Merchandising em filmes irá dobrar

Ninguém suporta um merchandising mal feito. Digo isso pelo belo exemplo que temos com as novelas brasileiras. “Nossa, o seu cabelo está tão bonito hoje”; “Ah, eu usei o Seda Extra Gold Therapy para cabelos lisos!”. E o autor da novela ainda ganha cachê pra escrever isso!

No Cinema, por sua vez, o merchandising é muito mais frequente. E ninguém reclama. Mal notamos o produto na tela. É que nesse caso, eu diria que o produto não atrapalha a cena. E mesmo quando ele se torna um personagem principal, como no caso de Náufrago, a inserção é tão bem feita (contando também com boa atuação por parte dos atores…), que não a julgamos atrapalhar nada, pelo contrário: foi uma sacada genial, dizemos.

My precious!
My precious!

Um estudo divulgado pelo Department of Research and Economic Affairs da Arizona State University mostra que a publicidade subliminar de merchandising em Cinema vai se tornar mais eficaz do que nunca, o que significa que os anunciantes, naturalmente, vão começar fazê-lo… de monte.

Michael Wiles, professor assistente de marketing da ASU, conduziu o estudo, publicado este mês no Journal of Marketing. Ele acha que quando um produto é inserido com sucesso num longa-metragem, a empresas experimentam um aumento dramático no preço de suas ações.

Wiles diz que as empresas já estão informadas desse estudo e estão aumentando os investimentos em merchandising. (Phoenix New Times).

Espera-se que os investimentos, que eram de 722 milhões de dólares em média, cresçam para 1.8 bilhões no ano que vem. Wiles diz que será difícil equilibrar, saber qual vale mais a pena, porque não se pode ter muitas inserções no mesmo filme. Os produtos vão competir e as inserções se tornam menos eficientes.

Para ele, os merchandisings de Cinema mais bem sucedidos foram o da Pepsi em Austin Power em O Homem do Membro de Ouro e do mini-cooper em Uma Saída de Mestre. Essas inserções foram orientadas para um público ideal e não foram absurdamente caras como o Aston Martins, dos filmes do James Bond. Esses seriam alguns motivos para o sucesso das ações.

O estudo diz ainda que esse tipo de publicidade (tanto em cinema quanto em séries) está se tornando mais eficiente do que a publicidade convencional, porque hoje as pessoas podem não só mudar de canal, mas pular o intervalo comercial.

Ainda bem, porque convencional é a única coisa que a Publicidade não pode ser!

4 comentários sobre “Merchandising em filmes irá dobrar

  1. uhsahuSHU Lú, obrigada por publicar meu ponto de vista…

    Por: lescalia em 07/26/2009
    às 7:46 pm
    eu acho q o futuro da publicidade resid no merchan editorial uhsAHUSuhaShuaHUShau… bom, tbm. Enfim, ficou bem legal o texto gabi :]

    bom, eu acho mesmo… e eu teria mta coisa pra comentar sobre esse assunto huaHUSha já q meu pré-projeto foi sobre ele.. acho muitíssimo interessante, e ngm ganha de Chuck nesse quesito… mas dpois eu comento direito uahSuhahu. Mto bom, Lú :]

    só n podem deixar o filme com cara d intervalo comercial, d tt merchan neh

  2. Gente!
    Eu acho isso fantástico!! ahahaha
    eu me empolgo com esses assuntos huahuahuauhhuahua
    É um negócio, que a meu ver, é muito legal de fazer, e exige mtoooo mais criatividade e planejamento. Porque o produto não pode ser colocado em qualquer personagem, nem em qq cena. Exige toda uma estratégia. E depois, as pessoas optam pelos produtos que fizeram merchandising sem nem lembrar o porquê.

    Fora isso, me parece uma coisa natural. Os filmes procuram representar situações que, na maioria das vezes, são do nosso dia-a-dia; da nossa realidade. E no nosso dia-a-dia, estão inseridas uma série de marcas. Então pq, já q elas existem nessas situações mesmo, não usar o endosso de personagens?
    acho irado.’hauhuahuaua

  3. Eu não acho que necessite de tanta criatividade, flor… na maioria das vezes, o roteiro exige uma inserção e as marcas apenas aproveitam… mas o de Chuck, é um caso à parte ushaHUShuaSHua. Mas como eu já disse pra Lú, às vezes, a gente se surpreende.. hoje vi um merchan excelente!
    Merchans de época são mto boooons… esse era um da década de 30, uma máquina de costura da Singer

Deixe um comentário

