Viva sua paixão – Rio 2016

Live your passion

Rio 2016
Rio 2016


Certo. O Brasil está em polvorosa devido ao fato de termos sido escolhidos para sediar as Olimpíadas de 2016.

No twitter bombam nos trending topics Janeiro, South America, Summer Olympics, Olympics Games. E nada de Rio. Bem, isso não interfere no resultado final. Teremos sim uma Copa do Mundo no Brasil, em 2014, e Jogos Olímpicos em 2016.

Não me considero uma pessoa desinformada ignorante. Sei dos problemas que o país tem, sei da corrupção, sei de tudo isso. Mas seria hipocrisia minha dizer que não fiquei tão feliz quanto o pessoal lá de Copacabana, que esperava o resultado ansiosamente. Devo dizer que fui sim influenciada pela mídia… todo mundo falando de quão importante seria pra nós recebermos uma Olimpíada, a Sandra Annenberg praticamente chorando no Jornal Hoje e tudo o mais.

O que importa é que sou brasileira. Adoro futebol. Não adoro samba.

Mas sou aquela brasileira típica que confia no “jeitinho brasileiro”. Não de um modo ruim, mas no fato de, às vezes, você se esforçar pra dar um jeitinho de ajudar alguém… sem quebrar regras nem nada, só por ajudar. Sem proveito nenhum. Facilitar as coisas quando se pode.

Eu me emociono quando ouço o hino e choro quando vejo algum dos nossos atletas sendo campeão. Acho nosso hino o mais lindo do mundo (e não só eu, tenho base em uma pesquisa haha… se me lembro bem, é considerada uma das melodias mais bonitas perdendo só para a francesa e a letra é a mais bonita). E tudo isso pode parecer piegas, mas eu vejo no Brasil um potencial admirável.

Um país com tanta diversidade cultural e que, ainda assim, vive em paz (Ok…relativa. No que diz respeito às culturas, pelo menos, somos pacíficos). O país com maior número de trabalhadores voluntários do mundo. Um país gentil e alegre. Devemos nos orgulhar mais do Brasil… não só das belezas, mas das conquistas, do povo! O brasileiro ri da própria desgraça, e tudo acaba em pizza. Isso pode não ser bom em alguns casos, mas mostra como temos a capacidade de superação.

E acho que nós, jovens, somos uma geração abençoada! Imagine… poderemos ver aqui, tão perto, uma Copa e uma Olimpíada… dois eventos globais. E temos a obrigação de nos mostrarmos como brasileiros. Alegres, prestativos, educados. Temos a obrigação de sermos brasileiros! Brasileiros gentis, não ignorantes (e nada de vaiar a Argentina, por favor!).

Entrando um pouquinho na política, acho que o Lula é mesmo simpático. E sortudo. Em seu mandato ele conseguiu essas duas façanhas.

Continuando na política… Ninguém precisa de Olimpíadas pra ser corrupto. Acabemos, então, com o Carnaval. Falando em carnaval e corrupção, falemos do Senhor Feudal de Minas Gerais, Aécio Neves – aspirante à presidência do Brasil. Um tempo atrás ele – leia o governo de MG – doou milhões para a Mangueira “homenagear” Minas. Enquanto isso, que continuem morrendo pessoas naquelas estradas inadmissíveis do estado, afinal, ele anda de helicóptero.

Não vou mentir. Sei que o dinheiro que será aplicado é absurdo. E só de pensar em quantas coisas poderíamos fazer, já desanimo. Mas, sejamos sinceros, o nosso país tem dinheiro. Verbas são destinadas às ações… se não chegam lá, é outra história. Não acredito que, como tem gente dizendo, tiraremos dinheiro da Educação ou da Saúde. Não mesmo.

Além disso, e se olharmos pelo outro lado? Talvez, esse investimento no esporte ajude o Rio de Janeiro. Ajude o Brasil. Precisamos de atletas mais profissionais… Em todos os jogos, vemos os EUA ganhando tudo. Por quê? Porque, muitas vezes, talento não é o suficiente. E se precisa de um apoio… a maioria dos atletas brasileiros têm uma história de vida sofrida… enfrenta dificuldades que a maioria de nós nem imagina. E com algo dessa magnitude tão próximo, talvez tenhamos mais esperança para o esporte e para o povo.

Se eu acho que o governador do Rio de Janeiro deveria ter como prioridade a retomada da cidade das mãos do crime organizado? Claro que sim! Se eu acho certo o país se preocupar em investir bilhões em infra-estrutura tanto para a Copa quanto para as Olimpíadas? Não. Se essa renda poderia ter um destino mais nobre? É claro. Se teria?  Improvável.

Eu me preocupo com a organização dos jogos, e teria medo de ir ao Rio de Janeiro. Na verdade, a maioria das pessoas já tem, mas vai mesmo assim. Se eu fosse “gringa” e soubesse o que anda acontecendo aqui, talvez não viesse. Eu preferia sim que tivéssemos escolhido outra cidade… menos arrogante, talvez. Quem sabe no Nordeste. No entanto, devo admitir, se fosse pela simpatia do povo, iríamos para Minas Gerais ;]. Mas o Rio é lindo. O carioca é alegre (só espero que seja mais educado). E, no final das contas, é Brasil.

Todo mundo tem problemas… e nenhum vídeo mostrou isso. Afinal, não foram os problemas nos guetos de Chicago, que originaram os estudos antropológicos e sociais da Escola de Chicago? O que acontece é que ali, nas apresentações, nos focamos nas partes boas… belas. E o vídeo feito por Fernando Meirelles ficou incrível.

Façamos, sim, piadinhas – como a campanha para a Vanusa cantar o hino na abertura (e ela já disse que, apesar de estar “muito magoada com o hino”, aceitaria) -, mas é interessante que possamos reconhecer a importância de tudo isso.

Por isso tudo, hoje, por mais contras que já tenha ouvido, eu me alegro e me orgulho por sermos o primeiro país da América do Sul a sediar uma Olimpíada. Assim como aconteceu na Copa da África, 2010, isso é uma conquista. Que possamos honrar isso no Rio, em 2016.

 

Publicado porLê Scalia

14 comentários sobre “Viva sua paixão – Rio 2016

  1. Pingback: Twitted by BadRyan
  2. Concordo com muita coisa… Discordo a respeito de cidade escolhida, acho que deveria ser São Paulo, ahuAHuHAuhAUhAUHUAHA! Afinal, seremos o estado que mais vai pagar por isso mesmo, sejamos beneficiados, pô! HAUhuAHuHAUhAUHA! Mas tá aí a oportunidade de ir pro Rio, hehehe! Sem medo, fia!
    Bacio!

  3. bom, não sei. por enquanto eu acho que as olimpíadas é bom pro brasil NO EXTERIOR. entende? pq assim, ao contrário da Copa, as Olimpíadas não promovem uma integração no país. e o brasil é um país muito grande… como o próprio nome diz, será Rio2016 e não Brasil… e ok, lá vão os cariocas vaiar mais alguma coisa na abertura, como vaiaram o próprio presidente na abertura do Pan. Eles tinham que fazer que nem na China… estavam ensinando as pessoas as usaram banheiros femininos e masculino… hahahaha

  4. suASUhaHUSuha exato, ti… somos ricos devido ao pré-sal hahahaha… e bom, eu acho que no Brasil é difícil ter integração.. eh pais continente… de qq forma, é Brasil sim, Lú. É Rio, e os cariocas podem querer vaiar e tal, mas ainda é Brasil. Bom, até eles conseguirem o separatismo, junto com os Estados Unidos do Sul uhsauhShuUHShuas ainda é Brasil.

    E Ti, levou um rt? a lu me contou usaUAShuaHUs eu nem entendi ocmo funcionou, mas q bom hahaha. :]

  5. E Maria Elisa, mto mto mto obrigada :]
    passe sempre por aqui, comentando ou não… e se tiver alguma sugestão d post é só dizer!
    É mto legal encontrar pessoas que leiam os posts e tal… enfim, brigada msm :]

    bjos

  6. é foda… se é pra reclamar, vamos d reclamar d coisas mais estúpidas, com o rio d janeiro oferecer 3 milhões d reais pra servir de locação pro novo filme do WOODY ALLEN… pior do q isso só o fato de q a cidade já estava sendo analisada sem precisar subornar.

    Isso sim me irrita.

Deixe um comentário

