E por falar em propaganda comparativa…

Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR
Capítulo II, Seção 7 – Propaganda comparativa
Artigo 32
Tendo em vista as modernas tendências mundiais – e atendidas as normas pertinentes do Código da Propriedade Industrial –, a publicidade comparativa será aceita, contanto que respeite os seguintes princípios e limites:

a. seu objetivo maior seja o esclarecimento, se não mesmo a defesa do consumidor;
b. tenha por princípio básico a objetividade na comparação, posto que dados subjetivos, de fundo psicológico ou emocional, não constituem uma base válida de comparação perante o Consumidor;
c. a comparação alegada ou realizada seja passível de comprovação;
d. em se tratando de bens de consumo a comparação seja feita com modelos fabricados no mesmo ano, sendo condenável o confronto entre produtos de épocas diferentes, a menos que se trate de referência para demonstrar evolução, o que, nesse caso, deve ser caracterizado;
e. não se estabeleça confusão entre produtos e marcas concorrentes;
f. não se caracterize concorrência desleal, denegrimento à imagem do produto ou à marca de outra empresa;
g. não se utilize injustificadamente a imagem corporativa ou o prestígio de terceiros;
h. quando se fizer uma comparação entre produtos cujo preço não é de igual nível, tal circunstância deve ser claramente indicada pelo anúncio.

No meu último post, falei sobre a nova campanha da Kaiser, que põe, lado a lado, suas quatro maiores concorrentes. Não sou uma especialista nas leis da veiculação publicitária no Brasil, e nem faço Direito nem nada, mas eu acho que o comercial da Kaiser não fere o código do CONAR. O que me faz gostar mais ainda dessa campanha, e da esperteza dos publicitários que surgiram com ela. O que eu também posso chamar de jeitinho brasileiro.

Bem, mas falando em propaganda comparativa, gostaria de publicar aqui algumas das que eu mais gosto (e me lembro).

Audi vs. BMW

Ainda na disputa entre Audi e BMW, essa sequência aqui foi sensacional:

BMW: “Parabéns a Audi por ganhar o prêmio de ‘O Carro Sul-Africano de 2006′. Da vencedora do ‘Carro Mundial de 2006′”.

Audi: “Parabéns a BMW por ganhar o ‘Carro Mundial de 2006′. Da vencedora por seis vezes consecutiva do circuito ‘Le Mans 24 Hours’”.

Subaru: “Muito bem Audi e BMW, por ganharem o concurso de beleza. Da vencedora do prêmio internacional ‘Motor do Ano 2006′”

E é claro, não poderia deixar de falar de Get a Mac, campanha da Apple em que os sistemas operacionais do Mac e o Windows são personificados com muito humor, resultando em uma campanha de muito sucesso.

Eu gostaria de falar também da Coca-Cola/Pepsi e Coca-Cola/Antártica, mas fica pra depois.

Anúncios

4 comentários sobre “E por falar em propaganda comparativa…

  1. Cara, tem uma da pepsi boa demais hahahahaha.. e a briga ‘elegante’ da audi e da bmw é mto engraçada hahaha.. a-doro. Mas então…. eu tbm acho q n fere o CONAR.. e isso vai ser ótimo… quero soh ver a cara da galera..! Vamos ver né… aliás, o ‘empate técnico’ é mto buni hahaha e irônico tb!

    E get a mac é sensacional.. tem nem o q dizer… já até fizemos nosso trabalho né.. 😛

    mto bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s