Publicidade na Web

Li hoje que a criatividade está para a Publicidade assim como a voz está para a ópera. Ou seja, não existe Publicidade sem criatividade, ou então os anúncios seriam a publicação dos próprios briefings.

É, a Criatividade na Publicidade é um assunto muito interessante, que muitas vezes se confunde com a Psicologia. Mas e a criatividade das propagandas que são veiculadas na Internet? Elas são tão iguais, que a gente nem chega a percebê-las em alguns casos.

A Criatividade é a questão central, através da qual problemas são solucionados; seja qual for a mídia e o target, o criativo deve encontrar soluções finais que interajam com o público-alvo, e também com a mídia escolhida.

É nesse ponto, talvez, que resida o problema da publicidade na Internet. A Internet é uma mídia recente, que, em pouco tempo, cresceu e se modificou consideravelmente. Hoje, tem-se uma percepção da Internet como um meio que engloba todas as mídias até então utilizadas pela Comunicação, tanto impressas quanto audiovisuais. Mas, por enquanto, a Internet ainda está nos mostrando o seu potencial de interatividade, que pode ser de interatividade com o usuário ou com outras mídias – crossmedia. O fato é que, com tantas transformações acontecendo, precisamos de muito mais criatividade para explorar corretamente e eficientemente a Internet como mídia publicitária. E não apenas transpor o anúncio impresso para a Web.

Como fazer isso? Conhecendo, pesquisando. Todos os formatos, todas as possibilidades. E desenvolver a sua criatividade. E também, dando uma olhada em boas campanhas. A da Apple, por exemplo, provavelmente uma das mais famosas.

Entre 1994 e 1996, algumas das maiores agências de publicidade da Madison Avenue (a avenida com maior densidade de agências de publicidade no mundo) mantinham com relação à importância e viabilidade da publicidade na Internet a atitude “vamos-esperar-e-ver”. Corre a piada de que se falava na Madison Avenue ” me acorde quando ela (Internet) se tornar um mercado de massa”. A Madison Avenue está acordada agora. (Zeff e Aronson, 2000: 16-17 in CANESSO, Natacha Stefanini, A Publicidade e a Nova Mídia, sem data.)

Anúncios

3 comentários sobre “Publicidade na Web

  1. A criatividade é o desejo insaciável de um designer, muitas vezes é que o cliente não vê ou não arrisca muito na criatividade, e quer muitas vezes o copy paste de anúncio impresso na web, e em outros meios.

    Muitas vezes cortam-se as mãos e pes do designer e depois perde-se a atenção desejada com o trabalho final seguindo visões “erradas”..

    A internet é um dos bens mais valiosos a face da terra, e nao estamos usando nem uma pequenina parte da potencialidade, muito há para mudar, principalmente em nós mesmos, na maneira de pensar e agir! Gostei do texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s