Planejamento é para todos!

“Planejamento de Comunicação não é privilégio de grande agência”

Esse é o título de uma matéria da última CENP em Revista. Muito interessante, vou comentar aqui alguns pontos que mais me chamaram a atenção.

Quem fala na matéria é Ulisses Zamboni, presidente do Grupo de Planejamento, sócio da Santa Clara e vencedor do Caboré de 2008.

Pra começar, a agência não precisa ter muito dinheiro para possuir um planejador. Planejar não é uma função, mas um processo, que deve estar integrado com todas as etapas dentro da agência, auxiliando inclusive na Criação. Bem, pequenas e médias agência fazem isso muito bem, de integrar todas as etapas: normalmente todo mundo da agência está por dentro de todo o processo.

Na maioria dos casos, os próprios donos das agências são o contato com o cliente. – e isso é justamente do que os clientes gostam, sentir-se próximo e ver que está sendo bem atendido -. E eles são ótimas pessoas para exercer essa função de planejador, porque acima de tudo, são empreendedores.

Planejamento não deve ser sinônimo de burocracia, não deve ser metódico. Planejar tem a ver com estratégia.

“O que é estratégia? Há uma máxima em psicoterapia que diz que, quando você faz as mesmas coisas esperando resultados diferentes, você está no caminho da esquizofrenia. A estratégia só existe quando você faz algo diferente para conseguir resultados diferentes. É você juntar elementos para mover determinado problema ou desafio e tirá-lo da inércia, da zona de conforto. A estratégia só existe para conseguir algo que não existe hoje. São os caminhos que vão levar a determinado resultado.” (CENP em Revista, Ano 5, Nº19, Junho, 2009, página 35).

É. Planejamento também requer criatividade. “As pessoas tendem a achar que planejar é ter fórmulas – e é tudo o que planejar não é”. (CENP em Revista, Ano 5, Nº19, Junho, 2009, página 37).

Conhecer bem a marca ou produto, ir além do briefing, buscar informações de primeira-mão… tudo aquilo que a gente ouve na Criação também deve ser seguido pelo Planejamento. Afinal, pensando aqui agora, o planejador deve conhecer melhor o anunciante do que o criativo… ele está decidindo o futuro da marca!

Se acontecer de o cliente não saber o que quer, ou seja, não saber exatamente qual é o problema, a agência tem o papel de auxiliar nisso. E novamente, isso acontece frequentemente em pequenas agências, onde o dono da agência está mais próximo do cliente. Lembrando que PROBLEMA é a palavra-chave de tudo! A Publicidade existe para resolver problemas!

O Planejamento deve interferir na administração e estratégias de mercado do próprio anunciante, quando for preciso. Mexer no preço, na distribuição, sugerir um treinamento de pessoal. Publicidade é eficiente, mas não é milagrosa.

O que se faz depois do plano desenhado e posto em prática? De novo: como o planejamento é um processo, todos que participaram dele devem vigiá-lo. O planejador pode ser o líder do processo, mas não há problema algum em alguém da agência assumir este processo. Planejar não é processo autoral, ao contrário da criação. É um processo coletivo, até porque se não fosse, um planejador teria de ser o super-homem, um iluminado”. (CENP em Revista, Ano 5, Nº19, Junho, 2009, página 39).

Logo, o principal é enxergar o Planejamento como um processo que envolva todos os funcionários das agências. Só não se pode deixar de planejar…

CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão

Grupo de Planejamento

Anúncios

2 comentários sobre “Planejamento é para todos!

  1. gente q legal o blog, ainda nao li os posts, só dei uma rápida olhada, vou aproveitar um momento de descanso (q nao estão sendo poucos ultimamente) pra dar uma lida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s