UP

UP – Altas Aventuras (UP)

 

Pra cima e avante!

Fui assistir ao filme UP em uma extensão de feriado aqui em Curitiba. Dia chuvoso, muitas crianças, sessões lotadas… resolvemos, então, esperar para vermos no próximo horário. Mas valeu cada minuto!

UP!
UP!

Ao pensarmos em UP, é quase inevitável não se lembrar do “Padre Voador” (coitado!). Pra quem não se recorda, foi o Padre que, segundo seu instrutor de vôo foi “convidado a se retirar das aulas” por não ter disciplina o suficiente e se considerar “auto-didata”; e que literalmente se amarrou a mil balões cheios de gás hélio. O objetivo? Passar 20h no céu e bater um recorde…  ele partiria de Paranaguá (PR), devendo rumar para o interior do estado, mas digamos que o tempo fechou.

Bom, o protagonista de UPCarl, também pegou uma tempestade… mas, pelo menos, havia levado sua casa. Os diretores do filme disseram que já projetavam a animação há 3 anos quando o incidente de Adelir de Carli aconteceu. É… se virou piada aqui, imagine lá. Pete Docter (diretor) afirmou que a ideia de fugir, “escapar da vida” surgia quando tudo começava a ficar muito irritante. E disse também que estiveram no Brasil (RR) a fim de conhecer melhor a floresta que é mostrada no filme. A mistura exótica que culmina em Kevin – o pássaro – pode ser ou não um indicativo disso. De resto, o cenário é excelente.

Mas vamos ao que interessa. UP é a mais nova produção Disney/Pixar, que num passado recente, nos brindou com filmes como Toy StoryRatatouilleWall-EOs Incríveis, e o meu favorito, Procurando Nemo. Sou especialmente apaixonada por filmes da Disney, então é fácil pra mim reconhecer os pontos fortes dessas produções e encarar de uma maneira diferenciada o que é produzido por eles.

UP é uma produção 3D, mas a menor de suas genialidades é o fato de se tratar de um filme tridimensional. É um filme que funcionaria muito bem sem este atrativo. Uma vez que se conhece Carl Fredricksen, e um pouco de sua vida – que não é mostrada no trailer – você tem a surpresa mais agradável do filme. As motivações que levam aquele velhinho rabugento a atravessar mares com uma casa voadora são lindas. Simples, verdadeiras e emocionantes.

Não se trata de um filme engraçado, mas tem humor, tem seus momentos. Aliás, que momentos! Sacadas absolutamente geniais, como a “luta” final. Ou Dug, o cachorro que fala. Aliás, acho sinceramente que se cachorros falassem, eles seriam e-x-a-t-a-m-e-n-t-e como são no filme. É verdade que, como em outras produções Disney, os personagens são a base, o que sustenta o filme. Além de Carl, que a princípio é o oposto da imagem estereotipada que se tem de avós, temos Russell, que é o escoteiro “pequeno explorador da natureza” mais fofo, divertido e puro possível. Aliás, seu rosto, suas expressões demonstram isso. Um pássaro e um cão um tanto quanto incomuns completam o grupo peculiar.

Como eu já havia ouvido falar, a dublagem é ótima. Em inglês eu não vi nada a não ser o trailer (muito bom!), mas em português ficou sob medida. Chico Anysio estreia como dublador em UP, como Carl – e começa com o pé direito – e as crianças parece ter sido escolhidas a dedo. Além disso, UP apresenta uma trilha sonora excepcional, que conta até com Habanera – de Georges Bizet, da famosa Ópera Carmen.

Mas UP é adorável por outras razões. Pela sensibilidade que demonstra, pelo “quê” nostálgico do início, pela delicadeza com que fala sobre temas como perda, fidelidade, superação e a capacidade de criar novos laços. É um filme, que, como alguns outros do gênero, acaba agradando tanto adultos quanto crianças.

 

Vale assistir a UP, é um amor.

Juro… de coração ;].

 

Publicado porLê Scalia

16 comentários sobre “UP

  1. cara… eu falo demais. E tive q corrigir esse post qse 10x pq meus itálicos n apareciam uhsaHUShuaS e qnd apareciam, o negrito n.

  2. tinha esquecido que a trilha sonora é muuuuito boa tb!!! hehehehe até saí cantarolando a musiquinha depois do filme! uauauahauhauahu

    “Esquilo!”

    uahUHAuhauAHuhauHAUhauhAUhauHAUha

    amei seu pooooooost!!!

  3. ai droga huASHUaHUShuaHUS.. eu n quero atualizar esse post d nooooovo… :I enfim, lá vou eu.

    Vermelho
    Azul

    CINZA husaUHShuASHUaHUShua

  4. tava vendo o trailer dublado no you tube, e não são as mesmas vozes da dublagem do filme hehehehe

    “Mas é um cachorro que falaaa!”

    uAHuahUHAUhaUHAuhaUHAUHAuhaUA
    eu quero ver de nooooovooo

  5. essa parte eh mto boa.. tipo “velho.. um cachorro QUE FALA” husaUHShuAShuaH n precisava dizer mais nda!

    E nossa lu uhsuhAShuaHUS eu n iria tao longe.. nossaaaaaaaaaaa.. eu sou apaixonada por procurando nemo… pow, alem d lindo eh engraçado uhsaHUShuASHuaHUs.. meu, dori forever and ever… enfim, a deyse ontem falou q queria ver up mas n sabia se deveria ir pq eu causo altas expectativas q n sao correspondidas qnd ela ve os filmes uhsaHUShuAShuASHUhUAS

    ontem na aula da rosa, a q ela me convidou a sair, o dan tva dizendo q disney/pixar é soh wall-e e mais um.. mas acho q ele tah enganadinho husaUHShuAHUShua…

  6. deeeeeeeeeeeeeeeeer
    o dan falou besteira hein!! muuuuito antes da disney COMPRAR a pixar, tiveram muitos filmes disney/pixar. eu diria até que são todos os filmes com esse tipo de animação… desde toy story!

  7. DE NOVO esse site engoliu meu comentário shaSHUHUAShua eu dizia q eu falei isso pro dan… só q me foquei mais em procurando nemo, pq eu tinha certeza absoluta shuaSUHAHUShuaS
    ele soh quis ajudar, coitado (!).. ateh ficou com certa duvida qnd eu falei husaHUShuAShua

    d qq forma vou encher ele eternamente – leia eternamente como: “ateh ele postar sobre rock band”

  8. uhauhauhauhauahauhauaha
    e eu já metendo o pau! hahahahaha

    então, a gente podia avisar pra galera que eu e vc temos um blog… ://////

  9. “Sensível e tocante, “Up – Altas Aventuras” pode ter seus defeitos, mas é uma prova de que a Pixar consegue capturar o público pela emoção em suas histórias, mesmo contando com os mais inusitados heróis.”

    há hsaUHShuASHUhaS :]

Deixe um comentário

