Sobre Hitler e alguns filmes

Adolf era um menino austríaco que gostava de pintar. Era fascinado por arquitetura. Mas foi rejeitado pela Academia de Belas Artes de Viena duas vezes. Ele não queria se alistar ao exército, pelo menos não na Áustria. Foi para Munique. E lá, com a Alemanha na 1ªGuerra Mundial, Adolf entrou para as tropas da Baviera.

Alguma ideia de porquê ele não se alistou em seu país de origem, a Áustria? Bem, há uma: a Áustria era, na verdade, o Império Austro-Húngaro, ou seja, uma nação mestiça, com muito mais do que alemães puros. E, pelo que sabemos, Hitler não gostaria de entrar em uma guerra a favor de outras “raças” que não a ariana.

Bem, o que levou um garoto que queria ser artista a um dos maiores – talvez o maior – ditadores do mundo eu não sei. O que o levou a acreditar que a cabeça dos alemães era maior do que a dos judeus eu não sei. Mas não importa,  isso foi só uma introdução para falar de Cinema.

posteres
A Queda (2004), Operação Valquíria (2008), Bastardos Inglórios (2009)

Filmes sobre a 2ª Guerra Mundial: muuuuuitos. Nesse site aqui, tem uma megalista de filmes que retratam a guerra. Especificando um pouco mais, mas nem tanto, temos os filmes que falam do holocausto, dos quais faz parte A Lista de Schindler, inesquecível. E por fim, os filmes que falam dessa pessoa que deixou o mundo em pé de guerra, literalmente, o Füher.

Não me lembro de ter visto muitos filme sobre o Hitler, mas me lembro do melhor que vi: A Queda, o primeiro filme alemão que fala sobre ele. Devo dizer que é excelente. Bruno Ganz, que interpreta o ditador, é ótimo. E é muito interessante ver as circunstâncias de seu suicídio.

Operação Valquíria: conta a história de um dos 15 planos elaborados por militares alemães para assassinar Hitler. Elenco bom, história boa, mas você já sabe o final.

E o mais recente, Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino. Bem, este é inspirado em um filme italiano de 1978, que foi lançado nos Estados Unidos com o título de Os Bastardos Inglórios (The Inglorious Bastards). A história também é sobre a Segunda Guerra, mas Tarantino inovou com muita originalidade.

Pra começar, ele mudou a grafia do título. O original se chama Inglourious Basterds. Para David Letterman, esse é só o jeito Tarantino de se falar. Pode crer. E de fazer Cinema também.

Não sou a maior especialista em filmes do Tarantino, e os dois volumes de Kill Bill me causaram uma certa overdose. Mas as minhas impressões de Bastardos Inglórios são muito otimistas. Acredito que a respeito de questões técnicas, o longa é impecável. Chamam muito a atenção fotografia e trilha sonora; a direção é aquela marca; e o roteiro está bem estruturado em capítulos. Elenco excelente. Brad Pitt tem um jeito ótimo para humor, e Christoph Waltz dá um verdadeiro show no papel do “Caçador de Judeu”.

Só não sei como foi a recepção do filme na Alemanha. Afinal, os alemães, bem, são os vilões, e os judeus os homens-bomba. Mas é Cinema, ficção, entretenimento. O filme é ótimo e a história é muito bem contada. Pronto.

Para assistir ao trailer, clique aqui.

Anúncios

3 comentários sobre “Sobre Hitler e alguns filmes

  1. huaUHShuASHUAHUShu tecnicamente… im-pe-cá-vel hahahaha… falamos juntas, Lú. Bom, deixando os exageros característicos do Tarantino de lado, é tudo muito bom. Tem sequências memoráveis, hein? A direção tbm eh mto boa… bom, valeu bem a pena ver… mas é longo hein vey husUHAShuAS q q isso.

    E o Landa (?) é foda mesmo… ator maravilhoso. Mas o que mais me impressionou foi mesmo a fotografia, a trilha e a direção… ótimas piadas e talz… mas como eu disse, eu dispensava a sangria do Tarantino hahaha (ok, sendo ele, até que foi comedido).

    SPOILER
    E tentaram matar o Hitler 15x, só o Tarantino foi bem sucedido hahaha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s