas vão ao cinema 10x ?!

    e por céus, NÃO COMPARE COM A GENIALIDADE ABSOLUTA DE HARRY POTTER.
    (fui fã agora, hahaha, mas só um pouquinho)

  4. Bom, é como eu estava pensando… não é Crepúsculo que me irrita. O que me irrita é ignorância. Embora o filme irrite um pouquinho, ele me ofende com toda aquela tosquice!

    1. uhAHUShuASHuhuas sabe o q eu acho? É tãoooooooooooooo divertido falar mal de Crepúsculo (ele dá tantos motivos pra isso…) que eu não consigo ficar sem isso usAHUShuAHS.

      Vou ver Lua Nova e vou ter q arrumar algum defeito, se não, não fica diver… msm q eu goste do filme – e eu vou gostar – preciso criticar algo.. sabe como é? uhsaUHSuhASHUHAUShu

  5. a resposta é bem legal… embora eu discorde em certos aspectos – tipo crepusculo ser viciante husaUHShuASHuaHUs empaquei em lua nova e empaquei master em eclipse.. fora isso a maioria é verdade e ela escreveu bem. Achei boa a parte do ‘releve’ hahahaha…. mas tbm n concordo que para entreter n precisa ter qualidade.. ou q um romance lindo tenha q ser como crepusculo.. pode ser bobinho, básico e pá, mas ainda assim.. pode ter qualidade husAHUShuaShuaHSU.

    Sei q n me expressei bem, mas foi uma resposta interessante.

  6. É meio que suicidio falar mal da saga na internet abertamente, hahaha (falo por experiencia própria). Mas vou dar minha breve opinião sobre Crespusculo.
    Quem diz que Crepusculo é o “melhor filme” os atores são os “melhores do mundo” é porque não tem muito no que se se basear do que realmente é bom. Geralmente são adolescentes, que daqui uns anos vão se perguntar “pq eu gostava dessa porra?”. A maioria delas amam pq é uma tipica estória (pra mim um conto de fadas moderno, digamos assim). A mocinha toda coitadinha, chega numa cidade pequenina, onde nada acontece, e eis q o bonitão o galã se apaixona por ela, e os dois vivem um caso de amor impossivel. Tudo mto intenso p/ essas garotas.
    Eu li os 3 livros o ultimo eu não consegui terminar, nada me chamou atenção, nada me fez falar UAU. Para mim a saga é bem sessão da tarde. Não é horrivel tbm não é otima, é aquele filme q vc vê dps sai para comer algo e já esquece.

    Ah só para constar eu sou do team Jacob (só pq tinha disputa hj no twitter) rs

    1. Concordo com tudo o que vc disse, Karine! Pelo menos a gente sabe que é pura febre né…. não dá nem pra citar algum exemplo anterior, pq febre passa e todo mundo esquece. Bom, um prova é que eles tão numa correria só pra lançar os filmes né… pq assim… uma fã que começou a ler com, sei lá, 16 anos… quando ela tiver 19, ela pode nao gostar mais… então eles tão lançando 2 filmes por ano! é tão óbvio o oportunismo desse povo! mas enfim, eu fico sinceramente triste em ver essas pessoas (pq algumas nao sao tao adolescentes né) falando que Crepúsculo é o melhor filme do mundo. Meu deus, será que algum dia eles vão entender de Cinema? uahuahauhaa
      Sabe, precisamos postar aqui um vídeo que fizemos no 1º ano de faculdade…. acho que até o nosso roteiro é melhor do que o de Crepúsculo.

    2. Eu tbm concordo… mas assim, eu só acho que mais do que não ter nada de bom, tem coisas ruins hahaha. Tipo a repetição da Meyer, a voz de veludo do Edward e coisas assim. Além dele ser um vampiro q não é vampiro e talz. Mas foi feito pra adolescentes apaixonadas, e nesses aspecto cumpre seu papel.

  7. a Meyer abusou na descrição do E.Cullen e como abusou ¬¬’ Cansei de ler sobre como o Edward era perfeito. O mais tosco do filme é a purpurina no vampiro. HAUHSUAHSUA. Saudade dos vampiros de antigamente(nessa caso de um ‘Angel’. David Boreanaz como vampiro vale vários suspiros meu . :D)

  8. Olha, tenho 13 anos e já li a série inteira. e não pensem que por isso vou ficar falando que é o melhor livro do mundo e melhor filme os atores são geniais e etc. Muito pelo contrario, Sim eu gostei do livro, mais minha nota para ele de 0 a 10 é 5. Pois quem fala que ele é o melhor livro do mundo é porque nunca leu nada além dele ou de harry potter e esses livros que vamos concordar não são lá essas coisas. O filme também já assisti e sinseramente é horrivel. Filmes bons tem uma boa apresentação dos personagens, uma história envolvente, e isso vale também para livros. Um exemplo de livros realmente bons que eu não penso duas vezes antes de dar um dez como nota é o poderoso chefão ou a lista de shindler. Esses sim são livros e filmes realmente bons, então. Esta ai minha opinião

    1. Rafael, vc é a pessoa de 13 anos mais inteligente que eu já vi. Inclusive, eu tenho uns amigos de 12 anos que estão na faculdade já, mas olha, parabéns. Continue lend coisas boas mesmo! mas não tem problema se divertir com porcaria de vez em quando! 😉

    2. Isso aí 😀 um rapaz de bom gosto…! Poderoso Chefão e A Lista de Schindler… tá mandando bem. Mas concordo com a Lú, nenhum problema em se divertir com outras coisas.. o interessante é saber se que o que você tem ou não qualidade.. mas se não tiver, não se preocupe.. todo mundo precisa de um pouco de cultura inútil. :]

Deixe um comentário

