A Marca

Eu estava pensando sobre o que falar, e surgiu a ide(´)ia de falar sobre Marcas. Marcas geralmente são definidas como  os nomes e símbolos que representam empresas, grandes ou pequenas, seus ideais e objetivos. Porém a MARCA representa isso e muito mais.

Quantos produtos nós escolhemos pela marca? Por mais que busquemos racionalizar nossas ações de compra, normalmente um fator altera nosso conceito sobre o produto. Este fator baseia-se nos nossos sentimentos, revelando nossa aversão ou amor por determinadas marcas. É claro que determinados produtos são melhores de uma marca, ou outra, mas inúmeras vezes escolhemos produtos simplesmente porque acreditamos na marca impressa em sua embalagem.

As marcas sabem disso. Sabem que somos extremamente manipuláveis por nossos sentimentos. Sabem que é preciso criar um vínculo com seu público-alvo. Sabem que seu sucesso depende de como são vistos pelo seu público. E agem para conquistar fiéis seguidores, que não apenas compram seus produtos, mas que falam bem a seu respeito, comentam com seus amigos, e, finalmente, convertem seu círculo social em seguidores de determinada marca.

Claro, não é tão fácil assim. Mas diferentes estratégias têm sido elaboradas. E a internet tem sido de grande utilidade para essas marcas. Ações institucionais, como a da Coca-Cola com seus joguinhos na Web, a criação de comunidades no orkut e facebook, a aproximação das empresas aos clientes através do Twitter. Tudo isso representa uma tentativa de criar laços amigáveis entre as empresas e seus públicos. Até uma rede social, que baseia a interação de seus usuários nos seus gostos por determinadas marcas, foi criada. E eu faço parte, oras.

Eu sou um bom exemplo de como as marcas influenciam. Sou fã da Apple, uso tênis da Vans, gosto de um almoço no Burguer King, prefiro os cinemas Cinemark, torço pela Ferrari na F1 (por quê?? afinal não sou italiano nem nada), quero comprar uma câmera Nikon.

Nossas escolhas normalmente se baseiam em aspectos técnicos ou de comodidade, mas é impossível dissociar-nos da ideia que fazemos de determinadas marcas. Seja para o bem, como uma marca preferida, ou para o mal, como uma marca desconhecida e sem credibilidade.

Para “marcar” bem esse post, uma exemplo de como o design de uma marca nos influencia e influencia a própria história da marca. A Coca-Cola tem uma marca que mudou muito pouco em toda a trajetória da marca. A Pespi acabou de mudar, de novo, sua marca. A Coca é muito querida por seu público, e sempre garante lugar nas marcas mais valiosas. A Pepsi se esforça, mas…

Fica a imagem:

Pepsi x Coca-Cola
Pepsi x Coca-Cola
Anúncios

10 comentários sobre “A Marca

  1. uhauhshuAHUShua paia
    coitada da pepsi hahaha

    oooooooo dan, vc postou… q honra pra nós husahuSHUAHUS… mto bom, viu?
    eu até deletei o meu post pq eu nao tinha visto q vc tinha postado.. dpois eu posto tbm

  2. Apple, Vans, BK, Cinemark… vc é fã do Mannu’s tb… uahuahuahuaha

    ow, muito massa esse trem da pepsi! a pepsi se esforça e consegue né Dan… nos EUA a pepsi é uma graande concorrente da Coca… e as propagandas da pepsi são sempre muito melhores. a do último super bowl, foi uma das melhores.

    bom, marca é marca mesmo. uma criança que ainda não sabe ler sabe o que está escrito quando vê uma logo famosa como a da Coca.

  3. aliás.. eu concordo com a Lú. A Pepsi tem força nos eua… mas vc n reconhece isso pq vc eh fã da coca dan hhsauUHShuaSHuHUASHU vc está cego d paixão por essa ferramenta do capitalismo, resultado do imperialismo norte-americano hahahahaha

    tá, eu só quis por um foguinho.

    Enfim, ótimo post dan.. seja sempre bem-vindo ao blog :]

    e é verdade.. faltou o mannu’s suhAHSUhuASH. E a nike né dan… aliás², vc n conseguiu converter seu círculo social a usar suas marcas ainda hahaha a sua única conquista até o momento foi a nossa vontade de derrubar o seu mac da sacada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s