O dominó gigante de Berlim, 20 anos depois

A Alemanha perdeu a Segunda Guerra Mundia para a base Aliada em 1945. Seu território foi dividido entre os quatro paises vitoriosos (Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética), formando-se, assim, quatro áreas administrativas disitintas. Berlim, embora ficasse no território destinado aos soviéticos, também foi dividida em quatro partes.

Estava feita a confusão! Repartiram o país e, para cagar de vez, as partes possuiam ideais e formas de governo opostas: aquela velha história capitalismo-socialismo da Guerra Fria. Vem a inflação, a fatia capitalista tenta se fortalecer, URSS tenta reunificar Berlim, o território do trio se unifica, formam-se duas Alemanhas (ocidental e oriental), fatos vem e vão até que, em 1961, um muro nasce na capital socialista. Cercando a parcela ocidental de Berlim, o muro concretizou (com o perdão do trocadilho) a divisão bipolar do mundo.

Felizmente, a palhaçada acabou em 1989 e, em dois dias, a queda do muro de Berlim completará 20 anos. Para marcar a data, um dominó gigante com cerca de 1000 peças foi colocado sob o antigo traçado do muro. Iniciando no Reichstag (sede do Parlamento alemão) e chegando até a Potsdamer Platz, as peças de 2,5m de altura passam também pelo imponente Portão de Brandeburgo. Segunda-feira, como em uma brincadeira de criança, elas serão derrubadas por líderes mundiais. Empurra-se a primeira, as outras caem por consequência.

Dominó gigante em Berlim

Enquanto o mundo celebra a queda do muro de Berlim, até esquecemos de outros Muros da Vergonha que existem em nosso planeta. É a vergonha da intolerância materializada, seja ela religiosa (Israel-Palestina), economico-social (EUA-México) ou ainda política (Coréias). O mundo torna-se cada vez mais globalizado e transcultural, precisamos saber lidar melhor com isso.

Postado por Tiago Pizzolo

Anúncios

15 comentários sobre “O dominó gigante de Berlim, 20 anos depois

  1. eu queria derrubar um dominó desse :I

    hahaha
    mto bom, ti
    aulinha d história em 2 parágrafos hahaha
    adorei o primeiro mapa… bem didático. Lembrei dos desenhos do meu prof no cursinho.. ele tinha umas dicas pra gente saber qual parte d berlim pertencia a cada país, mas – claro – eu n lembro.

  2. que massa esse muro de mentira! uahauhuahauaha
    ow, lembrei de um filme muuuito bom sobre a alemanha dividida: “Adeus, Lênin!”
    muito bom meeeeeeeismo! uhuahauhauahua

  3. Que legal o seu post, Ti!
    Sempre quando se fala em modernidade, e em como o ser humano evoluiu, eu penso nessas coisas que você falou: a gente derruba uns muros, mas constrói outros. Eu tenho a impressão de que a gente, humanidade, não sai do lugar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s