A Proposta

A Proposta (The Proposal)

 

De tempos em tempos encontramos filmes que certamente irão nos agradar. Não importa qual gênero seja o seu favorito, às vezes, eles simplesmente aparecem e então temos certeza de que iremos gostar. No meu caso, esse gênero é comédia romântica.

Adoro ir ao Cinema e não ter que pensar em nada, sabendo que sairei leve e satisfeita ao final da sessão. E foi exatamente assim que eu saí após “A Proposta”.

Sandra Bullock está magnífica. Ela entrou de tal forma na personagem que o papel pareceu ter sido escrito para ela. Está linda, suas reações são excelentes e suas cenas como a poderosa e temida Margaret Tate (lembra alguma coisa?! Margaret Thatcher, talvez…?! Simplesmente genial!), ao melhor estilo Dama de Ferro.  Essa atuação, embora com papéis tão diferentes, me lembrou sua personagem de “Miss Simpatia”, excepcional.

O charme de Ryan Reynolds e sua personalidade simpática faz com que ele e Bullock formem um casal com muita química. E é uma pena que, mais uma vez, algumas das melhores sequências já estivessem presentes no trailer.

A direção – a coreógrafa Anne Fletcher – está bem. Assim como em “Vestida pra Casar”, prova uma vez mais que conhece bem o gênero. Ela não tenta inovar e nem tem o olhar fotográfico de Kubrick, ou as sequências de Hitchcock, mas está ótimo. Não fez nada de errado. Pelo contrário, me agradou. Principalmente em um diálogo que enquadrava o casal principal de forma bem interessante.

Adorei o filme. Mas até aí, nada de novo. Eu não tinha dúvidas disso. No entanto, vale bem a ida ao Cinema. Diversão deliciosa e sem nenhum compromisso. E conta com a participação de uma família divertida – e uma avó peculiar –, o que costuma ser uma boa atração.

Existe um apelo para um enredo que, dentro da comédia romântica, me agrada muito: A linha tênue entre Amor e Ódio, ou seja, a guerra dos sexos. Pessoalmente, é o aspecto que mais me atrai (o mais divertido), mais do que uma das outras – comuns – opções, como, por exemplo, amigos de infância que não sabem que se gostam – Amor ou Amizade?.

Li em uma crítica de um site especializado (Cinema com Rapadura) que o que mais cativa são os sentimentos que são mostrados de forma simples. Sem grandes mudanças de comportamento, apenas pessoas que tiveram vidas diferentes e que reagem de formas diferentes. No fim das contas, você se vê absorto em tudo e simpatizando com os protagonistas. Nada de novo, mas tudo divertido. Desde os personagens às situações e à delicadeza como as coisas são colocadas.

Pensando um pouco acho que a principal diferença entre os bons “Vestida pra Casar” e “O Melhor Amigo da Noiva”, e “A Proposta” é essencialmente uma: Sandra Bullock. Sua atuação, como eu já disse, dá o tom do filme e essa talvez esta produção esteja entre uma das melhores comédias românticas desde “Como Perder um Homem em Dez Dias” (lembrando que “Letra e Música” é fabuloso).

Em contrapartida, um ponto negativo é que o filme acaba com a sensação de que nem todos os seus aspectos foram desenvolvidos e que a sessão foi curta. Além disso, pensando nisso com mais calma, parece que existe uma falha no clímax… no momento que ocorre aquela “viradinha”, quando a linha entre Amor e Ódio se rompe e o porquê. Não acho que no filme isso seja tão perceptível ou justificável. É quase como se tivessem que acabar logo, então os personagens que se resolvessem de uma vez.

Li também que a trilha e a fotografia aparecem como elementos que merecem destaque. E isso é verdade. Embora estivesse entretida com a história, depois de ler eu percebi que é realmente boa, e o melhor: natural. Bom, por fim, o filme possui todos os elementos necessários e cumpre seu papel, agrada e faz rir. Mas se eu tivesse que descrever em uma só expressão, diria “ohn, que buuuuuni”.

Vá ao Cinema disposto a 107 minutos de leveza. De esquecimento de tudo. Um filme que te faz sorrir e não ficar pensando em todo o resto.  Sem críticas ou análises mais profundas… vá apenas se divertir e se encantar com a dura editora e seu doce assistente.

A Proposta
A Proposta

 

Publicado porLê Scalia

Anúncios

17 comentários sobre “A Proposta

  1. ahhh lu hsauhSHuaHUS c leu antes d eu atualizar uhsHUShua.. agora q terminei d vez. Entãooo.. talvez esteja passando em ctba qnd chegarmos.. eu vou com vc, ok? mesmo q n seja no mueller :]. Eu não gosto d falar mto sobre o filme por isso.. pra não atrapalhar qm n viu ainda ;P

  2. hAShuASHUaHUShuaHUS ah é? q booom lu… 😀
    eu tbm adoro o seu, mas o seu eh mto mais profissa ahuHUShuASHhaSHhau

  3. Então.. eu pensei um pouco mais sobre esse filme, Lú. E acho assim, falta mesmo um certo desenvolvimento… tipo, um clímax maior.. n sei… algo que transformasse as “10 coisas q eu odeio em você” em “10 coisas q eu amo em você”.. parece q eh meio de repente, n? Tipo o-filme-tem-que-acabar-se-resolvam-de-uma-vez.. ahuSHUah n sei. Ainda gostei bastante… e falhei ao me esquecer d Letra e Música q eh uma das melhores comédias romanticas eeeever…! E eu comcei a ver “Recém-chegada” e volto a elogiar a Sandra.. a Reneé tinha q ter visto a proposta pra fazer uma executiva mais esnobe hauHShuaUHS… 😛

  4. é, faltou alguma coisinha sim… eu não percebi quando foi que eles se apaixonaram… mas é engraçado pelo menos! uahuahaua

    eu gostei da René em Recém Chegada… ela é esnobe, mas ela vai pra um lugar estranho, e as pessoas de lá não se intimidam com ela! uhauahua

  5. eh isso suahHUSuha eu acho q eh isso.. n dah pra perceber qnd eh q eles se apaixonam… vc percebe qnd ela fica mais boazinha… mas eh meio estranho neh? falta algoooooooooooooo :I

    mas entao husaUHSuha n terminei d ver recem-chegada.. lembrei da nossa vida em ctba uhsaUHSuha mas n to achando mta graça no filme n

  6. nossa nossa esse filmes é espetaular, eu e minha irmã perdemos o começod e harry potter ( q por mim eu perderia td) pra ver o cresditos zinho do fim do filme
    o dizer sobre a Sandra Bullock, nossa essa mulher não envelhece e noss paracve que ela fica mais e mais linda, esses ultimos dias eu vi uns 4 filmes da sandra bulock ( velocidade máxima =PERFEITO, Miss Simpatia=PERFECTO, Enquanto vc Dormia =LINDO e A Proposta=SUBLIME) o filme é imperdivel e o meu dvd dele ja tah garantido *-*

  7. huaUHSuhaUSH é bem legal msm.. e a Sandra realmente surpreende.. parece q ela rejuvenesce.. e tem mtos papeis em q eu soh consigo imaginar ELA! Mas, pra mim, o mais perfeito ainda é Miss Congeniality 😛

    Enfim, volte sempre aqui no blog, Aline :] e brigada por comentar.

  8. uhaHUSuhaShuahus… Dani, eu refleti melhor sobre esse filme… tá em algum desses meus comentários acima husaHUShuas. Enfim, é beeeeem legal.. mas ainda falta algo..!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s