U2 e Utube

Na madrugada dessa segunda-feira (26 de outubro), U2 e youtube se uniram para realizar uma ação excelente para ambos: diretamente da cidade de Pasadena, nos EUA, um show da banda irlandesa foi transmitido ao vivo pelo maior site de vídeos da internet. Começado à 01:30, às 3h da manhã mais de 1 milhão de pessoas já assistia ao show (e pra quem não pôde assistir em tempo real, o site logo possibilitará “reprises”).

Essa idéia tem contornos geniais, uma vez que o mundo inteiro (OK, 19 países, haha mas já ta bom) teve a oportunidade de ver o show – o que promoveu tanto um quanto outro. Dessa união, todo mundo sai ganhando; o agente da banda disse que “era a vez do U2 ir até seus fãs”, enquanto um representante do youtube afirmou ser um prazer transmitir ao vivo um dos maiores grupos do mundo.

Transmissões ao vivo pela internet ainda soam meio distante da realidade brasileira, mas é interessante ver como isso funciona. Além da força que o youtube tem por si só, a internet conta hoje com uma importante ferramenta social: o twitter. Tudo que está acontecendo (às vezes relevante, às vezes nem tanto) costuma figurar nos trending topics (tt).

E isso gera mais procura e, consequentemente, mais atenção, mais exposição, mais mídia – mais promoção. Claro que essa noite lá estava o #u2webcast, liderando a lista e não deixando ninguém esquecer o que estava acontecendo.

E o papel do Twitter em coisas assim é de destaque. Um tempo atrás, vi uma cantora (Michelle Branch) de quem eu não ouvia falar há muitooo tempo figurando nos tt. Tentando descobrir do que se tratava, vi que ela estava fazendo um chat ao vivo com seus fãs. As pessoas podiam mandar perguntas, pedidos, e afins pelo twitter e ela respondia (e cantava!) através da transmissão.

Achei isso divertidíssimo. Ela cantou suas músicas mais famosas, conversou com os fãs, divertiu todo mundo e se aproximou de seu público. Afinal, era seu ídolo ali, pela webcam… tocando violão como se fosse diretamente pra você! E é essa uma das coisas mais legais que a internet pode fazer pela relação fã/ídolo.

***

Mas já que falamos sobre twitter, está rolando por aí um novo joguinho inútil, o #RTpong. Consiste, de acordo com o Desencannesem “duas pessoas se retwittando até a morte. Ou até a frase perder o sentido.”.

Como? Hipoteticamente: X diz “algo” Então, Y dá um retweet: “RT @X algo”. Aí, o X dá um RT no RT do Y: “RT @Y RT @X algo”. E por aí vai, um dando RT no outro. Até que a frase tem que ir diminuindo porque já não cabe. A melhor explicação está aqui.

Inútil? MUITO. Divertido? Também, hahaha. Te faz perder seguidores? Provavelmente.

 

Publicado por: Lê Scalia

Anúncios

5 comentários sobre “U2 e Utube

  1. muito legal mesmo essa de transmitir o show pela net! aliás, já é um jeito “competir” com a TV digital né… um dia vai ser tudo uma coisa só… será que a TV vai virar computador ou o computador que vai virar TV????? O.O

  2. eu não tenho twitter, o que significa que nao fico sabendo das novidades. Mas ainda bem que foi show do U2, nao perdi nada hohoho

    (gente esse verde é mto intenso, preferia o clima nublado =/)

  3. hAHSUHUASHUhUAShuAHUShuAHUS didi, o dan também preferia… mas a gente não entra em um acordo husaHUShua então, até lá fica o verde por votação hAUSuhAHUSuAHShuHUASHUa.. mas seu voto será levado em consideração.

    O deyseeeeeee
    c n gosta d u2???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s