11 de setembro e a polêmica WWF/DM9

Esta é uma campanha que já deu o que falar. E vale a pena falar dela hoje, 8 anos após o ataque às torres gêmeas.

Uma agência, a DM9 e um cliente, a WWF. E uma campanha fantasma feita para Cannes.

Aqui, só um parêntese: isso é além do ridículo. Não, Publicidade NÃO é arte, mas se usa da arte para chamar a atenção do consumidor. Não é arte. É uma ferramente de Marketing usada para promover produtos, empresas, marcas, etc. Publicidade tem que vender. Se vender, é boa. Se não vender, não é boa. Aliás, Cannes deveria considerar as vendas das empresas antes de sair dando prêmios.

Mas essa campanha da WWF foi um fantasma disfarçado. Não havia briefing, não havia nada, mas uma versão impressa foi veiculada em um jornal na cidade de São Paulo. Já estava nos pré-requisitos para poder inscrever-se em Cannes.

Mas aí começou o bafafá. Até parece que foi um outro ataque terrorista.

Tudo bem, eu entendo que a comparação não é válida em todos os sentidos. O ataque às torres gêmeas foi um ato de guerra; o tsunami, além de ser uma questão ambiental, não pode ser nem ao menos previsto, como uma previsão meteorológica. É um terremoto, só que no mar.

Tá. Mas exatamente por causa disso, eu acho que a comparação pretendida não foi essa.

É muito claro o objetivo da campanha: chocar. E na minha humilde opinião, a compreensão pretendida é a seguinte: o mundo inteiro se condoeu com as vítimas de 11 de setembro; o mundo inteiro ajudou, rezou, se mobilizou de alguma maneira. Mas quando se tratou do tsunami, não foi exatamente a mesma coisa. Não foram só 100 vezes mais mortes, foi um país destruído. E não foi só uma vez. Outros países do oriente, como Bangladesh, por exemplo, são destruídos todos os anos por acidentes naturais. E eles não são lembrados todos os anos.

Essas são pessoas que precisam de ajuda todos os dias. Daí sai um videozinho e os americanos fazem birra? É, porque essa campanha só virou polêmica porque mexeram com o orgulho americano. Quanto à questão de ser uma campanha fantasma, tudo bem condenar. Além de ser anti-ético, é ridículo.

Mas ambas foram grandes tragédias, fatalidades. A comparação não é a respeito de qual tragédia foi pior, de quais vítimas sofreram mais. É para lembrar as pessoas de que há mais pessoas no mundo que precisam da nossa ajuda.

É o fime é bem feito né… !

Ver também: Brainstorm#9

.::. Atualizando 19.09.2009

E aqui está uma das repercussões. Via @FelipeZeni.

tsunami
1ª lei da natureza: você sempre recebe o que você dá. A internet é brutalmente poderosa. O que significa que estamos fodidos.

5 comentários sobre “11 de setembro e a polêmica WWF/DM9

  1. Sim, Lú.. eu concordo muiiiiiiiito qnd vc diz q soh deu esse perrengue todo pq mexeu com o orgulho norte-americano… eles, que se acham tão intocáveis. De qq forma, ainda n tenho opinião formada sobre tdo isso uhsaHUSuhAShua soh acho q se a intenção foi msm falar que o mundo precisa de ajuda, td bem por mim. Acho q eles poderiam ter passado essa msg d outra forma.. mas aí, n chocaria tt..
    E acho q d qq forma, qm n eh americano e viu isso, pensou “é verdade”.. bom, pelo menos qm se importa né.. e precisamos nos importar.
    São tragédias diferentes, mas são tragédias…

    agora, a melhor parte do post definitivamente foi:
    “Mas aí começou o bafafá. Até parece que foi um outro ataque terrorista.”

    mto mto mto mto mto bom lu uhsaHUShua, rachei!

    e veeeelho.. 8 anos! eu me lembro exatamente d qnd tdo aconteceu o.O.. triste :I
    Enfim, o Criador disse q hj ele n brinca d fight simulator uhsAHUShua.. ainda bem.

    ótimo post :]

  2. pra mim, o objetivo não é comparar a importância dada aos dois desastres, mas sim comparar a origem deles.
    uma tragédia causada pelo homem matou X.
    uma tragédia causada pela natureza matou 10X.
    ou seja: cuide do planeta ou desastres absurdamente enormes acontecerão.
    o problema é que terremoto não é bem um problema decorrente da destruição do planeta pelo homem. eles esqueceram disso só, haha.

  3. eu não sei, acho que essa interpretação taxa os caras de burros… pq é muito óbvio que um maremoto/terremoto não tem a ver com a intervenção do homem na natureza. eles nem precisariam ter usado o tsunami, poderia ter sido enchentes, demoronamentos, tem muuuuitas tragédias ambientais por aí.
    será que eles cometeriam esse erro tão óbvio?

  4. Enfim, eu dizia que… eu acho, em minha completa insignificância, que acredito q eles pensaram nisso, de comparar algo q o homem fez e algo q a natureza fez, pra ver como era mto maior o desastre natural. Acho q eles n pararam pra pensar em como o tsunami acontece, mas soh na proporção do bafafá eua x resto do mundo…

    mas volto a dizer, n sei se isso passou despercebido por tdo mundo… às vezes acho q sim.

Deixe um comentário

